Duvidas RheoBus c/ LM317

WolfMan

Power Member
Boas.

Este fds vou montar um RheoBus com LM317 seguindo o esquema apresentado pelo EXTRAMAN.

Vou comprar o material na sexta-feira de tarde, mas tenha algumas dúvidas.

Primeiro, relativamente ao condensador de saída, é recomendado um de 1uF, mas no post que tinha o esquema alguém referia que o também poderia ser de 25uF. Qual devo usar: 1 ou 25uF? É indiferente?

Que LED´s devo comprar?

A outra dúvida está ligada aos fios utilizados no na montagem. Existe algum tipo/dimensão recomendada? Pode parecer um pouc o estúpido, mas às vezes os pormenores mais pequenos podem ter importância no resultado final...

BTW, alguém sabe onde posso achar um esquema para montar um controlador de fans do género do Ultra DM da Natriumtech (http://www.natriumtech.com/products.php?pid=1). Tive a ver os preços daquilo, e é caro pra caramba. Mas também outra coisa não seria de esperar...
 
Última edição:
Um condensador de 25uF é bem diferente de um de 1uF. Fica-te pelo de 1 uF!
Podes comprar o led no formato e tamanho (redondo, quadrado, etc, 3mm , 5mm) que quiseres. É indiferente.
Em termos de cores normalmente consegues arranjar sem grandes dificuldades nas cores vermelho, verde, amarelo e azul, mas tb há brancos, leds especiais, e até, penso eu, roxos. Fica-te pelos que gostares mais e conseguires arranjar. não deixies de colocar a resistência em série com o led, para limitar a tensão que lhe chega, senão podes correr o risco de fundir.
Os cabos usados em montagens electrónicas são normalmente cabos finos (penso que 24 ou 26 AWG) pois as correntes que circulam nos mesmos são baixas (alguns miliamperes). Pede informações na loja. Normalmente eles têm de várias cores e diametros.
"BTW, alguém sabe onde posso achar um esquema para montar um controlador de fans do género do Ultra DM da Natriumtech (http://www.natriumtech.com/products.php?pid=1) "
Também eu queria! A parte mais dificil é o software de controle e respectiva ligação ao LCD. Por outro lado se instalares um LCD poderá ter acesso a alguma das informações que conseguirias com este sistema (penso que o MBM pode ler as RPM das fans).
Espero ter ajudado.
 
em relação aos condensadores:

o Rheobus podes fazer perfeitamente sem os condensadores.

Se por outro lado quiseres usar os condensadores, terás de usar um condensador de 0,1 uF e outro de 1uF. Também poderás usar outros valores para os condensadores que por acaso não sei, mas já vi na net que se pode substituir um deles tipicamente por 25 uF, mas o outro já não sei qual o seu valor. Atenção que o condensador de 1 uF é electrolítico (têm forma cílindrica tipo os condensadores que vês nas motherboards) e portanto têm uma dada polaridade. Se te enganares na polaridade aquilo explode.

Podes comprar qualquer tipo de LED, mas de 3 V.


este link contêm também uma montagem de um Rheobus com LM317T:

http://htgk.org/mknet/sgstealth_rheobus.html
 
Back
Topo