1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas de Excel com Vlookup/Procv

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Meje, 25 de Abril de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 3508)

1. Meje

Meje Power Member

Eu tenho (infelizmente) o excel em português, por isso vou utilizar o nome da função em Português "Procv", que corresponde à "Vlookup"

O meu problema é o seguinte:

Estou a fazer uma tabela de cálculo em que tenho uma referencia numérica e uma quantidade. Tipo:

E tenho noutra folha uma tabelas com muitos dados e fórmulas para alguns espaços. Essas tabelas têm refências e dão como resultado final um rendimento de trabalho que aparece na mesma linha que a referência, mas na coluna 5, de forma a dar para usar o "procv". Tipo:

O que o excel faz é ir a esta segunda folha retirar o valor do rendimento e dividir a quantidade pelo seu valor, dando-me o resultado numa outra coluna.

O problema é que se eu não tiver a tabela lá, o excel não devia encontrar nada com o "procv", mas isto só acontece para os valores mais baixos, para os mais altos eles coloca-me o valor do de outra tabela, da mais próxima dessa acho eu. Não percebo este comportamento diferenciado. Está assinalado a vermelho esse problema.

Isto é mesmo assim? É alguma definição do excel?

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Ja perdeste algum tempo a ler a ajuda do excel? é que lá explica como funcionam as funções, tem exemplos e tb como não dá :D

3. Meje

Meje Power Member

Não percebi o que quiseste dizer com "tb como não dá".

Não tinha lido (normalmente não me ajuda muito a ajuda do excel), fui lá ler agora e não encontrei nenhuma referencia à minha dúvida...

4. l1m0n3s

l1m0n3s Power Member

foste um bocado confuso a explicar o teu problema, por isso vou dar o meu ponto de vista:

pelo que percebi, essas "Ref" são valores únicos, certo? que tu usas para procurar o tal "rendimento", certo?

a função "vlookup" (ou procv) só funciona se:
    1) as "ref"s forem valores únicos
    2) estarem numa tabela organizadas por ordem crescente

Se for esse o caso, então o teu problema é que quando pesquisas uma "ref" que não existe, ele dá-te o valor do rendimento da "ref" mais próxima, em vez de dizer que não existe. correcto?
    isso é fácil de resolver, pois é só acrescentares mais um parâmetro à tua formula:
    por exemplo: =vlookup(A1;$B$4:$D$8;2;FALSE)
    capice?
    se nao puseres o último parâmetro, ele assume como seja "TRUE"

acho que é isto!
    diz qq coisa se resolvi, ou se não é isto que procuras.

5. Meje

Meje Power Member

Acho que percebeste o meu problema. Obrigado pela ajuda mas adicionar o false deixou tudo na mesma...

6. l1m0n3s

l1m0n3s Power Member

que versão do excel ou outra folha de cálculo usas?
    é que se for Open Office, é só um F que tens de colocar.
    Mas manda-me o ficheiro que eu vejo isso.

7. l1m0n3s

l1m0n3s Power Member

já falei com o Meje no messenger, e realmente era o FALSE ou FALSO que resolvia o problema.
    qualquer dúvida, avisem.

cumps

ps-podem encerrar o tópico

Partilhar esta Página