Dúvida Quadro ITED/ATI

xBlazT

Membro
Boa tarde,

Recentemente mudei-me para uma casa nova que possui Quadro ITED/ATI.

Confesso que sou um completo leigo relativamente a este tipo de quadros, uma vez que é a primeira casa onde estou que possui e gostaria de perceber melhor como isto funciona.

Como podem ver na imagem abaixo, recentemente instalaram-me MEO Fibra e colocaram o router (FiberGateWay) dentro da caixa, caixa esta que está no Hall atrás da porta de entrada da casa e ao lado do quadro elétrico.

O primeiro cabo amarelo que está ligado na primeira porta do router ao A1 serve para dar sinal à Box 4K que se encontra na sala, Box esta que depois tem também um cabo na Box e que liga a uma tomada (RJ45?) e a funcionar perfeitamente.

Já o segundo cabo amarelo que está ligado na segunda porta do router ao A2 serve para, posteriormente, dar sinal a uma tomada para ligar a PS4 por cabo e o técnico da MEO teve a amabilidade de deixar esse cabo extra.

20200107-141135.jpg


Na imagem abaixo deixo a identificação das tomadas finais:

20200107-141336.jpg


De notar que na identificação das tomadas há duas que estão mal identificadas e estão trocadas: na folha está escrito que a A1 e A2 são ZAP (nem sei o que significa essa sigla), mas na verdade é a A1 e a A3 (estas duas estão juntas na parede atrás da TV/Box, na sala), enquanto que a A2, na verdade, é a que está identificada como "sala" (que está na parede do lado oposto às ZAP).

Agora surgem as minhas dúvidas:

1) Já estive a pesquisar um pouco sobre estes quadros e sei que normalmente compram Switch's, mas no meu caso penso que não vai ser preciso, uma vez que a casa é pequena e tem 5 tomadas, penso eu RJ45, o router tem 4 portas Giga e em princípio só vou utilizar umas 3 tomadas no máximo (uma para a Box, outra para a PS4 e eventualmente ligar computador/outra consola numa terceira tomada).

Pergunta: Caso queira alimentar mais tomadas, bastará arranjar dois cabos de Internet, um para colocar no router e na entrada do ATI e outro para colocar no dispositivo que quero ligar (computador, consola, etc.) e na tomada, certo? Ou seja, terei sempre que arranjar dois cabos de rede por cada tomada alimentada, correto? Já agora, qual aconselham, Cat5e?

2) Estive a experimentar, por cabo, todas as tomadas da casa alimentadas pelo ATI e todas funcionam perfeitamente, à exceção quando tenho as ZAP (A1 e A3) simultaneamente ligadas, ou seja, tenho a Box ligada na A1 e quando ligo o computador na A3 deixo de ter sinal de TV e fico com Internet por cabo no PC. Sabem o porquê disso acontecer?

3) Qual a utilidade das "rodinhas" que estão por baixo das entradas do ATI? Está no OFF, mas tem disponível 1, 2 e 3? Já agora, é para estar no OFF, certo?

4) Para que servem aqueles cabos brancos conectados ali a meio do ATI?

Agradeço, desde já, por toda a ajuda disponibilizada e peço desculpa pelos termos que utilizei, mas não percebo patavina disto!
 
De notar que na identificação das tomadas há duas que estão mal identificadas e estão trocadas: na folha está escrito que a A1 e A2 são ZAP (nem sei o que significa essa sigla), mas na verdade é a A1 e a A3 (estas duas estão juntas na parede atrás da TV/Box, na sala), enquanto que a A2, na verdade, é a que está identificada como "sala" (que está na parede do lado oposto às ZAP).

Agora surgem as minhas dúvidas:

ZAP significa Zona de Acesso Privilegiado, no regulamento ITED está estabelecido que esta zona deverá ter 2 tomadas de cada tipo de tecnologia para que haja a possibilidade de ter 2 serviço simultâneos de operadores diferente, por exemplo.
Esta zona normalmente é na sala, na zona da tv/multimédia, eles entendem por tipo de tecnologia como dados/ethernet (rj45), coaxial e fibra optica

1) Já estive a pesquisar um pouco sobre estes quadros e sei que normalmente compram Switch's, mas no meu caso penso que não vai ser preciso, uma vez que a casa é pequena e tem 5 tomadas, penso eu RJ45, o router tem 4 portas Giga e em princípio só vou utilizar umas 3 tomadas no máximo (uma para a Box, outra para a PS4 e eventualmente ligar computador/outra consola numa terceira tomada).

