Duvida sobre filmes a preto e branco

barbosas

Portugal@Home Member
Boas!

Encontrei aki por casa uma velhinha praktica MTL50 com uma lente F50/1.8, como ja tenho uma DSLR e nc usei uma analogica sem ser akelas compactas ja meio "achinesadas", tava a pensar explorar a vertente Preto&Branco em analogico.

Tive a ver na pagina da ***** e existem la varios tipos de rolos P&B, basta comprar um deles e usar normalmente? a revelação é preciso dar indicaçoes especias ou funciona como nos filmes a cores?


cumprimentos
 
Julgo que depende do filme. Alguns filmes preto e branco foram concebidos para poderem ser revelados com o processo comum de negativo de cor.

Outros (e provavelmente deve ser destes que vais comprar) precisam dum processo específico (de negativo preto e branco).

Deve ser mais caro que negativo de cor. É mais caro pela falta de massificação porque revelação a preto e branco é muito mais simples que negativo cor. Até podes fazer em casa com relativamente pouco equipamento.
 
Yah, tive a ver na ***** custam de 4€ pa cima, penso que rolos de 24.

Desde que a revelação não saia mt mais cara o rolo ate se compra.
 
Pois, existe o tradicional P&B que normalmente têm de ir para outro laboratório, já que são poucas as lojas que fazem revelação a P&B, por isso demora mais tempo...e existem os rolos que tal como o timber disse: "foram concebidos para poderem ser revelados com o processo comum de negativo de cor." É chamado o processo C41 e o resultado não vai ser um P&B como estamos habituados a ver, mas sim um Sépia.
 
Yah, tive a ver na ***** custam de 4€ pa cima, penso que rolos de 24.

Desde que a revelação não saia mt mais cara o rolo ate se compra.

Essa maquina até parece fixolas, como é o fotometro?
Quanto aos rolos e revelações, é mais caro que a cor (e que o digital), mas nada demais. E essas máquinas manuais ainda têm muito para ensinar a quem se interessa por fotografia.
Uma sugestão, vai anotando os tempos de exposição e as aberturas de cada foto que tiras para depois poderes perceber como se comporta a luz na máquina e controlares os resultados. È que essa não tem o botão "auto" :) mas dá muito mais gozo fotografar assim! (saudades da minha pentax ME super....)
 
Com ajuda do Google deu para achar o seguinte
[FONT=Trebuchet MS, Arial, Helvetica]metering system[/FONT] [FONT=Trebuchet MS, Arial, Helvetica]TTL-metering using stopped-down metering controlled by a switch beside the lens mount above the shutter release knob[/FONT]
Isto é um bocado jurássico mesmo. Stop down metering é chatinho e não se usa para aí desde os anos 50 ou perto. Mesmo assim neste caso não deve ser tão chato porque o tal switch deve permitir alternar rapidamente entre a abertura máxima da lente e a abertura escolhida para a foto (para regular o obturador antes de fazer a foto)
 
Essa maquina até parece fixolas, como é o fotometro?
Quanto aos rolos e revelações, é mais caro que a cor (e que o digital), mas nada demais. E essas máquinas manuais ainda têm muito para ensinar a quem se interessa por fotografia.
Uma sugestão, vai anotando os tempos de exposição e as aberturas de cada foto que tiras para depois poderes perceber como se comporta a luz na máquina e controlares os resultados. È que essa não tem o botão "auto" :) mas dá muito mais gozo fotografar assim! (saudades da minha pentax ME super....)


Não faço a minima ideia como é o fotometro, nao tenho ca rolos em casa para puder testar isto, mas pelo k vi ao marcar a abertura na lente e a exposiçao na makina, carrego num botao e no ecra tem la uns leds com setas pra cima e pra baixo para indicar o ajuste do tempo de exposiçao/abertura (é a unica parte electronica na makina, de resto é td mecanico).

Eu actualmente tenho uma Pentax K100d digital, e tava pa comprar uma Pentax MX usada para puder usar as mesmas lentes k ja tenho, mas assim fico com esta k por acaso usa lentes M42 antigo formato usado pela pentax, isto deve ser o destino..lol

Já agora alguem me sabe indicar algum laboratorio em lx k revele mesmo o P&B "puro"?
 
