Dúvida Quadro ITED/ATI

xBlazT

Membro
Boa tarde,

Recentemente mudei-me para uma casa nova que possui Quadro ITED/ATI.

Confesso que sou um completo leigo relativamente a este tipo de quadros, uma vez que é a primeira casa onde estou que possui e gostaria de perceber melhor como isto funciona.

Como podem ver na imagem abaixo, recentemente instalaram-me MEO Fibra e colocaram o router (FiberGateWay) dentro da caixa, caixa esta que está no Hall atrás da porta de entrada da casa e ao lado do quadro elétrico.

O primeiro cabo amarelo que está ligado na primeira porta do router ao A1 serve para dar sinal à Box 4K que se encontra na sala, Box esta que depois tem também um cabo na Box e que liga a uma tomada (RJ45?) e a funcionar perfeitamente.

Já o segundo cabo amarelo que está ligado na segunda porta do router ao A2 serve para, posteriormente, dar sinal a uma tomada para ligar a PS4 por cabo e o técnico da MEO teve a amabilidade de deixar esse cabo extra.

20200107-141135.jpg


Na imagem abaixo deixo a identificação das tomadas finais:

20200107-141336.jpg


De notar que na identificação das tomadas há duas que estão mal identificadas e estão trocadas: na folha está escrito que a A1 e A2 são ZAP (nem sei o que significa essa sigla), mas na verdade é a A1 e a A3 (estas duas estão juntas na parede atrás da TV/Box, na sala), enquanto que a A2, na verdade, é a que está identificada como "sala" (que está na parede do lado oposto às ZAP).

Agora surgem as minhas dúvidas:

1) Já estive a pesquisar um pouco sobre estes quadros e sei que normalmente compram Switch's, mas no meu caso penso que não vai ser preciso, uma vez que a casa é pequena e tem 5 tomadas, penso eu RJ45, o router tem 4 portas Giga e em princípio só vou utilizar umas 3 tomadas no máximo (uma para a Box, outra para a PS4 e eventualmente ligar computador/outra consola numa terceira tomada).