Pergunta: Caso queira alimentar mais tomadas, bastará arranjar dois cabos de Internet, um para colocar no router e na entrada do ATI e outro para colocar no dispositivo que quero ligar (computador, consola, etc.) e na tomada, certo? Ou seja, terei sempre que arranjar dois cabos de rede por cada tomada alimentada, correto? Já agora, qual aconselham, Cat5e?

Correcto, para gigabit e penso que a casa não deverá ser muito grande, é indiferente se é cat5e ou 6 ou 6a, se for pelo gigabit qualquer um serve, apesar do 6a ser mais aconselhado, depende do preço que queiras pagar.

2) Estive a experimentar, por cabo, todas as tomadas da casa alimentadas pelo ATI e todas funcionam perfeitamente, à exceção quando tenho as ZAP (A1 e A3) simultaneamente ligadas, ou seja, tenho a Box ligada na A1 e quando ligo o computador na A3 deixo de ter sinal de TV e fico com Internet por cabo no PC. Sabem o porquê disso acontecer?

Não é muito explicito o porquê disso acontecer, uma vez que isso é uma ligação ponto a ponto deveria funcionar, até porque a box e um pc têm ip's diferentes.

3) Qual a utilidade das "rodinhas" que estão por baixo das entradas do ATI? Está no OFF, mas tem disponível 1, 2 e 3? Já agora, é para estar no OFF, certo?

Essas rodinhas são para escolher o que pretendes, do lado esquerdo tens umas portas rj 45 para colocar o serviço de voz, basta para isso colocar um cabo RJ11 entre o router e a porta da esquerda de cima, à partida, se rodares qualquer rodinha para a posição 1 ficas com o sinal do telefone nessa porta, e podes ligar o telefone na outra ponta, ao colocares em "OFF" a porta fica livre, sem sinal de entrada "in" para que possas ligar o cabo de rede para teres uma ligação de dados (espero não complicar mais do que estava)

4) Para que servem aqueles cabos brancos conectados ali a meio do ATI?

Os cabos brancos do meio estão ligados as tomadas de tv, na parte de trás devem ter ligado um cabo coaxial entre o router da meo e o repartidor, para que tenhas os canais do RF em todas as tomadas da casa.

Se tiveres sinal de tv da TDT, o cabo coaxial que vem do router da meo deverá ser ligado no repartidor da esquerda e depois colocas os cabos das tv's que quiseres naquele lado para teres tv e assim manteres as duas instalações activas.
 
Última edição:
1- ZAP significa Zona de Acesso Privilegiado, no regulamento ITED está estabelecido que esta zona deverá ter 2 tomadas de cada tipo de tecnologia para que haja a possibilidade de ter 2 serviço simultâneos de operadores diferente, por exemplo.
Esta zona normalmente é na sala, na zona da tv/multimédia, eles entende tipo de tecnologia como dados/ethernet (rj45), coaxial e fibra optica


2- Correcto, para gigabit e penso que a casa não deverá ser muito grande, é indiferente se é cat5e ou 6 ou 6a, se for pelo gigabit qualquer um serve, apesar do 6a ser mais aconselhado, depende do preço que queiras pagar.


3- Não é muito explicito o porquê disso acontecer, uma vez que isso é uma ligação ponto a ponto deveria funcionar, até porque a box e um pc têm ip's diferentes.



4- Essas rodinhas são para escolher o que pretendes, do lado esquerdo tens umas portas rj 45 para colocar o serviço de voz, basta para isso colocar um cabo RJ11 entre o router e a porta da esquerda de cima, à partida, se rodares qualquer rodinha para a posição 1 ficas com o sinal do telefone nessa porta, e podes ligar o telefone na outra ponta, ao colocares em "OFF" a porta fica livre, sem sinal de entrada "in" para que possas ligar o cabo de rede para teres uma ligação de dados (espero não complicar mais do que estava)



5- Os cabos brancos do meio estão ligados as tomadas de tv, na parte de trás devem ter ligado um cabo coaxial entre o router da meo e o repartidor, para que tenhas os canais do RF em todas as tomadas da casa.

