1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida]Peltier

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por r0ss0s, 30 de Dezembro de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 1633)

  1. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Boas.

    Queria tirar uma pequena dúvida. Quais são os problemas que podes vir a causar se for colocado um Peltier num sistema de AirCooling?

    Fico á espera de uma resposta...

    Cumpz
     
  2. Rom Hacker

    Rom Hacker Banido

    Por exemplo se a Parte quente do Peltier não for devidamente Arrefecida,podes contar com o PC Derretido :(
     
  3. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    O cooler previsto usar é o Thermaltake 120 Extreme Black Edition.
     
  4. Marco André

    Marco André Power Member

    É provável que asses o processador :(
     
  5. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Não convinha nada...

    EDIT: Consegue-se controlar os Watts? Pelo que andei a ler 40W não á problema num sistema de AirCooling...
     
    Última edição: 30 de Dezembro de 2008
  6. rav3n

    rav3n Power Member

    sim, mas com 40W nao fazes nada de especial que justifique o uso do peltier :P
    a menos que seja para um chipset, p.ex.
     
  7. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Mas Dá para controlar os Watts?
     
  8. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Controlar a corrente que passa no peltier eu penso que dará para controlar. Eu já tive um sistema que usava peltier para testes, e aquilo podia criar condensação com certo vcore/rotação da ventoinha.
     
  9. Desculpem a minha ignorância, mas o que é um "peltier".
     
  10. Rom Hacker

    Rom Hacker Banido

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Peltier
    Podes ler ai Algo.
    Não te consigo explicar bem,mas é um Componentes que Basicamente Come Watts a torto e a direito,tem uma Parte Quente e uma Parte Fria,basicamente,se a parte quente nao for devidamente arrefecida,a Parte fria "contorna" o Efeito,e esturra tudo.
     
    Última edição: 2 de Janeiro de 2009
  11. ag393

    ag393 Power Member

    boas. eu ja tive um peltier no meu amd athlon xp mobile. pa... basicamente um bom peltier so conheço o swiftech de 225w para o cpu de resto so se for ou mais pequeno ou um industrial, ou integrado em cooler. para usar um peltier para cpu recomendo vivamente o uso de watercooling, alem disto convem ter uma boa fonte de alimentação separada da do pc pois como o peltier come watts pó mundial é provavel que leve tudo de enxurrada:wow:

    alem disto o peltier requer um controlo muito grande de condensação pois pode levar a temperaturas inferiores ao ar ambiente e zás agua a aparecer à volta da board e cpu. para resolver isso terias de isolar a board, como se fosse refrigeração a azoto liquido ou gelo seco.

    alem disto precisas de um desenho especial de cooling para isto ser eficaz, 1º tens de ter uma backplate ou seja um bocado de metal aluminio ou cobre que seja de 5mm de espessura e com o tamanho do peltier , para colocar entre cpu e peltier que é o recomendado para teres tempo de nao fritar o cpue mandar a eletricidade a baixo se aquilo começar a correr mal, pois na parte quente do peltier colocar o cooler ou dissipação a agua que RECOMENDO VIVAMENTE (e atarrachar tudo? vais ter trabalho).

    recomendo o peltier para experiencias mas para o dia-a-dia não é demasiado risco de danificar o hardware. alem disso consegue-se bons resulatdos com wc.

    cumps
     
  12. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Obrigadão.

    Abraço

    Um Peltier serve para arrefecer o CPU (pode atingir 5 a 10º negativos), e poupar dinheiro a uma pessoa, pois em vez de gastares dinheiro num Container/Prommy, investes num Peltier por apenas 30/40€. Mas é como tudo, há muitos cuidados a ter, pois se a parte quente do Peltier não for bem arrefecida é queima-te o CPU.

    Cumpz
     
  13. Rom Hacker

    Rom Hacker Banido

    Só que o Peltier não é lá muito eficiente :/
    Mais vale pegar em 5x esses 40€ e comprares uma Prommy/Chiller ;)
     
  14. ag393

    ag393 Power Member

    alem disto há o factor eletricidade, se fores accionista da edp tudo bem:007:
    mas o peltier come energia po mundial.

    basicamente o peltier funciona como uma bomba de calor. de um lado aspira o calor na face fria e liberta-o na face quente. para isso usa o efeito fisico de peltier. se queres saber o que é o efeito peltier google-it.

    pode ate atingir temperaturas inferiores a 5 a 10º negativos mas isso so depende da carga que ele tiver a absorver e a temperatura do lado quente pois ele funciona com base numa determinada variação de temperatura, ou seja o intervalo delta T. de certeza que se tivesse a ser arrefecido por gelo seco ou azoto que dava menos temperatura mas la esta, se se tem gelo seco ou azoto para que um peltier...

    por por falar em prommy/chiller, seriam boas apostas pela durabilidade e maior segurança, se bem que se podia fazer:

    uma das aplicaçoes para um peltier poderia ser como waterchiller mas teria-se que fazer recurso de um bloco de agua grande com varios peltiers de baixa potencia para ser mais eficiente mas seguramente que seria a sua melhor aplicação. tava a pensar em varios pelts de 40w... era capaz de resultar... mas tinha de ser um bloco de agua feito de proposito, mas seria viável

    cumps
     
    Última edição: 2 de Janeiro de 2009
  15. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    O Peltier mete-se por cima do CPU e depois, em cima do Peltier leva WC. WC serve basicamente para arrefecer esse tal lado quente para que ele não asse o CPU.

    Abraço
     
  16. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Sim, para usar dia-a-dia é impensável.
     
  17. Rom Hacker

    Rom Hacker Banido

  18. ag393

    ag393 Power Member

    epa mesmo pa usar peltier nao é recomendado usar directo no cpu, tem de se ter um bloco metalico a fazer a interface entre cpu e peltier (lado frio) e depois o bloco de agua no lado quente. o lado quente aquece e de que maneira mas depende da temperatura do lado frio. se o lado frio tiver quente o lado quente fica ainda mais quente tipo pode ir a 70º ou mais conforme.

    acaba por haver demasiada energia termica para dissipar pelo wc.

    ainda me lembro duns malucos italianos que usaram 4 peltiers de 225w da swiftech para o WR de oc em amd athon xp mobile - deram 3350mhz. mas fizeram um bloco especial para meter os peltiers todos atarrachados e todos tinham watercooling e ainda so de pensar na potencia de 4 pelts ora... é fazer as contas... 900watts tipo bom aquecedor pó inverno...:wow:

    cumps
     
  19. r0ss0s

    r0ss0s Suspenso

    Dá uma olhade-la nisso aí....http://picasaweb.google.com/r.g.chave/ElectronicsCoolingModule#5217480613847133650

    Cumpz
     

Partilhar esta Página