Duvidas de Excel com Vlookup/Procv

Meje

Power Member
Eu tenho (infelizmente) o excel em português, por isso vou utilizar o nome da função em Português "Procv", que corresponde à "Vlookup"

O meu problema é o seguinte:

Estou a fazer uma tabela de cálculo em que tenho uma referencia numérica e uma quantidade. Tipo:

Ref Quant
111 45
456 67
111 34
269 78

E tenho noutra folha uma tabelas com muitos dados e fórmulas para alguns espaços. Essas tabelas têm refências e dão como resultado final um rendimento de trabalho que aparece na mesma linha que a referência, mas na coluna 5, de forma a dar para usar o "procv". Tipo:

Pavimento
111 rendimento: 0,45
(cálculos do rendimento da ref 111)


Paredes
103 rendimento: 0,34
(cálculos do rendimento da ref 145

O que o excel faz é ir a esta segunda folha retirar o valor do rendimento e dividir a quantidade pelo seu valor, dando-me o resultado numa outra coluna.

Ref Qnt Duração
111 45 (=0,45/45)
101 67 (=0)
111 34 (=0,45/34)
269 78 (=0,45/78)


O problema é que se eu não tiver a tabela lá, o excel não devia encontrar nada com o "procv", mas isto só acontece para os valores mais baixos, para os mais altos eles coloca-me o valor do de outra tabela, da mais próxima dessa acho eu. Não percebo este comportamento diferenciado. Está assinalado a vermelho esse problema.

Isto é mesmo assim? É alguma definição do excel?
 
Ja perdeste algum tempo a ler a ajuda do excel? é que lá explica como funcionam as funções, tem exemplos e tb como não dá :D

Não percebi o que quiseste dizer com "tb como não dá".

Não tinha lido (normalmente não me ajuda muito a ajuda do excel), fui lá ler agora e não encontrei nenhuma referencia à minha dúvida...
 
foste um bocado confuso a explicar o teu problema, por isso vou dar o meu ponto de vista:

pelo que percebi, essas "Ref" são valores únicos, certo? que tu usas para procurar o tal "rendimento", certo?

a função "vlookup" (ou procv) só funciona se:
1) as "ref"s forem valores únicos
2) estarem numa tabela organizadas por ordem crescente

Se for esse o caso, então o teu problema é que quando pesquisas uma "ref" que não existe, ele dá-te o valor do rendimento da "ref" mais próxima, em vez de dizer que não existe. correcto?
isso é fácil de resolver, pois é só acrescentares mais um parâmetro à tua formula:
por exemplo: =vlookup(A1;$B$4:$D$8;2;FALSE)
capice?
se nao puseres o último parâmetro, ele assume como seja "TRUE"

acho que é isto!
diz qq coisa se resolvi, ou se não é isto que procuras.
 
que versão do excel ou outra folha de cálculo usas?
é que se for Open Office, é só um F que tens de colocar.
Mas manda-me o ficheiro que eu vejo isso.
 
já falei com o Meje no messenger, e realmente era o FALSE ou FALSO que resolvia o problema.
qualquer dúvida, avisem.

cumps

ps-podem encerrar o tópico
 
Back
Topo