Última edição:
Quando a seta estiver no meio a exposição está "boa" (entre aspas porque nenhuma exposição é melhor que outra). Não te esqueças de fechar a lente com o tal botão stop down para a medição.

O princípio é semelhante à tua Pentax em manual quando vês aquilo a oscilar no + e - da escala mas com uma agulha. E claro sem teres de baixar a abertura. A máquina calcula isso, basicamente porque sabe quantas stops de diferença há entre a abertura máxima da lente e a que escolheste e compensa isso em stops de obturador.

Não te esqueças que um fotómetro básico desses é sempre do tipo ponderado ao centro (mais uma vez a tua Pentax também tem esse modo, geralmente chamada center weighted para além do spot e do matricial) e portanto convém tentar visualizar o que ele está a medir.

A ***** revela P&B. Mas é caro. Mesmo assim P&B tem sempre um look espectacular.
 
Não faço a minima ideia como é o fotometro, nao tenho ca rolos em casa para puder testar isto, mas pelo k vi ao marcar a abertura na lente e a exposiçao na makina, carrego num botao e no ecra tem la uns leds com setas pra cima e pra baixo para indicar o ajuste to tempo de exposiçao (é a unica parte electronica na makina, de resto é td mecanico).

Eu actualmente tenho uma Pentax K100d digital, e tava pa comprar uma Pentax MX usada para puder usar as mesmas lentes k ja tenho, mas assim fico com esta k por acaso usa lentes M42 antigo formato usado pela pentax, isto deve ser o destino..lol

Já agora alguem me sabe indicar algum laboratorio em lx k revele mesmo o P&B "puro"?

Esse fotómetro mesmo assim não é mau. Existiam uns de ponteiro que eram de partir a pachorra. A pentax me super tinha uma versão mais moderna com leds coloridos, mas o principio era o mesmo, mas esta tinha prioridade à abertura.

Quanto a laboratórios só conheço um no barreiro.
Lembro-me que na baixa, ao lado do elevador (a meio caminho das escadas, do lado esquerdo de quem sobe) de sta justa havia uma loja de fotografia à antiga, talvez lá consigas safar-te.
 
Quando se esta a carregar no botao para medir, no visor dá pra ver se a foto ta a ficar sobreexposta ou não, meti isto com F22 e 1/1000 dentro de casa e aparece o visor preto, metendo em F1.8 e 1/6 ja da uma exposição "normal".

Fotos da máquina, é relativamente parecida com as Pentax Spotmatic:

 
Quando se esta a carregar no botao para medir, no visor dá pra ver se a foto ta a ficar sobreexposta ou não, meti isto com F22 e 1/1000 dentro de casa e aparece o visor preto, metendo em F1.8 e 1/6 ja da uma exposição "normal".

Fotos da máquina, é relativamente parecida com as Pentax Spotmatic:

O visor preto é de estar a F22. Olha para a máquina com a lente mesmo em frente aos teus olhos, regula a abertura e vais perceber.
 
O visor preto é de estar a F22. Olha para a máquina com a lente mesmo em frente aos teus olhos, regula a abertura e vais perceber.


Yah, ja tinha percebido isso.. foi da primeiras coisas k fiz quando comprei a minha pentax, foi comprar uma lente antiga manual para perceber como as aberturas, etc.. funcionavam.
 
É facílimo encontrar máquinas deste estilo no eBay desde a baratíssima (e tanque) Canon AE-1 até uma Nikon F2 que te vai levar couro e cabelo
 
É facílimo encontrar máquinas deste estilo no eBay desde a baratíssima (e tanque) Canon AE-1 até uma Nikon F2 que te vai levar couro e cabelo

Yah, no eBay ha aos pontapes..

Se ja tens lentes de algum tipo podes investigar uma maquina que suporte as lentes que ja tens e so precisas de comprar o corpo.

Só conheço da Pentax, procura pelas ME, K1000, MX ou ate mesmo LX, mas estas LX acho que ainda n saiem mt baratas, ***** uma das outras com 50€ ou menos compras uma corpo com lente pa comecares a aprender.

Depois existem modelos mais antigos com lentes M42 ainda. Mas se é pa comprar ag n vale a pena ir tanto atras na "cadeia alimentar"
 
Back
Topo