Dúvidas com a Cânon 1000D

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FAGomes

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Bons dias, 1º que tudo gostaria de dar os parabéns aos foristas pela qualidade de informação que aqui encontrei.

Após ter lido todo o post “dicas em modos manuais” tentei colocar ai esta questão, no entanto como consegui abri este novo post, peço desculpa se incorrectamente.
Venho assim expor aqui algumas dúvidas na expectativa que me possam ajudar com a vossa experiência.
Possuía uma maquina compacta Canon PowerShot A720 IS que sempre utilizei em modo manual, e como infelizmente (pois gostava muito da maquina) a perdi, ao procurar uma substituta optei por reentrar no mundo das reflex, agora digitais.

Assim, adquiri uma Canon 1000D, só o corpo, estando por enquanto a utilizar as antigas lentes EF 28-80 e EF 80-200 da minha anterior eos, ainda analógica.
Apesar de no geral estar muito satisfeito com a qualidade das imagem desta maquina há alguns pontos com os quais estou insatisfeito (possivelmente por erro meu , visto que não passo de um interessado por fotografia), por isso solicitar a vossa ajuda, pois julgo existirem “truques” para resolver estes problemas.

A questão prende-se a fotografias interiores com a convencional luz tungsténica como ambiente.
Ao tirar fotos a um móvel em nogueira cheio de “rococos”, iluminado pela supracitada iluminação reparei que o metering da 1000D é completamente disparatado, que ao ser tido em conta provoca uma fotografia extremamente sobre-exposta, ficando o armário a parecer um “candeeiro”, com o devido exagero. Claro que em manual a situação é controlável, não ligando nenhuma ao que ela indica, mas em funções de Tv ou Av fico com um problema real.
Sem qualquer exagero, para ter a fotografia semelhante ao que realmente vejo, tenho de em manual forçar um suposto Dial de -3 ou -3,5, ora nas referidas funções mesmo forçado o dial a -2 (afinal os -5 + 5 das Nikon sempre são úteis), como a máquina me auto-regula um dos factores a fotografia fica sempre sobre-exposta. (isto é normal?)
Como ainda não tenho o flash externo (próxima aquisição, ando de olho no nissin que aqui foi comentado, a 2ª será uma lente 50mm com f 1.8) só consigo mesmo tirar a foto em manual pois o flash embutido, mesmo configurado para -2 acaba sempre por iluminar excessivamente as partes redondas da madeira.
A nível do metering, medindo a luz na parede branca atrás do móvel e ajustando a exposição para o 0 indicado pela máquina, e focando posteriormente o armário, num enquadramento em que nem sequer aparece parede, e não mexendo em nada, (passando o metering para -2) foi como consegui tirar fotos mais reais.
Em todos os isos a maquina me sobre-expõem a imagem.
Será possível que para fotografar interior com luzes tungsténicas necessite sempre de utilizar o manual? É que o Av e Tv poderão dar muito jeito em fotos de festas etc...
Outra dúvida que tenho é relacionada com a focagem manual, na minha eos analógica eu podia em modo manual definir a distância de focagem, estando o AF das lentes desligadas, esta julgo que não tem essa opção, assim ao desligar o autofocus das lentes não consigo focar. Há alguma função que eu não tenha reparado?

Ps: o WB para este tipo de luz é uma obscenidade, mas .......viva o photoshop, e neste campo de todas as máquinas que experimentei nenhuma ficava top, mas pronto, com o WB pessoal este problema deve ficar resolvido, eu é que ainda estou a aprender a ajusta-lo (pois é com base numa fotografia anteriormente tirada) e ainda fica ou 8 ou 80, mas hei-de lá chegar, dá é muito trabalho.
Desculpem o testamento, e desde já agradeço os futuros comentários a este post e todos os anteriores que já tanto me auxiliaram.
FG
 
Última edição pelo moderador:
Podias postar uma foto de exemplo (de preferência com a informação de EXIF preservada)?

