Duvidas sobre portatil

PC Maniac

Membro
Oi!
Tenho umas duvidas que vao achar um pouco disparatadas! :P
1- Comprei um portatil e gostava de saber se posso usar apenas a corrente electrica como alimentaçao do pc (ou seja, tirar a bateria do portatil e usa-lo sem bateria, apenas ligado á tomada).
2- Se deixar a bateria no portatil e o ligar á corrente electrica, posso viciar a bateria?
3- Quando resolver tirar a bateria (se nao prejudicar o pc) convém tirá-la sem carga (0%) ou com a carga total (100%)?
Gostaria que me respondessem para eu poder utilizar o "bicho" á vontade sem stresses :P
Obrigado
 
1.claro que podes (penso que só os muito antigos é que não permitem isso)
2.sim
3.sem carga, se tirares com 100% vais ver que quando a usares ela já não tem os 100%
 
vai haver opiniões divergentes sobre este assunto.1 Uns vão-te dizer que se deixares a bateria dentro do portátil enquanto tiveres ligado a corrente que a vais viciar, mesmo os fabricantes dizendo o contrário, depois vem a história que a tia-avó andava com o portátil ligado a corrente com a bateria, e "desapareceu-lhe" 1 hora de bateria so carregando ate aos 60%2º Outros vão-te dizer que deves deixar a betria sempre posta, que a bateria funciona por ciclos (como uma lampada) e que não a deves descarregar pois vais gastando os ciclos, e depois vao buscar a história que os netos deles que compraram portáteis, desde Hp ate Apples ,etc, vem com uma ranhura tão pequena para retirar a bateria, que se torna muito dificil fazer-los, o que comprova a teoria deles.depois hà os gajos como eu que tem uma teoria da conspiração em que as baterias dos portateis quando retiradas do portátil se unem e nos sugam a energia toda durante a noite!! LOOOLAbraçjust joking
 
Conheço pessoas que queimaram circuitos na motherboard por estarem com o PC ligado a corrente sem a bateria, pois houve uma descarga ou pico de energia que o danificou. Agora no caso de viciar a bateria, há muitas opiniões sobre isso. Não sou a pessoa mais indicada para me prenunciar sobre isso.
 
Conheço pessoas que queimaram circuitos na motherboard por estarem com o PC ligado a corrente sem a bateria, pois houve uma descarga ou pico de energia que o danificou. Agora no caso de viciar a bateria, há muitas opiniões sobre isso. Não sou a pessoa mais indicada para me prenunciar sobre isso.

isso aí pode acontecer a qualquer aparelho electrónico ligado a corrente, na minha zona uma vez 1 pico mais forte de corrente queimou TV's PC's Videos e todo o tipo de electrodomésticos num raio de Km's
 
Oi!
Tenho umas duvidas que vao achar um pouco disparatadas! :P
1- Comprei um portatil e gostava de saber se posso usar apenas a corrente electrica como alimentaçao do pc (ou seja, tirar a bateria do portatil e usa-lo sem bateria, apenas ligado á tomada).
2- Se deixar a bateria no portatil e o ligar á corrente electrica, posso viciar a bateria?
3- Quando resolver tirar a bateria (se nao prejudicar o pc) convém tirá-la sem carga (0%) ou com a carga total (100%)?
Gostaria que me respondessem para eu poder utilizar o "bicho" á vontade sem stresses :P
Obrigado

1. sim
2. não é questão de viciar a bateria, a bateria degrada-se por causa do calor. o viciar só aconteceria se estivesses sempre a fazer ciclos À bateria. recomendo tirar.
3. tira a bateria com alguma carga, não demasiado vazia.

3.sem carga, se tirares com 100% vais ver que quando a usares ela já não tem os 100%

que bela maneira de matar baterias... quando a carga desce a partir de um certo ponto, ela pode nunca mais carregar. e ao deixar a bateria a "zero", fora do portátil, só estás a potenciar esse acontecimento. não recomendo!


ah! e não pensem que as baterias são UPS que protegem os computadores de picos de tensão. quanto muito protegem de falhas de electricidade... que são raras.
 