Se tiveres sinal de tv da TDT, o cabo coaxial que vem do router da meo deverá ser ligado no repartidor da esquerda e depois colocas os cabos das tv's que quiseres naquele lado para teres tv e assim manteres as duas instalações activas.
Muito obrigado!

1- Percebido.

2- Percebido.

Sim, a casa não é grande. Os equipamentos que irei ligar por cabo irão ficar a centímetros da tomada e o quadro ITED/ATI está a nem 10m de cada tomada, mas de qualquer modo se puder colocar cat6a tanto melhor.

3- Aqui realmente é o meu "grande" problema neste momento.

Realmente quando ligo alguma coisa por cabo de rede à tomada A3 fico com Internet nesse dispositivo, mas automaticamente a Box deixa de dar sinal de TV. Não sei de onde poderá ser o problema, se da configuração do router, se do próprio quadro ITED... Todas as outras fichas funcionam em simultâneo com a A1 (a da Box), só essas duas ligadas ao mesmo tempo (A1 e A3) é que deixo de ter sinal da Box. Será por estarem as duas juntas? A meu ver não tem qualquer nexo, ainda para mais sendo uma ligação ponto a ponto e Box e PC terem diferentes IP's, como dizes. Simplesmente não percebo.

4- Penso que percebi.

Deixa ver se é assim: se quiser ligar o telefone numa tomada, tenho de colocar uma ponta dum cabo RJ11 numa porta do router e a outra ponta na porta do lado esquerdo/cima (a que diz "IN"). Depois, escolher a tomada que quero (entre a A1 e a A5) e rodar a rodinha para a posição 1. No final, basta colocar outro cabo RJ11 no telefone e na tomada que forneci para telefone. É isso?

Em caso afirmativo, então não preciso de ligar nenhum cabo em nenhuma porta (da A1 à A5) no quadro ATI, certo?

Já agora aproveito para perguntar 3 coisas:
- Para que serve a porta que está por baixo da "IN", que diz "IN AUX"?
- Para que serve o interruptor "ON/OFF" que está entre as portas A1 à A6 e das portas "IN" e "IN AUX"?
- Percebi então que a posição "OFF" deixa a porta livre e que na posição 1 fico com sinal de telefone. Então para que servem as posições 2 e 3?

5- Como tenho MEO Fibra basicamente para colocar uma TV sem Box, por exemplo, no quarto e apanhar canais da MEO basta ligar a mesma com um cabo de antena e fazer sintonização digital, certo?
Antes de terem vindo instalar o PDO no prédio e, posteriormente, a Fibra em casa, estive umas semanas com a TV da sala a apanhar canais exclusivamente da antena (TDT). Simplesmente liguei um cabo de antena, fiz pesquisa automática e fiquei com uns 6/7 canais.
Estou a dizer isto porque não entendi bem o último parágrafo teu, ahah.

Peço desculpa de estar a fazer tantas perguntas, mas a minha curiosidade nata fala mais alto e assim fico logo a saber "domar" o "bicho" (quadro ITED/ATI)!

Uma vez mais, muito obrigado por toda a ajuda!
 
Última edição:
Muito obrigado!

3- Aqui realmente é o meu "grande" problema neste momento.

Realmente quando ligo alguma coisa por cabo de rede à tomada A3 fico com Internet nesse dispositivo, mas automaticamente a Box deixa de dar sinal de TV. Não sei de onde poderá ser o problema, se da configuração do router, se do próprio quadro ITED... Todas as outras fichas funcionam em simultâneo com a A1 (a da Box), só essas duas ligadas ao mesmo tempo (A1 e A3) é que deixo de ter sinal da Box. Será por estarem as duas juntas? A meu ver não tem qualquer nexo, ainda para mais sendo uma ligação ponto a ponto e Box e PC terem diferentes IP's, como dizes. Simplesmente não percebo.

não percebo o porquê de acontecer, podes tentar com outros cabos de rede a ver se poderá ser algum meio avariado ou algo assim, dentro desse router não faço ideia do que poderá ser pois não uso o mesmo e desconheço por completo o que é possível de fazer.

