1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Dúvida] Porquê partilhar memória com a placa gráf. no vista?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por mestre_the_best, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 942)

1. mestre_the_best

mestre_the_best Power Member

Boas!

Antes de mais queria só dizer que não sabia onde haveria de postar isto. Por isso se estiver mal corrijam-me, e desculpem o trabalho =$

Quanto ao título do tópico: Gostava de saber (visto que já andei a vasculhar alguma coisa e não encontrei resposta) porque é que no Windows Vista quando instalamos uma placa gráfica temos sempre que partilhar memória da RAM principal com a placa gráfica?

Por exemplo:
    Eu antes de instalar o Vista ia ao dxdiag (em executar) e nas specs da gráfica vinha lá a dizer 512MB de RAM que é a memória que ela tem. E tinha 2,5 GB de RAM no PC.
    Quando instalei o Vista (sozinho) a placa gráfica era como se não existisse... Entretanto levei ao pai de um amigo e ele resolveu o problema... Quando fui novamente ao dxdiag (em executar) a memória do PC já não era 2,5GB mas sim 2,32GB... E a memória da gráfica era 1400MB (Não sei como a gráfica ficou com 1400MB e não com 692MB).

Independentemente da memória com que a gráfica ficou... porque é que tem que ser fazer isto no Vista para as gráficas funcionarem? Porque é que temos sempre de abdicar de alguma memória principal para as meter a funcionar?

Cumps (e desculpem se for uma pergunta parva... mas gostava de saber :p)

2. filipe3x

filipe3x Power Member

Isso é porque a placa gráfica em questão é Onboard, ou então é uma das de baixa gama que utilizam parte da memória do sistema para processamento gráfico.

Pode ser também como dizes, uma funcionalidade qualquer do VISTA que leva a esses "descontos" na memória. Mas quanto a isso não posso dizer nada, uma vez que ainda não trabalhei com o mesmo.

Última edição: 11 de Setembro de 2008
  3. mestre_the_best

Quanto a ser uma placa fraca, acho que não é por ai. Porque já vi pc's com placas muito boas e que partilham a memória na mesma... por isso é que não percebo.

4. filipe3x

filipe3x Power Member

Uma placa que seja boa, é auto-suficiente. Não necessita de gastar recursos do sistema para ser boa.

Normalmente, são as placas gráficas mais incapacitadas que utilizam esse recurso de ir buscar memória RAM do sistema.

5. mestre_the_best

Uma 8800GT precisa disso? Ou uma HD 3650? Todas as que tenho visto no Vista tão a comer memória a RAM principal...

Porque no XP nenhumas delas precisava de ir buscar RAM para funcionar =$

6. filipe3x

filipe3x Power Member

Então é como eu disse ah pouco:

7. mestre_the_best

Pois... mas não sabes mais especificamente o que é? Se souberes, agradecia que explicasses ;)

8. Nitch

Nitch Power Member

por curiosidade, fui verificar o meu caso, tenho uma 3450 de 256MG dedicados, e no vista, correndo tb o dxdiag a minha grafica tem mais de 1500mg, sendo que 3G sao o total de ram, mas quando abre o accuel windows (em frences) na sei como se diz em pt, aparece la que existe 3G de memoria viva. traduçao a letra. ja agora esta 3450 ja suporta dx10 e serve pra jogar meia duzia de jogos?

9. Ruimofernandes

Ruimofernandes Power Member

Boas! eu nao sou um prito nisso nem tenho a certeza que é esta a razao mas é provavel que a memoria que esta a tirar nao seja de facto so para a grafica mas sim disponivel até para se precisar de mais capacidade!
    Se estiver errado pf corrijam me.
    abraço

10. Nitch

Nitch Power Member

teria alguma logica, porque quando comprei o portatil la tinha as especificaçoes, e dizia que tinha 256MG extensiveis ate 1500mg, eu pensei na altura que eu podia ir a bios e alterar a memoria, ou seja roubar um bocado ao sistema pra grafica, mas essa opcçao nem existe na bios. e o windows fez isso automaticamente, talvez seja usada essa memoria caso a grafica precise, na sei. a ver se vem alguem entendido.

11. mestre_the_best

Ninguém mais entendido que nos possa explicar isto?

Segundo sei há aí muito pessoal entendido nisso... Dêem-nos uma ajudinha! sff

Partilhar esta Página