[Home Cinema] Duvida sobre colunas

ronaldounited

Power Member
Bom dia.

Tenho uma duvida.

Sempre gostei de ter um bom sistema de som, mas até agora o máximo que tive foi daquelas colunas de pc.

Eu não percebo muito desta área e vejo aqui nos vossos sistemas que têm colunas, amplificadores, recievers, etc...(alguns equipamentos que nem faço ideia o que fazem)


Por isso eu gostava de ir construindo aos poucos um bom sistema de som.

O que é aconselhado comprar ao inicio?

É melhor comprar duas colunas e depois ir acrescentando o resto? comprar amplificadores ou outros materiais desse género?

Ou vale mais a pena comprar aqueles kits?


Tenho esta duvida.



Obrigado
 
Última edição:
Antes de mais tens que estabelecer a quantia que pretendes gastar, com duas hipóteses, comprar tudo de uma vez ou fasear a aquisição dos equipamentos.

Analisas o espaço que tens disponível para ver o tipo de colunas que pretendes. Um espaço apertado normalmente conduz a sistemas compactos, que têm sempre desempenhos de compromisso.

Os equipamentos essenciais num sistema de home cinema são em primeiro lugar o receiver que tem que ser adequado ao sistema pretendido 5.1, 7.1, 7.2 ou 9.2. Normalmente para um sistema com alguma qualidade o mínimo será, na minha opinião um 7.1, pois só a partir daqui é que os fabricantes se preocupam com a qualidade acima da média.

Depois, numa compra faseada, deves comprar um par de colunas frontais adequadas à qualidade do receiver. Aqui não deverá haver concessões. Nesta primeira fase podes também adicionar a coluna central.

Na segunda fase o subwoofer ainda constitui uma parte importante do investimento, pois um subwoofer com alguma qualidade tem o seu custo. No final compras um par de colunas traseiras que são o elemento menos crítico do sistema.

Agora aqui faltam valores que só tu poderás definir à partida. Mesmo numa aquisição faseada deverás pensar a definição como um todo para no final ser uma solução equilibrada e coerente.
 
Boas pedro

desde já, muito obrigado pela resposta.

eu ainda não tenho um valor estipulado, pois quero primeiro ver por que valores ronda e como disse, ir comprando por fases.

Qual é a funcionalidade de um receiver? pois nunca cheguei a ter nenhum e pelo que me apercebi é tipo o "cérebro" de um sistema de som, amplifica, descodifica, etc.. estou correcto?

Já agora, eu tenho um plasma Samsung e um media player, posso ligar ao que for mais indicado.

Disseste que ao inicio convem comprar o receiver e depois as colunas, mas ele sem as colunas não faz nada certo?
 
O receiver é o cérebro do sistema. A ele são ligadas as fontes de sinal e à saída o televisor para visualização da imagem. Ligam igualmente as colunas para saída de áudio.

A interligação das fontes e TV é normalmente feita por cabos HDMI.

Nas entradas ligas por exemplo a box de TV, o media player, o computador e tens entradas USB para discos ou pen's. Na primeira fase deves incluir o receiver e as colunas frontais, no mínimo. Depois acrescentas a coluna central e o subwoofer e no final as colunas traseiras.

Procura por exemplo por Onkyo Europe, Marantz Europe, Denon Europe, Pioneer Europe e consulta os catálogos e manuais e vais percebendo as funções de cada um e definires aquilo que queres como base.
 
Podes ver preços no site da *****, por exemplo. Podes consultar preços mais baratos de um determinado equipamento no *****.
Como critério vê receivers com 150W por canal, vê conjuntos de colunas da Qacoustics, Wharfedale, etc.
Também lá encontras pacotes com elementos separados mas vendidos em conjunto com preços apelativos.
Não sei de onde és, mas na zona da grande Lisboa, Amadora tens o Belmiro onde te podem aconselhar e praticam muito bons preços.
 
