Dúvidas com o 3D Studio Max (fundo transparente)

DJ Drum`n

Power Member
Boas pessoal,

Já não vinha aqui à muito tempo e estou a ver que isto levou algumas alterações. Contudo acho que deveriam ter uma parte para o design, seja a nível de grafismo 3D como a nível de design de fotos/imagens.

Isto porque tenho esta dúvida e não sabia onde a colocar. Então aqui vai.

Estou prestes a fazer um site novo e quero fazer uma animação em 3D, com algo simples, para ver se depois ponho no site. A minha dúvida é, como é que eu posso fazer algo tão simples como colocar o fundo em transparente? E, consequentemente, exportar como imagens PNG ou GIF. Eu consigo fazer o render de imagens JPG, TIF ou BMP mas como PNG ou GIF não sei.

Já agora, estou a usar a versão 9.

Se alguém me puder ajudar, ficava agradecido. Ah e era bom que este fórum tivesse realmente essa area exclusiva para este tipo de coisas, assim escusava de ir a fóruns brasileiros e, quem sabe, um dia isto não se tornaria também conhecido por isso! :)

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Boas,

Tens dois foruns portugueses onde podes colucar esse tipo de duvidas.

http://forum.cgartdomain.com/ que tem um pouco de tudo o que é computação grafica

e o http://www.dimensao3.com/forum/index.php que é mais virado para o 3D. Aqui quase de certesa que te vão desenrascar.

entretanto faz o render da animação em targa. Tive um problema como max e ainda nao o reinstalei aqui no portatil, por isso nao posso confirmar se tens de alterar mais alguma coisa nas opções basicas de render. Mas grava um frame da animação em targa e mete-o no flash a ver se tem o fundo ou não. Ja não me lembro bem, mas tenho quase a certesa que basta gravar cada frame em targa para o fundo não vir atrelado. A ultima vez que fiz isso foi o ano passado.

Se resultar, passa toda a sequencia de frames para o flash que ele pergunta logo se queres organizar aquilo como uma serie de imagens. E puff tá resolvido! espero... :P
 
Ou então se for depois para editar com o After Effects (e possivelmente outro editor de vídeo de gama mais pro) podes se a tua animação tiver um fundo de uma só cor mete-lo transparente no AE. Pior é se o tom do background for igual a algum do objecto animado, mas isso também se resolve com mascaras...
Mas sim o targa tem o alpha channel ;)
 
Se com o targa não der, pode fazer isso. Mas o targa dá quase de certesa. A minha duvida era se era necessário fazer alguma alteração nos settings de render. Mas acho que não.
 
Bom, antes de mais obrigado por todas as ajudas.

Pouco tempo depois de ter inserido o post a colocar a questão consegui solucionar o problema. Peço desculpa não ter dito nada a dizer que já estava resolvido.

É mesmo muito fácil, é só configurar as opções do Render para remover o background e depois guardar o ficheiro como PNG.

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Depois se poderes bota ai o resultado :)

Peço desculpa a demora mas não tenho andado com tempo e como tal, não tenho feito nada no 3DSM.

Mas fiz uma simulação, vou inserir aqui a ver se fica sem fundo:

teste.png

E este foi um projecto que comecei mas depois de formatar a maquina perdi o ficheiro do 3DSM e só tenho um em que o prato está praticamente no inicio, mas já ia nisto:

prato.jpg


Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Sempre ficou com o funda transparente! :)

O Projecto parece-me bem!

Pois, convem fazer backups! Ou pelo menos ter duas partições e gravar sempreos saves numa partição so para data.
 
Re-instalar...

Boas pessoal!

A algum tempo atras arranjei uma licença de estudante para o 3D studio max, 10 creio eu.
acontece que tive de formatar o pc e agora não consigo fazer download do programa novamente, o site da autodesk não tem sequer essa opçao apenas tem registado que fiz o download uma vez...
uma ajudinha??:)
 
Pessoal, para não abrir um novo tópica, pergunto aqui.

Eu ao fazer render, só me aparece parte do objecto... alguem sabe me dizer o porque?
 
Boas,

Entretanto resolvi o problema, mas esperei que me dessem atenção para perguntar outra coisa relacionadaxD

O problema estava relacionado com as Normals... Fiz o flip e já parece.
(Um exemplo simples de explicar o que acontecia. Uma caixa. O render por fora aparecia a caixa normal, por dentro não aparecia nada.)

Mas não dá para aparecer nos dois lados?
 
Back
Topo