1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas sobre portatil

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por PC Maniac, 9 de Outubro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1211)

1. Oi!
    Tenho umas duvidas que vao achar um pouco disparatadas! :P
    1- Comprei um portatil e gostava de saber se posso usar apenas a corrente electrica como alimentaçao do pc (ou seja, tirar a bateria do portatil e usa-lo sem bateria, apenas ligado á tomada).
    2- Se deixar a bateria no portatil e o ligar á corrente electrica, posso viciar a bateria?
    3- Quando resolver tirar a bateria (se nao prejudicar o pc) convém tirá-la sem carga (0%) ou com a carga total (100%)?
    Gostaria que me respondessem para eu poder utilizar o "bicho" á vontade sem stresses :P
    Obrigado

2. morgoph

morgoph Power Member

1.claro que podes (penso que só os muito antigos é que não permitem isso)
    2.sim
    3.sem carga, se tirares com 100% vais ver que quando a usares ela já não tem os 100%

3. Kult.

Kult. Power Member

vai haver opiniões divergentes sobre este assunto.1 Uns vão-te dizer que se deixares a bateria dentro do portátil enquanto tiveres ligado a corrente que a vais viciar, mesmo os fabricantes dizendo o contrário, depois vem a história que a tia-avó andava com o portátil ligado a corrente com a bateria, e "desapareceu-lhe" 1 hora de bateria so carregando ate aos 60%2º Outros vão-te dizer que deves deixar a betria sempre posta, que a bateria funciona por ciclos (como uma lampada) e que não a deves descarregar pois vais gastando os ciclos, e depois vao buscar a história que os netos deles que compraram portáteis, desde Hp ate Apples ,etc, vem com uma ranhura tão pequena para retirar a bateria, que se torna muito dificil fazer-los, o que comprova a teoria deles.depois hà os gajos como eu que tem uma teoria da conspiração em que as baterias dos portateis quando retiradas do portátil se unem e nos sugam a energia toda durante a noite!! LOOOLAbraçjust joking

4. Learner

Learner I fold therefore I AM

Conheço pessoas que queimaram circuitos na motherboard por estarem com o PC ligado a corrente sem a bateria, pois houve uma descarga ou pico de energia que o danificou. Agora no caso de viciar a bateria, há muitas opiniões sobre isso. Não sou a pessoa mais indicada para me prenunciar sobre isso.

5. morgoph

morgoph Power Member

isso aí pode acontecer a qualquer aparelho electrónico ligado a corrente, na minha zona uma vez 1 pico mais forte de corrente queimou TV's PC's Videos e todo o tipo de electrodomésticos num raio de Km's

6. Mitch

Mitch Banido

1. sim
    2. não é questão de viciar a bateria, a bateria degrada-se por causa do calor. o viciar só aconteceria se estivesses sempre a fazer ciclos À bateria. recomendo tirar.
    3. tira a bateria com alguma carga, não demasiado vazia.

que bela maneira de matar baterias... quando a carga desce a partir de um certo ponto, ela pode nunca mais carregar. e ao deixar a bateria a "zero", fora do portátil, só estás a potenciar esse acontecimento. não recomendo!

ah! e não pensem que as baterias são UPS que protegem os computadores de picos de tensão. quanto muito protegem de falhas de electricidade... que são raras.

7. balute

balute Power Member

1. sim
    2. não
    3. com cerca de 40%

8. Ok obrigadao pessoal!
    Entao o que devo fazer é utilizar a bateria somente quando vou para fora e nao tenho electricidade;
    Utilizar a corrente electrica sem a bateria posta no portatil e nunca com ela posta-> aqui gera otra duvida: tenho amigos que a deixam posta e outros que a tiram... nao sei o que fazer!
    Ajudem-me :(
    P.S este forum é mt fixe tem pessoal muito fixe que ajuda bue :P

9. i_marqs

i_marqs Power Member

1 - SIM
    2 - SIM
    3 - Tirar a bateria quando começa a atingir o "vermelho" que será entre os 12% e os 4% (no meu portátil pelo menos)

Embora cada caso seja um caso consoante a bateria e a marca, fiz isto durante mais de 3 anos com um portátil Toshiba que quando o vendi em 2ª mão (500€) ainda aguentava 2 horas em utilização, trabalhando no word, navegando na net e ouvindo música. A bateria em nova pouco mais atingia que isso.

10. j0rg

j0rg Power Member

Acontecer a qualquer aparelho electronico tambem não é bem assim, existem aparelhos electronicos que dispoem de dispositivos de protecção na entrada da Alimentação, os mais usados são sem duvida fusiveis entre muitos outros...Relativamente ao portatil, é possivel que caso aconteça um pico de corrente, se tiver a bateria ligada, esse pico antes de ir á board terá de passar pela bateria, dependendo do pico de corrente em principio a bateria irá absorver a corrente, caso contrario, sem bateria poderá mesmo danificar a board...

11. Mitch

Mitch Banido

mentira... se a bateria estiver carregada, não passa corrente na bateria :007: por isso não serve para nada.

12. anjo-666

anjo-666 Power Member

Há algum tempo que os portateis desligam da bateria quando esta carregada, por isso o mito de viciar mesmo ligado há corrente já não existe, só em modelos antigos.

13. j0rg

j0rg Power Member

Existem varias excepções...Em certa parte tens razão naquilo que afirmas...Mas por outro lado penso, que mesmo com a bateria carregada, ela na verdade nunca esta 100% carregada quando estas a usar o pc, apenas o carregador é que esta sempre a compensar, isto em alguns modelos antigos,agora talvez seja um pouco diferente!!

Última edição: 10 de Outubro de 2007
  14. Mitch

Mitch Banido

j0rg, essa tua teoria não faz sentido nenhum, porque é a pior implementação possível de uma bateria... estarias a desgastá-la sem necessidade, não deve haver nenhum fabricante no mundo que use essa técnica.

15. j0rg

j0rg Power Member

Prontoss, ok...Se tu o dizes, acredito que sim, os meus conhecimentos da electronica dos portateis são um pouco vagos...Ainda tenho que arranjar por ai um portatil recente já avariado para tentar estudar o circuito electronico para carregar a bateria!!:007:

Cumps

16. Bateria para HP PAVILION ZX5051EA

AlguÉm Sabe Onde Posso Adquirir Uma Bateria Para Esta MÁquina ?

Partilhar esta Página