Sou do Porto,

por exemplo, até aos 200 euros apenas dá para kits certo?

pois por 150W o receiver, o mais barato que vi custa 461.92€
 
Última edição pelo moderador:
Normalmente para um sistema com alguma qualidade o mínimo será, na minha opinião um 7.1, pois só a partir daqui é que os fabricantes se preocupam com a qualidade acima da média.
Boas, discordo pois alguns filmes recentes saem só com 5.1 DTS-HD Master Audio (The Amazing Spider-Man; 007 Skyfall; The Dark Knight Rises...).
E são filmes de acção, aonde o som é um dos aspectos fundamentais.
Será que estes filmes de grande orçamento optariam pelo 5.1 se só a partir de 7.1 fosse qualidade?
 
Sou do Porto,

por exemplo, até aos 200 euros apenas dá para kits certo?

pois por 150W o receiver, o mais barato que vi custa 461.92€

No Porto não posso guiar-te, mas há por aí boas lojas da especialidade concerteza.

Até 200 Euros para o receiver?

Podes ver em segunda mão, normalmente estes sistemas encontram-se em segunda mão a bons preços, especialmente se não forem modelos muito recentes. Mas se optares por esta hipótese vê sempre com ligações HDMI.

Dito por m.r.f.

"Boas, discordo pois alguns filmes recentes saem só com 5.1 DTS-HD Master Audio (The Amazing Spider-Man; 007 Skyfall; The Dark Knight Rises...).
E são filmes de acção, aonde o som é um dos aspectos fundamentais.
Será que estes filmes de grande orçamento optariam pelo 5.1 se só a partir de 7.1 fosse qualidade?"


Os sistemas 7.1 e 7.2 podem funcionar em 5.1, mas realmente nas gamas das várias marcas só começas a ter qualidade em sistemas 7.1 e 7.2.

Dá uma vista de olhos pelos catálogos e começas a perceber os conceitos.
 
Última edição:
tava a falar de por volta de 200 euros o receiver e as duas colunas, mas pelo que vi, até mesmo para entrada de gama, só o receiver custa isso.

para esses valores, para começar, compensa mais um kit certo?
 
Kit tens o Pioneer htp 072, o pessoal daqui nao é muito adepto deste sistema pois ficas um pouco limitado nos upgrades, no entanto se achares que é suficiente consegues a um bom preço. ~240 €
 
tava a falar de por volta de 200 euros o receiver e as duas colunas, mas pelo que vi, até mesmo para entrada de gama, só o receiver custa isso.

para esses valores, para começar, compensa mais um kit certo?

Pois, quando te perguntei qual era a quantia que estavas a pensar investir, devias ter logo dito, escusávamos de andar aqui às voltas.
 
Eu ao inicio perguntei por que valores andava no mínimo.

Mesmo assim eu ainda não tenho valores definitivos a investir, por isso é que quero ter um certo conhecimento das coisas para quando chegar a altura já estar tudo pensado.

Sendo assim, pelo que eu percebi, para começar, com um reciever e duas colunas, menos de 600 euros não é certo?
 
Os sistemas 7.1 e 7.2 podem funcionar em 5.1, mas realmente nas gamas das várias marcas só começas a ter qualidade em sistemas 7.1 e 7.2.

Dá uma vista de olhos pelos catálogos e começas a perceber os conceitos.

Os receivers mais caros normalmente "já" são 7.1 (esquece o .2), mas isso não significa que isto deva ser um ponto de comparação de receivers.

Alguns receivers com 5.1 de marcas menos acessíveis são muito melhores (e bem mais caros) do que os de entrada de gama com 7.1 das marcas mais acessíveis.

Muitas vezes os receivers 5.1 descodificam o sinal 7.1, simplesmente não têm amplificação para os canais surround back....optam por colocar saidas pré-amplificadas para usar com amplificação externa. Isto é numa de tentar fazer um receiver o mais barato possivel para chegar a clientes "on a budget".
A própria potência por canal baixa quando lhe acrescentamos as colunas surround back (e consequentemente a qualidade de som)

Contudo isto do 5.1 Vs. 7.1 é um non-issue já que:
- nem toda a gente têm sala dispor 7 colunas de forma minimamente correcta.
- a maioria dos filmes são 5.1
- o primeiro modelo que aparece com 7.1 não é melhor do que o anterior dessa mesma marca só porque tem 7.1.
- quem dá mais 100 euros pelo modelo que já tem 7.1 está a ser tótó já que esse dinheiro devia ser usado para comprar colunas melhores.

