Dúvidas sobre um projecto!

Skyl

What is folding?
Boas

Resolvi tirar a ideia deste tópico e reconstruir uma parecida para mim mas queria saber umas coisitas:

Qual a maneira que acham melhor para carregar a bateria?
12 destes?
ou
1 destes?

Os primeiros juntos vão debitar mais corrente o que vai carregar a bateria mais rápido, mas por outro lado o segundo já está preparado, por exemplo, inversão de corrente.

Também vou ter que utilizar isto? Tem aqui o manual deste controlador. mas não estou a perceber muito bem como se faz as ligações entre: painéis solares<->bateria<->conversor, com esse controlador.
Alguém que saiba que me explique melhor?
Outra coisa, nesse manual fala de "mono jacks", aqueles de som, será que já vêm incluídos com o controlador ou depois podemos fazer "enxerto" com uns normais?

O que eu queria era apenas carregar a bateria com painéis/painel solar, depois usando um conversor (comprei este) passar para 220vac para utilizar umas lâmpadas economizadoras e uma TV, por exemplo.

Resolvi criar este tópico porque já perguntei no tópico original e ainda não obtive resposta, podia esperar pela resposta mas estou em pulgas para saber as respostas ás minhas questões.:009:

Cumps
 
Já tens bateria? É de chumbo (Selada/ ou tipo de carro)? Quantos Ah? Quantos V?

Aconselho os 1ºs mas precisas mais do que 12, porque caso seja uma bateria de chumbo de 12V ela só fica carregada a 14.5V (12V é já descarregada e nunca deves deixar a bateria ir abaixo dos 11V!)

Ligas os paineis em série, penso que precises de 18;
No 8 ligas o conjunto de paineis mas penso que ligas só um + e o -;
No 7 ligas a bateria;
No 6 ligas uma resistencia de Ohms baixos e alta potencia para despejar o excesso de energia que os paineis produzem (Não sei se isto é necessário e podes usar uma lampada de carro).

O conversor 12Vcc -> 230Vac ligas a um jack mono e ligas a ficha à tomada dos 12V


Cumps
 
Ainda não tenho bateria, mas em princípio estava pensando numa daquelas pilhas secas 12v 40Ah (não sei se estas a que me estou a referir também têm o nome de: baterias seladas de chumbo). Quantos painéis daqueles são necessários para uma bateria destas?

Mas o controlador já protege contra inversão de corrente e assim?

O jack mono pode ser daqueles normais? de auscultadores normais? certo?

A resistência não sei se tem neste site, já tive a ver e não sei se estou a procurar bem lol, podem ver se tem alguma? é que vou encomendar o controlador daí e assim já poupava nos portes.
 
Última edição:
O jack pode ser dos normais e diz no manual a polaridade mas tens de comprar um porque o fio dos phones não aguenta com o conversor...

E outra cena qual é a potencia do teu conversor para 230V? é 200W? o controlador não aguenta com ele...

Em relação aos painéis cada célula individual produz um Voc (Open-circuit voltage) de ~0.6V. Todas, sem excepção.

Portanto os 1ºs que mostraste são 2 células em série (Voc = 1.2V), e no manual do coiso que vais comprar pedem-te um Voc de 21-24V, ora bem 21V/1.2V tens 17.5 ou seja precisas de 18 painéis de 1V/200mA


A tensão nominal do painel todo montado será no maximo 18*1V = 18V a produzir 200mA, precisas de dissipar 3.6W
A resistência pode ser esta:
http://www.cyberconductor.com/product_info.php/cPath/782_783_816/products_id/2064

18V/68Ohm = 265mA, como o painel não consegue fornecer 264mA a tensão dele vai descer até só passarem 200mA, deve descer praí até 13.6V o que dá uma potência dissipada de 2.72W...


Inversão de corrente? Só passa corrente ao contrário por um painel se o ligares a uma fonte que produza mais do que o Voc dele, penso eu.



Eu também estou a fazer uma cena destas mas sem a parte para 230V para automatizar a rega com um painel de 36 células de 500mA e uma bateria de carro de 72Ah e um carregador feito por mim com um L200CV...


Cumps
 
Última edição:
E outra cena qual é a potencia do teu conversor para 230V? é 200W? o controlador não aguenta com ele...
Cumps

Dizes que o controlador não aguenta com este conversor? então porquê? por causa dos 200W?

Então como faço para aguentar? (se é que dá)

E em relação à bateria que referi
(bateria selada de chumbo/pilha seca), o que achas?
 
Última edição:
Dizes que o controlador não aguenta com este conversor? então porquê? por causa dos 200W?

