1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas com o 3D Studio Max (fundo transparente)

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por DJ Drum`n, 27 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 9337)

1. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

Boas pessoal,

Já não vinha aqui à muito tempo e estou a ver que isto levou algumas alterações. Contudo acho que deveriam ter uma parte para o design, seja a nível de grafismo 3D como a nível de design de fotos/imagens.

Isto porque tenho esta dúvida e não sabia onde a colocar. Então aqui vai.

Estou prestes a fazer um site novo e quero fazer uma animação em 3D, com algo simples, para ver se depois ponho no site. A minha dúvida é, como é que eu posso fazer algo tão simples como colocar o fundo em transparente? E, consequentemente, exportar como imagens PNG ou GIF. Eu consigo fazer o render de imagens JPG, TIF ou BMP mas como PNG ou GIF não sei.

Já agora, estou a usar a versão 9.

Se alguém me puder ajudar, ficava agradecido. Ah e era bom que este fórum tivesse realmente essa area exclusiva para este tipo de coisas, assim escusava de ir a fóruns brasileiros e, quem sabe, um dia isto não se tornaria também conhecido por isso! :)

Cumprimentos,
    Pedro Lima

2. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

Boas,

Tens dois foruns portugueses onde podes colucar esse tipo de duvidas.

http://forum.cgartdomain.com/ que tem um pouco de tudo o que é computação grafica

e o http://www.dimensao3.com/forum/index.php que é mais virado para o 3D. Aqui quase de certesa que te vão desenrascar.

entretanto faz o render da animação em targa. Tive um problema como max e ainda nao o reinstalei aqui no portatil, por isso nao posso confirmar se tens de alterar mais alguma coisa nas opções basicas de render. Mas grava um frame da animação em targa e mete-o no flash a ver se tem o fundo ou não. Ja não me lembro bem, mas tenho quase a certesa que basta gravar cada frame em targa para o fundo não vir atrelado. A ultima vez que fiz isso foi o ano passado.

Se resultar, passa toda a sequencia de frames para o flash que ele pergunta logo se queres organizar aquilo como uma serie de imagens. E puff tá resolvido! espero... :P

3. Pretender

Pretender Power Member

Ou então se for depois para editar com o After Effects (e possivelmente outro editor de vídeo de gama mais pro) podes se a tua animação tiver um fundo de uma só cor mete-lo transparente no AE. Pior é se o tom do background for igual a algum do objecto animado, mas isso também se resolve com mascaras...
    Mas sim o targa tem o alpha channel ;)

4. foxymophandlema

Se com o targa não der, pode fazer isso. Mas o targa dá quase de certesa. A minha duvida era se era necessário fazer alguma alteração nos settings de render. Mas acho que não.

5. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

Bom, antes de mais obrigado por todas as ajudas.

Pouco tempo depois de ter inserido o post a colocar a questão consegui solucionar o problema. Peço desculpa não ter dito nada a dizer que já estava resolvido.

É mesmo muito fácil, é só configurar as opções do Render para remover o background e depois guardar o ficheiro como PNG.

Cumprimentos,
    Pedro Lima

6. foxymophandlema

Depois se poderes bota ai o resultado :)

7. DJ Drum`n

DJ Drum`n Power Member

Peço desculpa a demora mas não tenho andado com tempo e como tal, não tenho feito nada no 3DSM.

Mas fiz uma simulação, vou inserir aqui a ver se fica sem fundo:

E este foi um projecto que comecei mas depois de formatar a maquina perdi o ficheiro do 3DSM e só tenho um em que o prato está praticamente no inicio, mas já ia nisto:

Cumprimentos,
    Pedro Lima

8. foxymophandlema

Sempre ficou com o funda transparente! :)

O Projecto parece-me bem!

Pois, convem fazer backups! Ou pelo menos ter duas partições e gravar sempreos saves numa partição so para data.

9. Dark Legend

Dark Legend I folded Myself

tenho uma duvida. Como é que se muda as unidade para metros milimetros centimetros

10. foxymophandlema

Costumize -> Units setup

11. DGodinho

DGodinho Power Member

Assim de repente nas opções de render é activar o alpha channel.

12. Re-instalar...

Boas pessoal!

A algum tempo atras arranjei uma licença de estudante para o 3D studio max, 10 creio eu.
    acontece que tive de formatar o pc e agora não consigo fazer download do programa novamente, o site da autodesk não tem sequer essa opçao apenas tem registado que fiz o download uma vez...
    uma ajudinha??:)

13. X-Blitz

X-Blitz Magazine Addicted

Pessoal, para não abrir um novo tópica, pergunto aqui.

Eu ao fazer render, só me aparece parte do objecto... alguem sabe me dizer o porque?

14. Pedro.Malheiro

Pedro.Malheiro Power Member

mostra um printscreen para vermos o que aparece e como esta no programa.

15. X-Blitz

X-Blitz Magazine Addicted

Boas,

Entretanto resolvi o problema, mas esperei que me dessem atenção para perguntar outra coisa relacionadaxD

O problema estava relacionado com as Normals... Fiz o flip e já parece.
    (Um exemplo simples de explicar o que acontecia. Uma caixa. O render por fora aparecia a caixa normal, por dentro não aparecia nada.)

Mas não dá para aparecer nos dois lados?

16. Pedro.Malheiro

Pedro.Malheiro Power Member

nos inicios ja me aconteceu isso tambem :p tens tambem a opcçao de force 2 side-materials

Partilhar esta Página