1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Duvidas]Iniciante - Curso, camera e lente

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por lolikapuxa, 11 de Abril de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1588)

  1. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

    Estou a iniciar-me no mundo da fotografia. Tenho 3 simples perguntas.
    1- Acham que um curso de fotografia é mesmo necessário? Ser autodidata chega?
    2- Estou a pensar comprar a EOS 400d(só corpo). Axam que é uma boa compra dentro do segmento? Eu optei por Canon, por ter ja usado a 20d do meu pai, e achar relativamente intuitivo, mas se houver outras soluções estou disposto a ouvir.
    3 - Para mim que estou a começar, que tipo de lente devo comprar? Não sei bem se o que quero são retratos ou paisagens, por isso convinha uma lente mais generalista não?
     
  2. OldMan

    OldMan Power Member

    Não sou nenhum especialista, mas para retratos e paisagens eu ia para uma sigma 17-70mm f2.8-4.5 ou a tamron 17-50mm f2.8.
    Tenho andado a ver info sobre estas duas que provavelmente será a minha próxima, por isso estou interessado em saber de mais objectivas deste género.
     
  3. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    1 - na maioria das situações ser autodidata é suficiente. porem se queres algo mais avançado e que te "garanta" algo dentro da area um curso ou formação especializada é obrigatoria.
    mais que n seja podes ir fazendo alguns workshops para praticar aquilo que aprendeste e aprender umas coisas novas.

    2 - pessoalmente optava pela 350d ou esperava para ver o que tras de novo a 450d.
    outra opção, mas mais cara é a nikon d80.

    3 - como foi sugerido a tamron 17-50 ou a sigma com as mesmas focais constitui uma boa aposta
     
  4. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

    exacto a 350d também me atrai pois é mais barata. Acham que o sistema de limpeza da 400d faz a diferença?
     
  5. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

    já agora qual acham mais intuitiva para quem está a começar ? a canon ou nikon?
     
  6. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    dentro desse segmento é tudo muito parecido. eu acho a nikon mais simples mas existe quem ache o contrário portanto acho q depende de pessoa para pessoa. Quanto à canon a 20d é do tamanho +\- d80 e se gostaste do tamanho de uma pensa talvez em ver as 350d e a 400d face à nikon ou talvez uma canon 20d ou 30d usada pois podes não gostar do tamanho das entraga de gama da canon.
     
  7. jmmsmm

    jmmsmm Power Member

    Boas,

    não, não acho... não deve ser esse o ponto de escolha entre as duas... aliás, as diferenças acabam por nem ser muitas... pequenos pormenores, como por exemplo, os 10 Mp; o LCD de 2.5"; os 9 pontos AF e o que para mim marca a maior diferença que é a "remoção" da necessidade de premir o botão "SET" para alterar alguns "settings" na câmera, como por exemplo o ISO, WB e mais alguns... (esta alteração dá bastante jeito... :D).
    Bom, eu tenho a 350D e estou bastante contente e como é óbvio não justifica a mudança para a 400D... para quem escolha agora entre uma e outra, depende essencialmente do preço... ;)
    Se com a diferença der para adquirir a 350D com uma lente melhor, eu ía por aí...

    é somente uma questão de gosto e também de ponderar a melhor e mais vantajosa compra em termos financeiros... o ideal seria experimentar as duas e depois decidir... ergonomia etc...
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    1- Depende muito do que tens em mente como "autodidata". Tens muito que ler sobre fotografia, e não estou a falar dos livrinhos de 50 páginas que se vendem na Fnac, mas sim daqueles de 200 a 400 páginas, que são raros porque ninguém lhes toca. Isto porque convém saberes muito bem o que fazes. O mundo profissional nessa área é duro, especialmente em Portugal onde olham imenso a canudos e certificados. Se pretendes fazer carreira, acredita que certamente vais encontrar pessoas que vão mandar abaixo o teu trabalho pelo simples facto de não teres uma formação especializada ou superior, mesmo que o teu trabalho seja muito bom.

    2- A compra só do corpo é por algum motivo especifico? Tens acesso a outras lentes em casa, visto que o teu pai já tem uma 20D, quais? Já arranjas por cerca de 600€ máquinas como a 30D usadas, que a meu ver são boas apostas se quiseres uma máquina de um segmento semi-profissional. Se vieres que uma SLR de entrada chega perfeitamente, tens as que já foram referidas, e as Nikon D40, que acho que são melhores em ergonomia.