Os teus problemas ocorrem usando o flash incorporado?

Qual é o modo de metering que estas a usar?

Qual o Picture Style que estas usar?

Quanto ao foco manual, pensava que nas Canon bastava desligar o AF na lente. Mas quem tiver Canon que se pronuncie.

Não conheço nenhum AWB que acerte a 100% com o WB da luz artificial, sobretudo tungsténio. Mesmo o preset "tungstenio" (3200ºK) costuma ficar perto, mas não a 100%. Se o WB te dá dores de cabeça faz com eu: usa RAW e não pensas mais nisso :) Se quiseres à força usar JPEG, convém fazer um WB custom.
 
Caro strobe, obrigado pelo comentário.

Sim de facto em raw esse problema fica resolvido.
Infelizmente as fotos foram apagadas pois acabei por a tirar em manual, só que como tenho pouca prática nos programas semi-automáticos e automático andei a experimentar.

Achei foi estranho o metering dar-me valores tão elevados, apesar das condições, luz tungsténica , e pouca.
Em relação ao metering usei sobretudo o matricial mas tentei os 3, como o motivo era só o móvel não notei grande diferença, a sobre-exposição acontecia sempre, isto nos semi automáticos claro, pois elas ajusta um dos valores.
Em automático nem se fala, além de sobre-exposto ela ainda sacava o flash que lhe dava cá uma chapa de todo o tamanho. (é possível forçar ela a desligar o flash em modo automático, tb não consegui?)

O flash utilizado foi de facto o incorporado mas ai é natural que os redondos da madeira ficassem mais iluminados, pode ser controlado e pouca luz mas é sempre mais luz que só a luz ambiente, sendo aquilo madeira com cera... fica sempre um brilho.

O facto da sobre-exposição é que me deixou mais preocupado, pois em modos semi automáticos simplesmente não consegui tirar uma sem iluminação a mais, dá ideia que sendo o ambiente escuro e o motivo em madeira mais ou menos tb escura ela coloca luz a mais para realçar a peça (até pode ser útil, mas ali eu queria tirar o que se estava a ver, e a cor..)

Em relação á lente é verdade o que diz, desliga-se o AF na lente, mas ai não foca, eu na analógica desligava o AF e depois dizia que queria que foca-se a 1m, 2m, etc.... os objectos que estavam a essa distancia ficavam focados os outros não, nesta ainda não consegui fazer isso, mas deve ser burrice.
FG
 
Última edição:
Em relação á lente é verdade o que diz, desliga-se o AF na lente, mas ai não foca, eu na analógica desligava o AF e depois dizia que queria que foca-se a 1m, 2m, etc.... os objectos que estavam a essa distancia ficavam focados os outros não, nesta ainda não consegui fazer isso, mas deve ser burrice.

Tens de focar manualmente! Rodando o anel de focagem.
Que eu conheça, não existe essa opção pré-definida para focar a x distância.
 
Em automático nem se fala, além de sobre-exposto ela ainda sacava o flash que lhe dava cá uma chapa de todo o tamanho. (é possível forçar ela a desligar o flash em modo automático, tb não consegui?)

Por definição o modo automático a decisão de usar flash ou não é também automática. Mas no modo P deve dar para desligar o flash.

O flash utilizado foi de facto o incorporado mas ai é natural que os redondos da madeira ficassem mais iluminados, pode ser controlado e pouca luz mas é sempre mais luz que só a luz ambiente, sendo aquilo madeira com cera... fica sempre um brilho.

Mas o flash incorporado disparou sempre?

O facto da sobre-exposição é que me deixou mais preocupado, pois em modos semi automáticos simplesmente não consegui tirar uma sem iluminação a mais, dá ideia que sendo o ambiente escuro e o motivo em madeira mais ou menos tb escura ela coloca luz a mais para realçar a peça (até pode ser útil, mas ali eu queria tirar o que se estava a ver, e a cor..)