4- Penso que percebi.

Deixa ver se é assim: se quiser ligar o telefone numa tomada, tenho de colocar uma ponta dum cabo RJ11 numa porta do router e a outra ponta na porta do lado esquerdo/cima (a que diz "IN"). Depois, escolher a tomada que quero (entre a A1 e a A5) e rodar a rodinha para a posição 1. No final, basta colocar outro cabo RJ11 no telefone e na tomada que forneci para telefone. É isso?
Sim correcto.

Em caso afirmativo, então não preciso de ligar nenhum cabo em nenhuma porta (da A1 à A5) no quadro ATI, certo?

Já agora aproveito para perguntar 3 coisas:
- Para que serve a porta que está por baixo da "IN", que diz "IN AUX"?
não sei para o que serve, por não encontro "manual" da quitérios para o esse painel, vou pesquisar a ver se encontro informação sobre isso.

update: já encontrei o manual ->https://www.google.com/url?sa=t&rct...80515728.pdf&usg=AOvVaw3bUnCAJQX3aRL06gTtBeLU

8PxaFcw.jpg

- Para que serve o interruptor "ON/OFF" que está entre as portas A1 à A6 e das portas "IN" e "IN AUX"?

Este selector é apenas para interromper o sinal de modo a efectuar os testes de um cabo da entrada in para tás até a um eventual quadro ATE (Armário de Telecomunicações do Edifício - prédios) ou CEMU (Caixa de Entrada Moradia Unifamiliar)

- Percebi então que a posição "OFF" deixa a porta livre e que na posição 1 fico com sinal de telefone. Então para que servem as posições 2 e 3?
Supostamente a ficha "IN" é uma RJ45, tem 4 pares, que deveriam ir até um derivador na entrada da casa (quadro de telecomunicações nos prédios - ATE - onde chegam os Isp's todos por exemplo), como o cabo tem 4 pares dá teoricamente para 4 sinais de voz ou dados, ou seja, num par podes ter meo, noutro podias ter vodafone e noutro um 3º operador, depois podias escolher segundo conviesse, ter um telefone num operador, um faz noutro, uma cesso ADSL noutro, o 1 é para um par, o 2 para outro e o 3 para outro.

Z5bLlNO.jpg


20K1UaD.jpg


5- Como tenho MEO Fibra basicamente para colocar uma TV sem Box, por exemplo, no quarto e apanhar canais da MEO basta ligar a mesma com um cabo de antena e fazer sintonização digital, certo?
Antes de terem vindo instalar o PDO no prédio e, posteriormente, a Fibra em casa, estive umas semanas com a TV da sala a apanhar canais exclusivamente da antena (TDT). Simplesmente liguei um cabo de antena, fiz pesquisa automática e fiquei com uns 6/7 canais.
Estou a dizer isto porque não entendi bem o último parágrafo teu, ahah.

Peço desculpa de estar a fazer tantas perguntas, mas a minha curiosidade nata fala mais alto e assim fico logo a saber "domar" o "bicho" (quadro ITED/ATI)!

Uma vez mais, muito obrigado por toda a ajuda!

Teoricamente Sim, mas tens de ter um cabo coaxial ligado ao router, ou seja onde esses cabos estão ligados de momento está a funcionar com o sinal TDT, do lado esquerdo tens outro repartidor vazio, por detrás desse painel tem uma entrada "in" que deves ligar ao router da meo na ficha para o efeito, uma roscada e ficas logo (caso o contrato tenha) com o sinal dos canais sem box aí, depois basta ligar a tv na tomada da parede e mudar nesse painel o cabo correspondente para as fichas da esquerda, se os quiseres todos é só mudar tudo para o lado esquerdo e ficas com os canais disponíveis em todas as tomadas existentes na casa.

E3JZWdO.jpg
 
Última edição:
Tendo o repartidor da fibra no ATI não faz sentido ir à ZAP, daí que no ITED V3 a instalação da fibra entre o ATI e o ZAP deixou de ser obrigatória para que ficasse centralizado no ATI.
 
