Dúvida sobre Fans

boyka82

Power Member
Antes de mais bom dia,
Não tenho qualquer tipo de dilema com as temperaturas, queria apenas saber qual a opção mais lógica, para posicionar as ventoinhas.
Passo a explicar eu tenho uma caixa Corsair Obsidian 650D e um cooler Corsair H100, e actualmente tenho as ventoinhas posicionadas da seguinte forma:

A caixa tem uma ventoinha frontal de 200mm a fazer intake, uma ventoinha traseira de 120mm a extrair e no topo tenho o H100 com as 2 ventoinhas
de origem (2x 120mm) a fazer intake (com filtros) e é aqui que reside a minha dúvida, porque já li comentários algures de que a melhor opção seria:

Ventoinha frontal e traseira a fazer intake e o H100 a extrair, porque o ar quente sobe, mas como não sou expert nesta temática gostaria de saber
as vossas opiniões/conselhos, de maneira a concluir se a forma como tenho as ventoinhas colocadas está correcta ou se é preferível alterar para a segunda opção que referi.

Obrigado a todos que estiverem na disponibilidade de me auxiliar nesta minha dúvida, porque é disso que se trata e não de um problema!
 
dany615 obrigado pela tua pronta resposta, mas concordas com o 2º método porque é desta forma que se deve usar ou porque posso vir a ter algum ganho a nível de temperaturas?
 
Sinceramente na minha opinião punha a da frente a fazer intake, a de trás a extrair e a de cima também a extrair, se ficar a fazer intake vai estar a mandar ar quente para dentro da caixa...
 
Sinceramente na minha opinião punha a da frente a fazer intake, a de trás a extrair e a de cima também a extrair, se ficar a fazer intake vai estar a mandar ar quente para dentro da caixa...

X2

Tudo dito. A da frente de 200mm tem de ser a fazer intake e a de trás a extrair tal como o H100. Porque se meteres a traseira a fazer intake ela estará a meter ar quente que sai da gráfica e não só para o pc.
 
Obrigado a todos pelas respostas mas reparei que algumas são um pouco divergentes; daí o facto de ter aberto o tópico lol.
Em relação ao H100 foram unânimes deve ficar a extrair mas quanto ás ventoinhas da caixa julgo que cada um terá a sua opinião/preferência
e que talvez este tema gere alguma controvérsia por isso mesmo.
Pessoalmente ainda estou com algumas dúvidas de que maneira obterei melhores resultados, mas sim compreendo o quer dizer o helloween69.
Cumprimentos.
 
Não há nada que ver.

A frente in, traseira e topo out.

Sim provavelmente será a melhor opção, amanhã já vou experimentar a colocar dessa forma!
E fui eu gastar dinheiro em filtros, uma vez que coloquei o H100 a fazer intake... lol
Mas não se estragam e dão sempre jeito!
 
Última edição:
Boas, não tenhas duvidas, eles têm razão, o ar quente sobe sempre...então nada melhor que á frente intake, atrás e top exaust...100% correcto sem duvidas...abraço.
 
na minha opinião é a frontal a fazer in e a traseira e a topo out..

a minha opção recai nessa opção porque cria um fluxo continuo de ar e não cria turbilhões dentro da caixa..

se tivesses a traseira a fazer in e a fontal in, criavas a meio da caixa um turbilhão de ar de ambas as fans, ou seja, a teoria de que o ar quente sobe, o que não está errado, apenas se aplica se não tiveres uma corrente de ar , mas como estás a induzir ar por ambas as fans para o mesmo ponto o ar quente misturaria-se com o frio criando um efeito adverso..
e depois o principio básico da refrigeração a ar também se perde, que para quem sabe, o mais importante é retirar o ar quente de dentro da caixa e não introduzir ar, seja ele frio ou quente.
aliás um dos erros comuns é, por exemplo, uma fan a introduzir ar que ficaria por cima de uma placa gráfica a deitar ar para fora, ou seja ira estar a injectar ar quente na caixa novamente..

resumindo, o importante é remover o ar quente de dentro da caixa, e deve-se ter sempre mais fans a remover do que a introduzir, e por fim evitar criar turbilhões e refluxos de ar, o ideal mesmo é a circulação de ar num só sentido sem haver cruzamentos.
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas pantufas10 e gajomau, e é dessa forma que tenho a caixa neste momento (frontal intake, traseira e top exaust) e apesar de não notar diferença
nas temps é assim que a vou manter.

Aproveito para expor uma outra duvida, a
minha GTX 580 foi para RMA á quase 1 mês e tive de recorrer à minha antiga gráfica Gygabite 4870 que estou a usar actualmente.
A temperatura d
a Gtx 580 em idle era de mais ou menos 38º C e tinha o Cpu na ordem dos 23º C (com o H100 no nível 2), de momento usando a 4870 echegando a sua temperatura em idle
quase aos 80º C tenho a temp do Cpu nos 40º C mesmo com o H100 no nível 3.
Ontem abri a 4870 para a limpar e colocar-lhe massa nova (Artic Silver 5) mas a diferença que obtive foi pouca 70º 75º C (deve estar a dar o berro a temp dela está-me a preocupar um pouco)
Sei que o facto do tempo estar mais quente tem alguma influência nas temps mas daí a quase dobrar a temp do processador, que passou de 23 para 40º C...

Atenção que não estou a comparar o antes e depois de ter alterado a posição das ventoinhas, mas sim a diferença de temps que obtenho
nos outros componentes
(processador board) com os 2 Gpu's mencionados.
A minha pergunta é, será que pelo facto de ter
a 4870 quase ao dobro da temp que tinha a 580, isso se reflecte assim tanto nos restantes componentes!?
 
Última edição:
a temperatura ambiente pode influenciar bastante as temps...especialmente em idle...é k aumenta n so a temperatura do liquido de refrigeração do teu cooler, como tb diminui a capacidade de arrefecimento do radiador, pois o ar k passa através dele é mais kente...
qt a forma de colocar as ventoinhas eu teria optado por meter a frontal e a traseira a fazer intake e o h100 a fazer exaust, por duas razões:
1- se o h100 n tiver um pouco de ar fresco a ser-lhe direcionado, em situações em k a grafica akeça mais, e k aumente a temp ambiente dentro da caixa, vais ficar com a capacidade de arrefecimento do cpu prejudicada, pois vais tar a injectar ar bastante mais kente no radiador...
2- as ventoinhas do h100 no nivel 2, k é o usado por ti, tem uma capacidade de puxar ar mt mais elevada k qualker ventoinha k metas na traseira a puxar ar, o k torna a utilidade da mm quase nula.....pois o h100 vai acabar por puxar a maioria do ar k sobe, deixando pouco para k a tua ventoinha traseira puxe...
 
Obrigado pela resposta SKyWaLKeR, compreendo o que queres dizer, não custa nada tentar e ver se obtenho alguma melhoria nas temps!
Tenho reparado que és uma "espécie de pronto socorro" lol, sempre na expectativa de elucidar/apoiar o pessoal e obrigado por isso amigo.
 
Back
Topo