duvida

tommy v.

Hard BOINC
estou a pensar instalar o linux no portatil que tem o windos xp.
queria saber que distribuicao de linux e que aconselham e que desse tambem para usar o beryl e manter o windows xp.
ja agora que nao seja muito pesado

estava a pensar usar o sabayon linux
 
Última edição:
Quase todas devem dar para o beryl. Se és novato, aconselho-te OpenSuse ou Ubuntu. Se queres ser um verdadeiro linux user, tenta Slackware (ou Zenwalk) ou Gentoo. Existem mais, é só procurares uma que vá de encontro às tuas necessidades como utilizador.

distrowatch.com -> Podes ver aqui as vários distros

Eu uso Slackware para trabalhar e OpenSuse para relaxar :)
 
Mas o gentoo nao e um bocado dificil de configurar? em termos de reconhecimento de hardware.
É que o no site do sabayon diz que ele reconhece quase todo.

o unbutu instalei num pc e teve problemas a reconhecer o hardware como o leitor de cd e pens
 
Última edição:
Mas o gentoo nao e um bocado dificil de configurar? em termos de reconhecimento de hardware.
É que o no site do sabayon diz que ele reconhece quase todo.

o unbutu instalei num pc e teve problemas a reconhecer o hardware como o leitor de cd e pens

Isso do ubuntu é um bocado estranho, também convém instalares sempre distros de DVD para ter bastante drivers e programas.

Quanto ao gentoo, é um bocado dificil de configurar no inicio, alias como todos as distros para utilizadores avançados, requerem mais tempo do utilizador, mas se queres uma cena fácil, mete openSUSE não te arrependes.
 
se calhar o problema com o outro pc foi ese e que eu usei a versao de cd.
e vou usar o opensuse que eu nao percebo nada de comandos de linux

se calhar vou mesmo fazer 2 particoes no disco para ficar tambem com o xp.
Depois para escolher o Sistema operativo quando se liga o pc e preciso alguma coisa ou fica ja feito nas particoes?
 
se calhar o problema com o outro pc foi ese e que eu usei a versao de cd.
e vou usar o opensuse que eu nao percebo nada de comandos de linux

se calhar vou mesmo fazer 2 particoes no disco para ficar tambem com o xp.
Depois para escolher o Sistema operativo quando se liga o pc e preciso alguma coisa ou fica ja feito nas particoes?

Crias 2 partições, numa instalas o Windows, na outra DEPOIS instalas o openSuse, depois na instalacao do opensuse tem uma parte que diz GERENCIAMENTO DE ARRANQUE, escolhes GRUB e MBR e pronto,d epois aparece te um menu sempre que ligares o pc para puderes escolher qual o s.o. que queres iniciar.

Aconselho-te a leres alguma coisa acerca da instalação do openSuse, para depois não teres surpresas :-D
 
Crias 2 partições, numa instalas o Windows, na outra DEPOIS instalas o openSuse, depois na instalacao do opensuse tem uma parte que diz GERENCIAMENTO DE ARRANQUE, escolhes GRUB e MBR e pronto,d epois aparece te um menu sempre que ligares o pc para puderes escolher qual o s.o. que queres iniciar.

É isso tudo, mas cuidado que o OpenSuse é um bocado pesado, portanto se tiveres uma máquina mais fraquinha opta pelo Ubuntu ou Fedora
 
Última edição:
obrigado aos dois

vou instalar antes o ubuntu ja que ja tenho o cd, e antes vou ler algumas coisas claro:-D

so mais uma coisa, como eu tenho o windows instalado a particao dele deve tara a ocupar o disco todo, quando for fazer para o linux posso diminuir a do windows ou tenho de o instalar de novo?
 
Sim, podes alterar o espaço de cada partição. Prepara-te para ler muita coisa sobre Ubuntu, muitas coisas estão meio refundidas pela net.

ATI e Linux não dão muito bem, e para além disso vais instalar num portátil... Prepara-te para ler muito.
 
Tive a ler e dizem que a umas drivers para as placas ati nao oficias mas essas drivers sao so para o linux o windows utiliza as que tenho instaladas da ati ?

Mas a probelmas em instalar num portatil?
 
As drivers que tens em Windows, não têm absolutamente nada a ver com o que tens em Linux, são completamente independentes, em principio podes usar as drivers open source na boa, se tiveres problemas instalas as ATI (No Ubuntu não tem nada que saber), mas atenção que o desempenho das drivers open source é fraquinho, nada de jogos 3D, mas dão para correr o beryl sem grande sobressaltos, com as oficiais tens que instalar o XGL para correres o beryl, com Aiglx não funciona.

Quanto à instalação ser feita num portátil ou não, não existe grande diferença, a única coisa é o wireless, mas pela experiência que tenho o Ubuntu detecta tudo direito 99% das vezes, o único problema que tive na instalação de Ubuntu no meu portátil foi o leitor de cartões, de resto tudo a 100%, o mesmo se passou com o OpenSuse, apenas o Fedora não me detectou convenientemente o wireless, mas não foi nada que não se resolvesse.
 
obrigado!

Vou tentar instalar o linux em principio o sabayon porque pelo que diz o site reconhece bastante hardware. e penso que ja tem esas drivers para ati.

Como vou copiar as coisas importantes para dvds se alguma coisa correr mal sempre o posso formatar e instalar o windows outra vez lol
 
Última edição:
Back
Topo