Dúvida sobre RAM

greatbunzinni

Power Member
Ao montar o meu computador eu comprei apenas um DIMM de DDR2-800 de 1GB por ter esperança que os preços iam baixar e assim poupar uns trocos. Agora os preços baixaram mas, para sofrimento meu, com um detalhe. Enquanto que o preço dum DIMM igual passou a pouco mais de 40€, o preço dum par dos mesmos DIMMs passou a custar 60€.

Ora, a ideia de comprar um por 40€ quando há um pacote de 2 a vender por 60€ faz-me torcer o nariz. No entanto, não sei se a ideia de montar 3 DIMMs de RAM é assim tão boa.

Por isso, o que é que acham da ideia de se montar 3 DIMMs de RAM?
 
o melhor seria teres as memórias aos pares, para permitir o dual channel, que proporciona algum aumento de performance da memória.
Tens três opções: compras o 2x1GB e vendes o que tens agora, ou então compras 2x1GB+1GB e ficas com 4GB em dual channel (atenção que os OS 32 bits mapeiam apenas 3,4GB +-) a última opção é ficares com os 3GB, o que eu pessoalmente acho que será a pior opção.

cumps
 
ou compra 2x1gb e fica com 2x1gb em Dual Channel + 1gb stand alone ...

não sei pq querem sempre DC aos pares .. podem ter DC com 3 dimms .. 2 em DC e um sozinho ...
 
ou compra 2x1gb e fica com 2x1gb em Dual Channel + 1gb stand alone ...

não sei pq querem sempre DC aos pares .. podem ter DC com 3 dimms .. 2 em DC e um sozinho ...

a minha board apenas permite DC aos pares, se tiver apenas 3 módulos o DC vai à vida... não sei se será assim em todos os casos, poderá variar de board para board...
 
Pois... A minha dúvida é exactamente essa: o tal double data rate. Neste momento, por ter só um DIMM, tenho isto a correr a 400. Como não preciso de toneladas de memória (o kubuntu mal pede mais de 500MB com tudo a cache e com o firefox a bombar) e, como o aumento de RAM é para usar em virtualização, a mim interessa-me mais ter as memórias a 800 do que usar só 1/6 do RAM à mesma velocidade.

No manual da minha placa-mãe só tocam em cenários de 1 DIMM, 2 DIMMs e 4 DIMMs. Será que ao colocar 3 DIMMs não sou capaz de abrir um buraco no tecido espaço-temporal?
 
Back
Topo