Ok obrigadao pessoal!
Entao o que devo fazer é utilizar a bateria somente quando vou para fora e nao tenho electricidade;
Utilizar a corrente electrica sem a bateria posta no portatil e nunca com ela posta-> aqui gera otra duvida: tenho amigos que a deixam posta e outros que a tiram... nao sei o que fazer!
Ajudem-me :(
P.S este forum é mt fixe tem pessoal muito fixe que ajuda bue :P
 
Oi!
Tenho umas duvidas que vao achar um pouco disparatadas! :P
1- Comprei um portatil e gostava de saber se posso usar apenas a corrente electrica como alimentaçao do pc (ou seja, tirar a bateria do portatil e usa-lo sem bateria, apenas ligado á tomada).
2- Se deixar a bateria no portatil e o ligar á corrente electrica, posso viciar a bateria?
3- Quando resolver tirar a bateria (se nao prejudicar o pc) convém tirá-la sem carga (0%) ou com a carga total (100%)?
Gostaria que me respondessem para eu poder utilizar o "bicho" á vontade sem stresses :P
Obrigado

1 - SIM
2 - SIM
3 - Tirar a bateria quando começa a atingir o "vermelho" que será entre os 12% e os 4% (no meu portátil pelo menos)

Embora cada caso seja um caso consoante a bateria e a marca, fiz isto durante mais de 3 anos com um portátil Toshiba que quando o vendi em 2ª mão (500€) ainda aguentava 2 horas em utilização, trabalhando no word, navegando na net e ouvindo música. A bateria em nova pouco mais atingia que isso.
 
isso aí pode acontecer a qualquer aparelho electrónico ligado a corrente, na minha zona uma vez 1 pico mais forte de corrente queimou TV's PC's Videos e todo o tipo de electrodomésticos num raio de Km's

Acontecer a qualquer aparelho electronico tambem não é bem assim, existem aparelhos electronicos que dispoem de dispositivos de protecção na entrada da Alimentação, os mais usados são sem duvida fusiveis entre muitos outros...Relativamente ao portatil, é possivel que caso aconteça um pico de corrente, se tiver a bateria ligada, esse pico antes de ir á board terá de passar pela bateria, dependendo do pico de corrente em principio a bateria irá absorver a corrente, caso contrario, sem bateria poderá mesmo danificar a board...
 
Relativamente ao portatil, é possivel que caso aconteça um pico de corrente, se tiver a bateria ligada, esse pico antes de ir á board terá de passar pela bateria, dependendo do pico de corrente em principio a bateria irá absorver a corrente, caso contrario, sem bateria poderá mesmo danificar a board...

mentira... se a bateria estiver carregada, não passa corrente na bateria :007: por isso não serve para nada.
 
mentira... se a bateria estiver carregada, não passa corrente na bateria :007: por isso não serve para nada.

Existem varias excepções...Em certa parte tens razão naquilo que afirmas...Mas por outro lado penso, que mesmo com a bateria carregada, ela na verdade nunca esta 100% carregada quando estas a usar o pc, apenas o carregador é que esta sempre a compensar, isto em alguns modelos antigos,agora talvez seja um pouco diferente!!
 
Última edição:
j0rg, essa tua teoria não faz sentido nenhum, porque é a pior implementação possível de uma bateria... estarias a desgastá-la sem necessidade, não deve haver nenhum fabricante no mundo que use essa técnica.
 
j0rg, essa tua teoria não faz sentido nenhum, porque é a pior implementação possível de uma bateria... estarias a desgastá-la sem necessidade, não deve haver nenhum fabricante no mundo que use essa técnica.

Prontoss, ok...Se tu o dizes, acredito que sim, os meus conhecimentos da electronica dos portateis são um pouco vagos...Ainda tenho que arranjar por ai um portatil recente já avariado para tentar estudar o circuito electronico para carregar a bateria!!:007:

Cumps
 
Back
Topo