    3- Retratos e paisagens são coisas bem diferentes. Essa Tamron 17-50 F2.8 é de muito boa qualidade, e acho que é uma boa lente intermédia, apesar de achar que é melhor para paisagens que para retratos. Para começar acho que é uma boa aposta. Mas posteriormente, após já saberes o que queres, não há nada como uma lente especifica, e nesse caso tens lentes 10-22mm (ou 12-24, já não sei) que são muito boas para paisagens, ou então lentes mais perto dos 100mm, com aberturas de F4 ou mais, que são as ideais para retratos.

    Entre Canon e Nikon escolhe a que achares melhor. Tanto uma como a outra são muito boas marcas, têm dezenas de lentes excelentes disponíveis, tanto deles como de terceiros, assim como acessórios.
    Não deixes de passar por uma loja e pegar na máquina antes de a comprares para ver se gostas.
     
  9. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

    ainda se vende a 350d só corpo? é que não encontro em nenhum lado!
     
  10. jmmsmm

    jmmsmm Power Member

    no ebay... pelo menos no www.ebay.co.uk estão algumas à venda... é uma questão de analisares bem os negócios que são propostos...;)
     
  11. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

  12. OldMan

    OldMan Power Member

    Uma dúvida que me ocorreu agora, nessa tamron o elemento frontal roda?
     
  13. michael c

    michael c Power Member

    E achas muito bem.:p É de facto melhor em paisagens e interiores do que propriamente para retratos. Não é que não se façam bons retratos com ela, muito muito pelo contrário. A lente é também excelente neste aspecto, tem um bokeh lindissimo. Simplesmente os 50mm ficam curtos por vezes para retratos. O ideal para retratos, como tu sabes melhor que eu, será algo entre os 80 e 100mm. Mas mesmo assim a Tamron 17-50 f/2.8 é excelente para retratos, simplesmente é curta por vezes, não dá para ir buscar aquele pormenor e quando aproximas demasiado a lente da pessoa para o fazer vais notar alguma distorção devido a essa aproximação excessiva.

    Para uma starter lens walk around seria a minha escolha sem dúvida. Tanto seria que foi aqui há uns tempos.:D A lente, pelo preço, é simplesmente 5 estrelas!

    @Oldman: Não. O elemento frontal da Tamron 17-50 f/2.8 não roda. É uma lente soberba, recomendo por experiência própria.;)
     
    Última edição: 12 de Abril de 2008
  14. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    eu estou para receber a minha. costumava usar uma emprestada e a minha vai agora chegar já a versão com motor feita a pensar na d40 eheh a ver se a fizeram 'melhor' lol
     
  15. OldMan

    OldMan Power Member

    Great success!
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, é mesmo isso. Por experiência, acho os 50mm muito curtos. A usar uma lente dessas em retratos tinha que ser sempre com ela nos 50mm, abaixo disso as caras ficam distorcidas e as pessoas ficam muito mal nas fotos. E depois há a questão que levantas, daquelas caras um pouco mais distantes que não se conseguem ir buscar, e normalmente até são os melhores retratos.
    Em relação ao bokeh, não conheço o bokeh dessa lente. O facto de ser 2.8 garante que há sempre um bokeh acentuado, mas de resto não sei. Pessoalmente não gosto de lentes com diafragmas de 5 lâminas, como é o caso da 50mm 1.8 da Canon, mas 6 já é bom (a Canon 50mm 1.4 por exemplo), e quanto mais melhor. Essa não sei quantas têm, se tiver 5 não é mau, mas 6 ou mais seria o ideal.
     
  17. michael c

    michael c Power Member

    Pois, a Tamron 17-50 f/2.8 tem 7 lâminas. :D É grande lente mesmo!
     
  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Olha que não sabia, mas é definitivamente mais um ponto a favor.
     
  19. BlueFishyGirL

    BlueFishyGirL Power Member

    Tendo em conta que ja adquiri a canon 40D (com base em opiniões que foram aqui dadas) e gostaria de começar a tirar retratos gostaria de saber que objectivas (um pouco mais económicas que as da canon...pelo que vi so falam da sigma e tamron como objectivas alternativas no que diz respeito a qualidade/preço) e acessórios (flash, tripé e outros acessórios que achem necessarios) me aconselham? Quero coisas relativamente económicas sem perder obviamente a parte da "qualidade":P Basicamente quero um "mini estudio ambulante"

    A nivel de mochila penso que vou optar pela http://www.*****.pt/fotos/produtos/d/DU-KTDR-467_P.JPG Kata KT DR-467
    Pelo que vi aqui no forum é muito boa
     
  20. speed200

    speed200 Power Member

    Aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=243340 encontras todos os tópicos com a informação necessária.
     

Partilhar esta Página