É por isso que gostava de ver um exemplo. Visto que toda a cena é naturalmente "escura" é normal que a foto fique algo sobre-exposta se não levar compensação. Mas mesmo assim -3 EV parece-me exagero.

Em relação á lente é verdade o que diz, desliga-se o AF na lente, mas ai não foca, eu na analógica desligava o AF e depois dizia que queria que foca-se a 1m, 2m, etc.... os objectos que estavam a essa distancia ficavam focados os outros não, nesta ainda não consegui fazer isso, mas deve ser burrice.

O anel de focagem da lente pode não ter é uma escala graduada em metros. Mas a focagem manual é isso mesmo: poe-se lente a focar a 1m e o que estiver a 1m fica focado.

Ou então não estou a entender o que queres dizer.

Não sei como será na Canon, mas na Nikon existe a função "trap focus": focas manualmente a 1m e carregas no obturador mas a máquina não dispara logo, só dispara quando o motivo estiver a exactamente 1m.
 
k ISO estas a usar? se estas a usar flash e proximo do movel forca um ISO baixo, senao o flash vai acabar por keimar a foto td.

Nos modos criativos (P, Tv, Av, M, A-Dep) o flash so dispara se o soltares (carregares no botao). Nos modos automaticos so nao dispara no modo que tem o simbolo do flash proibido, nos restante se tiver pouca luz ele dispara automaticamente.

Que compensacao estas a usar? compensacao de exposicao ou compensacao de flash? e k podes estar a dar compensacao negativa de exposicao mas se o flash tiver mt forte vai ficar com uma bela chapa de luz no movel... tenta compensacao de flash negativa. de ***** forma ja se sabe k o flash builtin nao e grande espingarda, especialmente se tiveres mt proximo ou mt afastado.

em relacao ao WB, forca tungsten, se mm assim nao der cria o teu preset ou usa raw e corrige em PP :)
 
É por isso que gostava de ver um exemplo. Visto que toda a cena é naturalmente "escura" é normal que a foto fique algo sobre-exposta se não levar compensação. Mas mesmo assim -3 EV parece-me exagero.

Dependendo do castanho que é -3EV pode ser perfeitamente normal. Uma cena preta pode levar a máquina a cometer um erro até praticamente dois stops.

Já agora, é um móvel envernizado/encerado, certo? O verniz/cera é um material que produz reflexos directos, por isso parte do "sobre-exposto" pode ser reflexo do envolvente (paredes brancas? a própria fonte de luz?). Nesse caso, sendo madeira, é possível que dê para eliminar com um polarizador. Ou se a causa for a fonte de luz, é uma questão de a tentar reposicionar.

Em relação aos ajustes, tenta arranjar um cartão cinza calibrado a 18%, usa Custom WB e tranca a exposição. À falta de melhor tenta imprimir um.
 
Última edição:
Maus uma vez obrigado pela ajuda,

Caro strobe, o flash disparou apenas em modo aromático e quando o fez nos outros modos foi por opção minha, a tentar melhores resultados, sempre forçado ao mínimo mais para compensar a luz amarela do que propriamente para a iluminar mais, mas sendo o da maquina… era directinho para o móvel…. Isso …. São tentativas de quem não sabe.

“É por isso que gostava de ver um exemplo. Visto que toda a cena é naturalmente "escura" é normal que a foto fique algo sobre-exposta se não levar compensação. Mas mesmo assim -3 EV parece-me exagero.”

Pois tb acho demasiado dai achar que ou estou a errar ou há truques par estes casos que eu desconheça.

“O anel de focagem da lente pode não ter é uma escala graduada em metros. Mas a focagem manual é isso mesmo: poe-se lente a focar a 1m e o que estiver a 1m fica focado.”

Pois, lembro-me da antiga do meu pai que tinha essa escala na lente, estas não têm, mas analógica era no corpo que eu definia a distancia de focagem, pode ser que nesta seja apenas por ajuste de lente, mas para mim, isso sem escala e sem definir na maquina é capaz de nã ser fácil…… vou tentar e ter olhinho.