Então como faço para aguentar? (se é que dá)

E em relação à bateria que referi? (bateria selada de chumbo/pilha seca)


No manual do controlador diz que a corrente máxima de saída é de 4A, É muito pouco!

P = U*I portanto 200W na entrada a 12V do conversor, ele vai pedir 17A, se tiveres uma carga de 200W, o controlador vai queimar.

Não sei se podes ligá-los em conjunto porque não sei o esquema interno dele...

Mas se ligares directamente à bateria vais ter + de 250Vca, secalhar já é demais. Precisas de um regulador de 12V que forneça no mínimo 17A e de cabos grossos (5mm de secção talvez, não sei bem).

Da bateria o que é que queres saber? Vai demorar uma semana (ou duas) a carregar completamente... mas também se ligares uma cena de 200W dura-te 2.5horas.


Cumps
 
Última edição:
No manual do controlador diz que a corrente máxima de saída é de 4A, É muito pouco!

P = U*I portanto 200W na entrada a 12V do conversor, ele vai pedir 17A, se tiveres uma carga de 200W, o controlador vai queimar.

Não sei se podes ligá-los em conjunto porque não sei o esquema interno deles...

Mas se ligares directamente à bateria vais ter + de 250Vca, secalhar já é demais. Precisas de Um regulador de 12V que fornaca no mínimo 17A.

Da bateria o que é que queres saber? Vai demorar uma semana (ou duas) a carregar completamente...


Cumps

Esse site (Cybercondutor) tem esse regulador?

acho que vou enviar um PM ao faiscanet a perguntar o que é que ele utilizou tim tim por tim tim :lol:
 
então basta só ligar 20 reguladores TO220 em paralelo à saída do controlador e depois ligar o conversor a no fim do circuito em paralelo?

e os diodos e os condensadores são ligados como? entre cada regulador?

vou ver...

muito obrigado pela tua disponibilidade Jorge Candeias :D
 
então basta só ligar 20 reguladores TO220 em paralelo à saída do controlador e depois ligar o conversor a no fim do circuito em paralelo?

e os diodos e os condensadores são ligados como? entre cada regulador?

vou ver...

muito obrigado pela tua disponibilidade Jorge Candeias :D


Ligas os reguladores todos em paralelo.

Eles tem 3 pinos "IGO":

In ligas ao polo + da bateria directo;
Ground é a massa ligas ao - da bateria e ao terminal preto do conversor para 230V;
Out ligas ao anodo do díodo

O cátodo do díodo ligas em paralelo com os cátodos do outros diodos todos e vai para o terminal vermelho do conversor

Os condensadores ligas cada um entre o I e o G ao pé de cada regulador.


Já posto um esquema para ser mais fácil.


Cumps
 
Não, são cerâmicos 220nF (todos eles aguentam com mais de 12V por isso não te preocupes)

SolarMicrogeracao.PNG


Cumps
 
Não, são cerâmicos 220nF (todos eles aguentam com mais de 12V por isso não te preocupes)

SolarMicrogeracao.PNG


Cumps

Ali onde dizes "Dissipador grande", tenho que pôr um dissipador nos reguladores?

Obrigado pelo circuito e pela tua paciência, o circuito está muito bem explicado.

P.S.: a saída para o conversor (passando pelos reguladores, diodos e condensadores) não devia sair por cima? o tal jack mono?

Este condensador serve?

Estava aqui pensando, e se eu ligasse mais painéis em paralelo com o circuito inteiro dos 18 painéis? não ia aumentar a corrente e por sua vez carregar a bateria mais rápido?

Cumps
 
Última edição:
Dissipador grande sim quer dizer que tens de por um dissipador em todos ou arranjas um dissipador mesmo grande (por exemplo de um P4 ou Athlon e aparafusas lá os reguladores todos e podes aproveitar a ventoinha)...

A saída traseira do controlador só fornece 4 Amperes, por isso é que se tem de ligar tudo à bateria.

Sim esses servem.

Podes ligar outro conjunto de 18 em paralelo com os outros 18, ficas com 400mA, a bateria demora metade do tempo a carregar, e ajudam-na mais durante a descarga, quando tens o conversor ligado.

Tive a olhar para o esquema do regulador (p6) e se calhar podes não precisar dos díodos, mas tens de experimentar para ver se dá...


Cumps
 
Então se já não é preciso ligar com o jack (como fornece 4A), não posso agora ligar o conversor directamente à bateria? sem ser necessário esse circuito dos reguladores? porque a bateria que estou pensando comprar vai ser de +/- 40Ah
 
Back
Topo