Tendo o repartidor da fibra no ATI não faz sentido ir à ZAP, daí que no ITED V3 a instalação da fibra entre o ATI e o ZAP deixou de ser obrigatória para que ficasse centralizado no ATI.
Faz todo o sentido porque com ont/router integrado o sinal Wi-Fi fica anedótico metido dentro do armário.
 
As recomendações dizem que o ATI deverá ser instalado num ponto central da habitação de modo a que tudo seja mais ou menos centralizado, o sinal wifi apenas fica mal caso o ATI seja metálico e esteja devidamente aterrado, caso seja em plástico não influencia a propagação das ondas de rádio.

Há também a obrigatoriedade de ter uma CATI para equipamentos activos, para não haverem "n" prateleiras cheias de equipamentos, esta mesma CATI e o ATI podem ser substituídos por bastidores ou por estas versões ranhosas para poupar €, que a quitérios, a TEV2 e outros fabricantes fabricam, que mesmo um simples switch por vezes não cabe, quanto mais um router + switch, no entanto está certificado para isso.

A realidade do chico espertismo em portugal é fazer o mínimo dos mínimos para dizer que está lá, se funciona ou vai de encontro às necessidades é outra coisa, na mente de mais de 90% dos instaladores, o ITED é o mesmo que desperdício de dinheiro, mas na realidade se for bem feito facilita muita coisa em redes/alarmes/domótica é que pretenderem que dá para fazer, desde que pensado para isso e bem feito.

"Há e tal toda agente usa wifi e o 5Ghz dentro do ATI falha" - eu com um router da Vodafone SR 2.0 fora do ATI mesmo ao lado da TV numa ZAP, o sinal passado 5 metros seja 5ghz ou 2,4 vai de vela, o de 5ghz perde completamente, e o 2,4 passa para menos de 20mbs de velocidade, cada caso é um caso, o ITED prevê que fique tudo centralizado de modo a ser fácil colocar um AP caso necessário em qualquer ponto disponível.
 
Última edição:
Bem, melhor explicação era impossível! Percebi tudo (obrigado pela ajuda com as imagens), mas já agora, só para ver se entendi bem:

Relativamente à ligação de uma TV sem Box e para apanhar os canais MEO tenho então de ligar um cabo coaxial ao router e a uma entrada "IN", entrada essa que está por detrás do painel (portanto terei de desaparafusar o painel para ter acesso a essa entrada, certo?), mudar os cabos para a parte esquerda (uma vez que, como estão ligados no lado direito, apenas serve TDT, no lado esquerdo é que serve para apanhar os canais da MEO), ligar a TV com cabo de antena e fazer sintonização digital, correto?

Quanto ao sinal de WiFi, como a casa é pequena, apanho rede máxima em qualquer parte da casa, quer com 5Ghz, quer com 2,4Ghz. Com a rede 5Ghz não apanho menos de 170Mbps em qualquer lado da fração, mesmo na varanda. Em termos de WiFi é excelente mesmo!

O quadro ATI realmente peca pela falta de espaço, uma vez que, daqui amanhã, caso queira comprar um Switch já não tenho espaço para colocá-lo e também pela falta de arejamento. De qualquer modo, para tentar suprir esta última "falha", deixo a porta do quadro semi-aberta para o router "respirar".

Uma vez mais um muito obrigado por toda a ajuda e disponibilidade!
 
Bem, melhor explicação era impossível! Percebi tudo (obrigado pela ajuda com as imagens), mas já agora, só para ver se entendi bem:

Relativamente à ligação de uma TV sem Box e para apanhar os canais MEO tenho então de ligar um cabo coaxial ao router e a uma entrada "IN", entrada essa que está por detrás do painel (portanto terei de desaparafusar o painel para ter acesso a essa entrada, certo?), mudar os cabos para a parte esquerda (uma vez que, como estão ligados no lado direito, apenas serve TDT, no lado esquerdo é que serve para apanhar os canais da MEO), ligar a TV com cabo de antena e fazer sintonização digital, correto?
...