Caro worlord

“Nos modos automáticos só não dispara no modo que tem o símbolo Nos modos automáticos só não dispara no modo que tem o símbolo do flash proibido,

É exactamente esse botão que eu não encontro (o símbolo do flash proibido.

Relativamente à compensação usei as duas a do dial a -2 e ade flash também, forçada no menu (aqui sim devo estar a fazer asneira, mas a cena não necessita de flash porque se trata de um móvel ( hihihi estático) e eu estava com tripé.
O flash foi experimentar compensar a luz demasiado amarela por não ter gostado muito do wb.

Caro Rui

“O verniz/cera é um material que produz reflexos directos, por isso parte do "sobre-exposto" pode ser reflexo do envolvente (paredes brancas? a própria fonte de luz?). Nesse caso, sendo madeira, é possível que dê para eliminar com um polarizador. Ou se a causa for a fonte de luz, é uma questão de a tentar reposicionar.”

Pois, é encerado sim.

Mas o enquadramento era só o móvel, as paredes brancas terão assim tanta influencia? Com a exposição ajustada para o metering da parede branca e enquadrando apenas o móvel em M sem flash foi de facto aonde obtive melhores resultados….

Mas estando no enquadramento apenas o móvel ela não devia entrar com parâmetros de luminosidade das paredes pq não estão na cena…. Não sei.


Agora se calhar penso que se houvesse parede… essa estaria queimada… ou então não, faria uma média e possivelmente o móvel estaria mais real…ui….ui,


“Dependendo do castanho que é -3EV pode ser perfeitamente normal. Uma cena preta pode levar a máquina a cometer um erro até praticamente dois stops.”

Posso e devo estar a errar, mas na situação que descrevi, os 2 stops que foram forçados no dial nas funções semi-automáticas não fora suficientes…. Mas claro devo ter errado em alguma coisa.

Mas mesmo mo manual, onde tirei a foto mais parecida com o meu olhometro estaria a cerca de 3 stops baixo do meterimg.

os meus agradecimentos, FG
 
Última edição pelo moderador:
[URL="http://forum.zwame.pt/member.php?u=137332"]FAGomes[/URL]: Pela segunda escreves um post com letra branca. Não o faças sff. Há pessoas que não usam skin preta e com letra branca torna-se impossível ler. Obrigado.

Peço desculpa pensei que tivesse de ser assim para ser visto em fumdo preto…
Já agora aproveito, pois não estava a conseguir fazer replly…

Caro Rui Marto

Acredite que em questão de fotografia levo isto apenas por gosto, os ,meus conhecimentos são escassos. Resumem-se a uns livros e tentar fazer o que quero, tentar dominar a máquina, por assim dizer, e….poucas vezes ganho, ….. como sou eu que decido dou muitas vezes um empate técnico (mas sei que perdi).

Como vê o meu material é parco, por isso pergunto»

polarizador ? é um filtro?

Já gora reforço a questão da focagem manual da lente (isto dá-se a mão, pede-se logo o braço) pode ser do cansaço mas realmente estive a experimentar e não consegui focagens, não há escala na lente a maquina não define a distancia , como a EOS 500N analógica ou a PowerShot A720 IS, sinto-me á deriva…, só se foca a olhometro?



Mas…………………..como? sem qualquer referencia?
FG

PS .. peço desculpa po escrver a branco mas a preto não vejo o escrevo? falta luz.. hihihi
 
Última edição:
Pois, é encerado sim.

Mas o enquadramento era só o móvel, as paredes brancas terão assim tanta influencia? Com a exposição ajustada para o metering da parede branca e enquadrando apenas o móvel em M sem flash foi de facto aonde obtive melhores resultados….

Mas estando no enquadramento apenas o móvel ela não devia entrar com parâmetros de luminosidade das paredes pq não estão na cena…. Não sei.

