duvidas dual channel

ming.impiedoso

Power Member
Boas.
Estou p/ comprar uma board nova c/ dual channel mas gostava que me esplicassem como é que isso funciona. È que é triste irmos a varias lojas e dizerem-nos n coisas diferentes ou entao saberem menos que nós. Queria comprar já 512MB p/ mais tarde meter mais 512, mas se comprar 2x256Mb p/ funcionar o dual channel como jà me disseram, depois posso meter na mesma 512Mb? (tendo a board 3 slots). È que comprar já 2x512 estoura-me o orçamento.
Outra duvida? Como sei quais as memorias compativeis c/ a board? Estava a pensar na MSI K7N2DELTA-ILSR ( e mandar vir tudo de fora).
Obrigado e fiquem bem.
Domingos
 
Dual channel funciona pela combinação de 2 (ou multiplos) sticks de RAM, que sejam iguais,maximizando-se a largura de banda dos mesmos, tendo o sistema assim, mais performance...
Geralmente, as boards que suportam Dual DDR, assinalam as possiveis combinações através da cor dos slots para as memórias (apesar de ainda não se ter tornado norma, acho eu...)...

Logo, se uma board é Dual DDR, poderá ter 2, 4 ou 6 ( ? ) slots para memórias, com cores diferentes, activando essa tecnologia quando estão ocupados todos os slots da mesma cor...

Obviamente que é preferivel ter 512MB de RAM através de 2 sticks de 256M em Dual DDR, porque será muito mais performante que um só stick de 512MB, não sendo activado assim, o Dual Channel...
 
Eu entendo o teu ponto de vista, queres 512mb agora e depois meter mais 512mb, mantendo o Dual Channel...

Pelo que percebi tens uma motherboard com o nForce2, daí só os 3 slots...

Infelizmente já não me recordo, mas creio que o uso dos 3 slots permite que se utilize o Dual Channel, embora os manuais não sejam explicitos relativamente se a capacidade, usando os 3 slots, tenha que ser igual.

Uma solução que tens é agora comprar 2x256MB, e quando quiseres adquirir mais 512, vender esses e em vez de comprares só um modulo de 512, compras dois. Pelo menos ai é garantido que mantens o Dual Channel... :(
 

Anexos

  • dimms.jpg
    dimms.jpg
    75,1 KB · Visualizações: 65
Back
Topo