[DUVIDA] SELECT OPTION PHP/MySQL e Jquery?

yen

Membro
É o seguinte eu encontro-me ja com sql elaborado e codigo tambem, so que dinamica a coisa não esta

eu tenho dois selects , eles sao:

1º - Lista de Marcas
2º - Lista de Modelos

Eu so quero apresentar Modelos se uma Marca for escolhida... tem um exemplo no standvirtual na pesquisa de viaturas do que eu me estou a referir...

Entao partindo do ponto que eu tenho sei la:

tabela Marca
1, Audi.
2, Bmw
tabela Modelo
1, 1, TT
1, 2, A3
2, 1, M3
2, 2, M5

A uma relaçao entre as duas no primeiro campo de ambas.

ate aqui tudo bem eu faço apenas com php/mysql , sem problemas.

Mas... quando eu por exemplo tenho campos ja escolhidos e vou avançar para este de marca/modelo, quando eu escolho a marca para assim aparecer so modelos da marca, a pagina tem o prazer de dar REFRESH, e perco todos os campos ja preenchidos... ja estive a ver em jquery exemplos, ainda nao mexi la muito com js mas vi exemplos de como a pagina nao dava um refresh, so que nao me consigo enquadrar com o assunto.

isto simplesmente iria aparece as duas caixas | marca e modelo | e se a marca estiver default .. no primeiro option ... o modelo ficaria disable. e quando escolher uma marca, logo de seguida sem REFRESH.. (perda de outros campos), os modelos da respetiva marca seriam mostrados.

alguem que me pode explicar de como posso fazer isto?

Obrigado,
YEN (:
 
Tens que fazer essa filtragem via js sim.

A teoria é a seguinte: inicialmente tens todos os modelos mas em cada option terás um atributo quase tipo id e cada option estará "invisível". Ao selecionares a marca o javascript vai ao modelo e pesquisa por atributos que sejam iguais a marca escolhida e mostra-os enquanto que os outros estão "invisíveis". Fazendo isto em js, como é client-side, em princípio, se tiver bem feito, não terás problemas de refresh.

Esta é a forma que eu vejo de fazer isso. Quanto ao código para isto, não posso neste momento estar a fazê-lo mas pesquisa por algo como "selective option jquery". Pesquisa acho que é o attr no jquery, acho que é essa a função que vê os atributos de um elemento. Depois claro jquery aplicado em selects para tirares ideias de como o fazeres.
 
Back
Topo