Estou a falar de reflexos. Ou seja, a parede não está no enquadramento, mas a cera do móvel reflecte parcialmente a parede, daí ficar ainda mais clara.
E isto não tem nada a ver com metering. Se olharmos para um espelho que tenha uma parede branca à frente, não vemos o espelho branco por estarmos a ver o reflexo da parede? A cera causa o mesmo efeito na foto, mas apenas parcialmente.

Outra coisa, se o flash está por cima da lente e se estiver bem de frente para o móvel, coloca-se também o problema da fonte de luz estar a reflectir. Das duas uma, ou se tira a foto ligeiramente de lado, para o flash não reflectir de volta, ou então não se usa flash.

Atenção também que tentar corrigir cores com flash é má ideia. Em modos automáticos a máquina vai sempre tentar captar luz ambiente e pior do que luz amarela (que é corrigível) é ficar com mistura de luzes, visto que o flash é "azul".

Agora se calhar penso que se houvesse parede… essa estaria queimada… ou então não, faria uma média e possivelmente o móvel estaria mais real…ui….ui,
Sim, em modo matricial, aparecendo uma boa parte de parede, a máquina deveria compensar e fazer tipo uma média.
No entanto é uma questão de se dar compensações, é para isso que elas servem. Configurando a exposição para -1EV ou pouco menos, já-se deve obter resultados melhores.

“Dependendo do castanho que é -3EV pode ser perfeitamente normal. Uma cena preta pode levar a máquina a cometer um erro até praticamente dois stops.”

Posso e devo estar a errar, mas na situação que descrevi, os 2 stops que foram forçados no dial nas funções semi-automáticas não fora suficientes…. Mas claro devo ter errado em alguma coisa.

Eu quando li aquilo percebi -1/3EV. -3EV sim, é fora do normal. Mas como expliquei acima, o problema pode não ser a exposição, mas sim uma enorme quantidade de reflexos directos.
Também há que ter em conta que a compensação é para a exposição de luz ambiente. Os flashes têm compensação em separado. Deve estar algures enterrado no menu do flash interno.


Acredite que em questão de fotografia levo isto apenas por gosto, os ,meus conhecimentos são escassos. Resumem-se a uns livros e tentar fazer o que quero, tentar dominar a máquina, por assim dizer, e….poucas vezes ganho, ….. como sou eu que decido dou muitas vezes um empate técnico (mas sei que perdi).

Como vê o meu material é parco, por isso pergunto»
Não é uma dSLR? Então chega e sobra para o efeito... :)

polarizador ? é um filtro?

Sim. Polarizador é um filtro que serve para eliminar reflexos de luz polarizada.

Já gora reforço a questão da focagem manual da lente (isto dá-se a mão, pede-se logo o braço) pode ser do cansaço mas realmente estive a experimentar e não consegui focagens, não há escala na lente a maquina não define a distancia , como a EOS 500N analógica ou a PowerShot A720 IS, sinto-me á deriva…, só se foca a olhometro?

Não, a lente deve ter escala. Outra hipótese é colocar uma folha branca à frente do móvel, trancar a focagem e tirar a folha. A máquina em princípio consegue focar se for apontada à berma da folha com o ponto AF central.

Peço desculpa pensei que tivesse de ser assim para ser visto em fumdo preto…
Já agora aproveito, pois não estava a conseguir fazer replly…

Se não usares cor, o texto aparece sempre na cor contrária à do fundo, quer seja fundo branco ou preto.

Já agora, para responder com citações, é mais fácil usar o botão que diz "Quote" no post que quer citar, ou então o "Q+" no caso de querer citar vários posts.
 
Mas custa tanto assim fazer um re-take para nos ilustrar com um exemplo do problema? Afinal estamos a falar em fotografia digital...

Eu quando li aquilo percebi -1/3EV. -3EV sim, é fora do normal.

Ah! Já estava a estranhar! Nunca na vida usei uma compensação de -3EV, mas pronto, pensei que fosse do metering da Canon.

Não, a lente deve ter escala.