Critérios "errados" para avaliar material HI-FI:
- Contar canais de amplificação
- contar (apenas) watts de potência (seja nas colunas seja nos amplificadores)
- contar as "vias" das colunas
- ...
 
Última edição:
Dá um exemplo de um topo de gama 5.1.
Todos os 5.1 que conheço não têm os mínimos que no meu caso tenho necessidade.
Teceste considerações que em abstrato têm algum sentido mas depois começas a escolher e a colocar condições e não consegues um 5.1 que vá de encontro a exigências mais específicas.
Porque será que os topos de gama das várias marcas são 7.2 e 9.2, achas que é para tótós?
Claro que se user me tivesse dito qual era o budget nem sequer tinha feito referências a topos de gama.

A título de exemplo só os 2 primeiros modelos de entrada de gama da Onkyo é que são 5.1.
 
Última edição:
Boas, pedromdf se tiveres 3 amplificadores estereo independentes, tens muito melhor qualidade do que qualquer receivor av.
Basta que tenhas um blu-ray com as saidas 5.1 ou 7.1 analogicas ou o ideal é teres um pre-amplificador com os 3 amplificadores estereo ligados a ele.
 
Boas, pedromdf se tiveres 3 amplificadores estereo independentes, tens muito melhor qualidade do que qualquer receivor av.
Basta que tenhas um blu-ray com as saidas 5.1 ou 7.1 analogicas ou o ideal é teres um pre-amplificador com os 3 amplificadores estereo ligados a ele.

Para ligar nos preouts do receiver?
Ligo só o amplificador das frontais em preout, para evitar estar sempre a trocar as colunas quando quero ouvir stereo.
 
OK....generalizei demais e nem sempre fui coerente

Para orçamentos folgados a questão nem se coloca já que já não há receivers de média ou alta gama com "apenas" 5.1 (terminais de coluna).
Mas continua a ser necessário comprar mais um par de colunas.

Para orçamentos apertados para receiver+ n colunas+sub optar por um sistema 7.1 em detrimentode um 5.1 pode obrigar a ir para colunas inferiores.

É difícil concretizar sem estar a referir lojas e preços mas vou tentar.
Partindo de um receiver 7.1(dos primeiros com 7.1) + 7 colunas+subwoofer.... podendo "converter":
- o acréscimo financeiro do salto de 5.1 para 7.1 do receiver
- e acrescimo financeiro do par extra de colunas.....

....em dinheiro para melhorar o subwoofer ou as colunas da frente, de certo que se obtém um melhor resultado.

Se os dois acréscimos perfizerem 150 euros:
- passar de um subwoofer de 200 euros para 350 pode ser um salto enorme na performance do sistema.

Claro que a pessoa pode continuar a preferir um 7.1......está no seu direito. Pode até pensar no futuro em melhorar as colunas e depois já não tem que trocar de receiver.....simplesmente e infelizmente as colunas não se desactualizam tão rapidamente como os receivers.

Voltei a ser genérico de mais mas não me apetece estar aqui a chapar preços de lojas.

Nota:
- ser n.1 ou n.2 não é vantagem nenhuma já que se tratam de saídas "apenas" pré-amplificadas e basta um "spliter 1 para 2" RCA para resolver o problema.
 
Para ligar nos preouts do receiver?
Ligo só o amplificador das frontais em preout, para evitar estar sempre a trocar as colunas quando quero ouvir stereo.
Boas, eu não falei quando quero só ouvir em stereo.
Mesmo ao veres um filme em multicanais terás melhor qualidade por amplificadores stereo.
1 amplificador estereo para as frontais outro para as traseiras e o terceiro para a central (os subwoofers são auto amplificados).
 
Back
Topo