Exacto, deverá ser numas fichas denominadas ficha "F" com rosca, tanto no router como no repartidor, basta uma ponta com 1mt ou menos cabo coaxial RG6 (mas nada do chinês) há umas fichas "F" rápidas, que são semelhantes às que já tens, podem ser de cravar ou de aplicação "manual", encaixam por cima da rosca dos router e do repartidor bastando empurrar, não havendo necessidade de apertar roscas, se fosses de perto ou se eu estivesse em Portugal poderia fazer-te uma ponta de cabo com duas fichas dessas e enviar isso.

Atenção ao cabo, muito importante, cabo com fio condutor em COBRE(Cu) e não Ferro Cobreado (FeCU), malha se possível em cobre, se for de alumínio o condutor principal quase de certeza que é ferro cobreado, não presta.

Ficha F rápida manual

2086-large_default.jpg


ficha F de compressão

como fazer a terminaçãohttps://*****.com/loja/4011-large_default/ficha-f-90-comp-rg6-fcm90-rapida-25-pcs.jpg
 
Última edição:
Exacto, deverá ser numas fichas denominadas ficha "F" com rosca, tanto no router como no repartidor, basta uma ponta com 1mt ou menos cabo coaxial RG6 (mas nada do chinês) há umas fichas "F" rápidas, que são semelhantes às que já tens, podem ser de cravar ou de aplicação "manual", encaixam por cima da rosca dos router e do repartidor bastando empurrar, não havendo necessidade de apertar roscas, se fosses de perto ou se eu estivesse em Portugal poderia fazer-te uma ponta de cabo com duas fichas dessas e enviar isso.
Portanto arranjo um cabo coaxial RG6 com sensivelmente 1 metro, arranjo umas fichas "F" para colocar nas duas extremidades para depois ligar o router ao repartidor, é isso? Sabes onde será o melhor sítio para comprar o cabo e as fichas?

Só não percebi se tenho sempre de cravar as fichas ou se há alguma solução mais simples para mim. Confesso que não percebo rigorosamente nada do assunto e não sei fazer isso. Tudo o que fosse mais simples e "descomplicado" para mim, tanto melhor.

Se estivesses por Portugal era excelente, mas de qualquer modo agradeço imenso a tua amabilidade!
 
Qualquer casa de material eléctrico tem, ou casa de electronica deve ter, M@auser, caiado, centro-electronico, sonigate, aquário, etc as fichas é como está no vídeo, nada complicado é só cortar o isolamento descarnar e isolar as pontas uma da outra como indicado e está feito, não é preciso ser de compressão fazer força e torcer que tem uma espécie de rosca interna que vai prender no isolamento do cabo.

o cabo pode ser da televés o t100 é tudo cobre ou o cxt é cobre por dentro e malha de alumínio também serve, casa de material eléctrico por perto pode safar a coisa.

Estar em Pt só daqui a 2 meses :)
 
Última edição:
Qualquer casa de material eléctrico tem, ou casa de electronica a ***** (https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_152&products_id=011-0197) deve ter, centro-electronico, sonigate, as fichas é como está no vídeo, nada complicado é só cortar o isolamento descarnar e isolar as pontas uma da outra como indicado e está feito, não é preciso ser de compressão fazer força e torcer que tem uma espécie de rosca interna que vai prender no isolamento do cabo.

o cabo pode ser da televés o t100 é tudo cobre ou o cxt é cobre por dentro e malha de alumínio também serve, casa de material eléctrico por perto pode safar a coisa.

Estar em Pt só daqui a 2 meses :)
Infelizmente não consegui aceder ao link que colocaste.

De resto, já vi o vídeo e parece-me simples de se fazer.

Por enquanto ainda não vou montar nenhuma TV sem Box, mas quando o fizer já sei o que fazer!

Agradeço imenso por toda a ajuda disponibilizada! :001:
 
O espírito dos fóruns é este mesmo, entreajuda entre todos, os que sabem um pouco mais e os que sabem um pouco menos, entre todos, todos têm algo a aprender.
 
O espírito dos fóruns é este mesmo, entreajuda entre todos, os que sabem um pouco mais e os que sabem um pouco menos, entre todos, todos têm algo a aprender.
Com este tópico já aprendi bastante de Quadros ITED/ATI, sem qualquer dúvida!