Mas qual foi a lente usada? A 28-80? Pelo que vi, a versão sem USM (Canon EF 28-80mm f/3.5-5.6 II) não tem escala de distância. É daquelas que tem um anel de foco minúsculo como a 18-55 (e é quase certo que o elemento frontal roda, logo complica o uso de polarizadores). A versão com USM essa sim tem uma janela com escala de distância.

O mesmo acontece com a 80-200 (Canon EF 80-200mm f/4.5-5.6 II)
 
Mas custa tanto assim fazer um re-take para nos ilustrar com um exemplo do problema? Afinal estamos a falar em fotografia digital...QUOTE]


Eu já apaguei as que tirei, mas vou tentar recriar a situação e colocar aqui as fotos


A lente é a Canon EF 28-80mm f/3.5-5.6, que era a lente de kit que vinha com a 500n
 
Hoje fui tentar tirar as mesmas fotos em condições idênticas.

Tirei, conforme tinha descrito e mal as passei para o computador reparei em qual foi o meu erro.

O que aconteceu foi que nesta foto, e até agora só me aconteceu nesta foto, ao ver a imagem no lcd da máquina ela parece estar sobre-exposta, e assim reduzi a abertura até esta imagem ficar como pretendia, forçando valores a -2.

Quando passei as fotos para o computador dei logo pela asneirada, pois aquelas que pareciam sobre-expostas no ldc da máquina afinal não estavam e aquelas em que forcei aberturas menores estavam escuríssimas, apesar de no lcd da máquina parecerem bem.

Mas como referi só com esta imagem é que isto me aconteceu, nas restantes o lcd da maquina é bastante fiel á que aparece no computador.

Peço desculpa pelo tempo que vos fiz perder.

Ps, deixo a tal imagem que deu origem a tudo isto. (ainda assim está com reflexos a mais, na realidade não tem tantos e, por favor não liguem ao enquadramento).




Model Canon EOS 1000D
Exposure time 1.6 s
F-number f/3.5
Exposure program Manual
ISO speed ratings 400
Component config YCbCr
Shutter speed value 1.610490 s
Aperture value f/3.5
Exposure bias value 0
Metering mode Center Weighted Average
Flash Flash did not fire [off]
Focal length 28 mm
 
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tens o brilho do LCD em k posicao? tens de ajustar à luz ambiente, eu tenho o meu no 2º nivel (quase minimo) dentro de casa, chega perfeitamente, mas se estiver na rua com sol as fotos parecem todas subexpostas, se aumentar o brilho para ficar bem na rua kando chega a casa parecem todas sobreexpostas, e para isso que existe o modo em k ves o histograma da fotografia, ai independente do brilho do LCD sabes se a foto ficou boa ou ma.
 
Bem eu acho que só consegues o que queres, ou seja uma luz uniforme com reflectores e difusores e coisas do género. No meu entender esses reflexos são mais do que normais. Mas se tiver errado corrijam-me.
 
Peço desculpa pelo tempo que vos fiz perder.

Pela parte que me toca, desculpas aceitas ;-)

Como podes ver, bastou mostrar um exemplo e tu próprio resolveste o problema.

Quanto ao resultado que pretendes, penso que essa foto como ponto de partida está boa. Precisa é de mais contraste. Dava-lhe só uma compensação +1/3 ou +2/3 EV e depois puxava as sombras em post-processamento.
 
Última edição:
Desculpa estar a meter-me no meio do problema sem dar grande contribuição, mas ao ler as dicas do pessoal fiquei sem perceber porque que é melhor um cartao cinza em vez de branco...

Como se chama a isto fazer o "ajuste de brancos" pensei que o ideal fosse pegar num cartao branco para calibrar, eu normalmente uso uma folha de impressora para o fazer.

E desculpa, mas pode ser também a duvida de mais pessoal. Rui, se nao te importares, explica-me isso sff.

Em relação aos ajustes, tenta arranjar um cartão cinza calibrado a 18%, usa Custom WB e tranca a exposição. À falta de melhor tenta imprimir um.
 
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