[Dúvida] Porquê partilhar memória com a placa gráf. no vista?

mestre_the_best

Power Member
Boas!

Antes de mais queria só dizer que não sabia onde haveria de postar isto. Por isso se estiver mal corrijam-me, e desculpem o trabalho =$

Quanto ao título do tópico: Gostava de saber (visto que já andei a vasculhar alguma coisa e não encontrei resposta) porque é que no Windows Vista quando instalamos uma placa gráfica temos sempre que partilhar memória da RAM principal com a placa gráfica?

Por exemplo:
Eu antes de instalar o Vista ia ao dxdiag (em executar) e nas specs da gráfica vinha lá a dizer 512MB de RAM que é a memória que ela tem. E tinha 2,5 GB de RAM no PC.
Quando instalei o Vista (sozinho) a placa gráfica era como se não existisse... Entretanto levei ao pai de um amigo e ele resolveu o problema... Quando fui novamente ao dxdiag (em executar) a memória do PC já não era 2,5GB mas sim 2,32GB... E a memória da gráfica era 1400MB (Não sei como a gráfica ficou com 1400MB e não com 692MB).

Independentemente da memória com que a gráfica ficou... porque é que tem que ser fazer isto no Vista para as gráficas funcionarem? Porque é que temos sempre de abdicar de alguma memória principal para as meter a funcionar?

Cumps (e desculpem se for uma pergunta parva... mas gostava de saber :p)
 
Isso é porque a placa gráfica em questão é Onboard, ou então é uma das de baixa gama que utilizam parte da memória do sistema para processamento gráfico.

Pode ser também como dizes, uma funcionalidade qualquer do VISTA que leva a esses "descontos" na memória. Mas quanto a isso não posso dizer nada, uma vez que ainda não trabalhei com o mesmo.
 
Última edição:
Isso é porque a placa gráfica em questão é Onboard, ou então é uma das de baixa gama que utilizam parte da memória do sistema para processamento gráfico.

Quanto a ser uma placa fraca, acho que não é por ai. Porque já vi pc's com placas muito boas e que partilham a memória na mesma... por isso é que não percebo.
 
Quanto a ser uma placa fraca, acho que não é por ai. Porque já vi pc's com placas muito boas e que partilham a memória na mesma... por isso é que não percebo.


Uma placa que seja boa, é auto-suficiente. Não necessita de gastar recursos do sistema para ser boa.

Normalmente, são as placas gráficas mais incapacitadas que utilizam esse recurso de ir buscar memória RAM do sistema.
 
Uma placa que seja boa, é auto-suficiente. Não necessita de gastar recursos do sistema para ser boa.

Normalmente, são as placas gráficas mais incapacitadas que utilizam esse recurso de ir buscar memória RAM do sistema.

Uma 8800GT precisa disso? Ou uma HD 3650? Todas as que tenho visto no Vista tão a comer memória a RAM principal...

Porque no XP nenhumas delas precisava de ir buscar RAM para funcionar =$
 
Uma 8800GT precisa disso? Ou uma HD 3650? Todas as que tenho visto no Vista tão a comer memória a RAM principal...

Porque no XP nenhumas delas precisava de ir buscar RAM para funcionar =$

Então é como eu disse ah pouco:

Pode ser também como dizes, uma funcionalidade qualquer do VISTA que leva a esses "descontos" na memória. Mas quanto a isso não posso dizer nada, uma vez que ainda não trabalhei com o Vista.
 
por curiosidade, fui verificar o meu caso, tenho uma 3450 de 256MG dedicados, e no vista, correndo tb o dxdiag a minha grafica tem mais de 1500mg, sendo que 3G sao o total de ram, mas quando abre o accuel windows (em frences) na sei como se diz em pt, aparece la que existe 3G de memoria viva. traduçao a letra. ja agora esta 3450 ja suporta dx10 e serve pra jogar meia duzia de jogos?
 
Boas! eu nao sou um prito nisso nem tenho a certeza que é esta a razao mas é provavel que a memoria que esta a tirar nao seja de facto so para a grafica mas sim disponivel até para se precisar de mais capacidade!
Se estiver errado pf corrijam me.
abraço
 
teria alguma logica, porque quando comprei o portatil la tinha as especificaçoes, e dizia que tinha 256MG extensiveis ate 1500mg, eu pensei na altura que eu podia ir a bios e alterar a memoria, ou seja roubar um bocado ao sistema pra grafica, mas essa opcçao nem existe na bios. e o windows fez isso automaticamente, talvez seja usada essa memoria caso a grafica precise, na sei. a ver se vem alguem entendido.
 
Back
Topo