Um Bem-Hajas por toda a ajuda e disponibilidade, NVRSystem! :)
 
Bom dia,
Vou aproveitar este tópico visto que o meu problema é parecido, e expor a minha situação. Não vou alongar-me com pormenores, mas resumidamente as 3 operadoras que passaram por cá, deixaram a sua marca. Por culpa minha (falta de informação/conhecimento) e dos técnicos (não sabem mais ou não querem dar-se ao trabalho).

Ora cá vai o problema...
Na instalacão da MEO Fibra, o painel ITED foi removido para arranjar espaço para o Router ficar dentro da caixa ATI, visto que este tem tomada 220v. A fibra do prédio vai dar á caixa ATI (dentro de casa). Entretanto foi escolhido um ponto de internet na casa (sala) para ligar a box TV.

Eu recentemente mudei a posição dos móveis e aparelhos da sala, isto fez com que perdesse o acesso ao ponto RJ45 que estava activo (tenho 2 tomadas internet na sala em paredes opostas).
De momento a única internet que tenho é via Wi-Fi.

O meu objectivo é tirar o router dentro do ATI e colocar perto da TV na sala. Na caixa passa a estar um switch, e este vai distribuir sinal nas tomadas RJ45 espalhadas pela casa.
O router vai ligar por cabo a TV e boxes (TV e Android).
Agora o cerne do problema está em como ligar uma das quatro saídas do router ao switch. É possível usar uma tomada antena TV/R (tenho 2 livres) e passar um cat5e pela tubagem que leva até ao ATI?

Deixo aqui as fotos do estado actual da caixa ATI e também do painel ITED removido, penso que seja V1.

 
Neste momento se quiser fazer alguma alteração na instalação, vou ter de requisitar deslocação de um técnico ao local, e os valores rondam os 50€ se não estou em erro.
Não tenho urgência em resolver o problema, mas quero estar preparado para quando for altura de fazer as alterações e não cometer erros, daí as minhas questões.
A fidelização do serviço acaba em setembro deste ano e eu provavelmente vou mudar para outra operadora. Aproveito assim o deslocamento gratuito do técnico e peço para fazer as alterações. Gostava de saber é se algumas são possíveis da parte dos técnicos, não vá eu levar com incompetência na instalação do novo serviço.

A parede onde está a TV tem 2 tomadas TV/R e 1 tomada RJ45. O router para estar ao pé da TV vai ter de usar duas destas tomadas para a entrada e saída de sinal. É possível passar a fibra pela tomada da TV e respectiva tubagem? Vai depender do diâmetro do tubo, certo?
Uma das saídas do router liga á tomada RJ45, que depois dentro da ATI vai ligar á entrada do Switch.
 
Isso parece ser ITED v1, que em parte não vinha muito preparado para dados, apenas para serviço de voz.

Onde tens uma tomada RJ45, é possível colocar 2, basta passar dois cabos e a fibra ao mesmo tempo, e eles metem uma caixa na parede para ligar a fibra, podes ainda deixar a fibra aí, e colocar uma união e passar um cabo de fibra daí para a sala.

Realmente é pena o que por aí fizeram é de quem nada sabe, mas ok.

Para o que pretendes, esquece os "técnicos" dos operadores mais de 90% das vezes desconhecem o material e não querem perder tempo com isso, se tiveres alguém conhecido que perceba minimamente será melhor, um electricista pode ser solução mas também não é barato.
 
Obrigado pela ajuda.

Por norma é possível passar 3 cabos (2 cat5e+FO) pela tubagem onde está a tomada RJ45?
O router vai ter de sair dali, a caixa é pequena para tanta coisa. Está tudo compactado e não sei até que ponto não danifica as ligações e equipamento.

Até á troca de operadora ou á vinda de um técnico, vou ver se arranjo um alicate de cravar RJ45 e umas ponteiras. Tenho é de ver qual o padrão que o construtor usou na outra ponta, se não dá raia.

Tomadas com saída fibra óptica + RJ45 duplo deve ser carote.
 
Se o tubo for de 20mm dá para passar, com jeito.

Basta uma tomada dupla RJ45 Efapel por exemplo e depois passas a fibra por baixo do espelho sem a trincar sem ficar muito feio.

Normalmente o código de cores usado é 568B.
 
Back
Topo