DVB-C ... Algum futuro por cá?

Ora viva! Já ha novidades para clientes NOS! Canais DVB-C desbloqueados. 120 canais TV e mais umas quantas rádios em funcionamento. Queiram verificar!
 
Há sim sr.... desde as 02:00 horas de 2ªFeira. HD's e tudo. Só os canais premium estão condicionados.
Ainda não percebi é para que serve esta estratégia (não servia antes?) ou são outro tipo de testes....? hum...
 
as outras operadoras estão a usar a tecnologia mais recente DVB-T2, só a ZON é que ainda usa a DVB-C, por isso não há razões para preocupações...
Preocupações? Para mim o uso de DVB-C neste contexto é positivo, é para isso que a norma foi criada.

A MEO e a Vodafone usam DVB-T e não DVB-T2. Daí (me) ter questionado se equacionariam passar de T para C
 
Preocupações? Para mim o uso de DVB-C neste contexto é positivo, é para isso que a norma foi criada.

A MEO e a Vodafone usam DVB-T e não DVB-T2. Daí (me) ter questionado se equacionariam passar de T para C

ambas as normas são digitais logo não existe diferenças significativas entre si a não ser no metedo de emissão, meo e vodafone é DVB-T(SD,mpeg2\T2(FHD,mpeg4), e ZON DBV-C(SD,mpeg2\C2(FHD,mpeg4)...

único contra é que nos dias que correm a norma standart nos tv's é DVB-T\T2 e bem poucos os modelos que suportem DVB-C\C2, o que a Zon manteve a norma ao invés de seguir as tendências e ter mudado para o DVB-T\T2 como os concorrentes na altura que eliminou por completo o sistema analógico...

mas sendo a ZON como é era de esperar, só muda mesmo quando já estão entalados face á concorrência, como sempre foi, esquecem-se que o tempo do monopólio já lá vai...
 
Não sei se concordo. Todas as TVs que lêem DVB-T também costumam ler DVB-C. As boxes não, de facto.

E como a norma DVB-C permite um uso mais eficiente do espectro, provavelmente permite uma melhor qualidade
 
Não sei se concordo. Todas as TVs que lêem DVB-T também costumam ler DVB-C. As boxes não, de facto. E como a norma DVB-C permite um uso mais eficiente do espectro, provavelmente permite uma melhor qualidade

No entanto, há muuuuitas TVs que lêm DVB-C mas só MPEG2, não há HD para ninguém. Devem ser, aliás, a maioria das TV com mais de 6 anos.
Em relação à qualidade, o que conta são o bitrate e a qualidade do codec usado, é irrelevante se o sinal chega por DVB-T,-C,-S ou sinais de fumo.
Quanto à eficaz utilização do espectro, pelo menos para já é uma questão só relevante para a tecnologia cabo onde a TV, voz e Net passam pelo mesmo sítio, problema que não afeta os operadores de fibra. Daí a tendência de ir acabando aos poucos com os canais analógicos para libertar espaço para mais net ou mais mais canais digitais.
 
No entanto, há muuuuitas TVs que lêm DVB-C mas só MPEG2, não há HD para ninguém. Devem ser, aliás, a maioria das TV com mais de 6 anos.
Em relação à qualidade, o que conta são o bitrate e a qualidade do codec usado, é irrelevante se o sinal chega por DVB-T,-C,-S ou sinais de fumo.
Quanto à eficaz utilização do espectro, pelo menos para já é uma questão só relevante para a tecnologia cabo onde a TV, voz e Net passam pelo mesmo sítio, problema que não afeta os operadores de fibra. Daí a tendência de ir acabando aos poucos com os canais analógicos para libertar espaço para mais net ou mais mais canais digitais.

Não é pela idade das mesmas, as minhas duas têm 8 e têm ambas as normas, assim como os codecs necessário.

Sim, eu sei que há esse problema do parque televisivo. Mas também desconfio que está alteração da NOS vá levar o mercado, mesmo o das marcas ditas brancas, a incluir um sintonizador DVB-C nos seus produtos. Ainda vai demorar um pouco, claro
 
trololo. esta é o tópico mais wtf que ja vi. Mas que barbaridades.

A mim incomodam-me são estas barbaridades:

Se zon decidi-se

se a ZON utiliza-se

Mas é extremamente ineficiente. Por alguma razão eles criaram os 2 standarts. Um para ser transmitido sem fios, outro para ser transmitido por km de cabo. Por logica nada de impedia de usar DVB-S também.

É ineficiente e então? No caso da Fibra os canais são injetados na rede coaxial pelo ONT e as frequências chegam perfeitamente para todos os canais e não são necessárias para mais nada.
 
Ele já escreveu isso há 6 anos x)

Mas sim, apesar de eu preferir que se usasse DVB-C, obviamente que o importante é o cliente ter os canais, e neste momento o parque televisivo em Portugal tem mais DVB-T do que DVB-C, daí perceber as opções da MEO e da VDF
 
Aproveitando o balanço do tópico, cá em casa tenho um LCD Full HD da Philips que não tem codec para ler o som AAC dos digitais da MEO FIBRA, estou a ver nos lados asiáticos vários descodificadores HDMI mas quero ter a certeza de qual comprar para não chegar cá e não dar da mesma forma, devo comprar então um que tenha DVB-T, suporte para AAC e 1080p certo? Nada de DVB-Cs nem T2s...?
 
Qualquer box TDT vendida em Portugal te permite ver esses canais, e a maioria tem saída HDMI

As vendidas em PT são 20€ e tal grandes hmm arranja-se a menos de 20€ na china, também a espera não me importa, não tenho urgência. Pelo que já vi DVB-T2 com AAC funcionará certo?
 
As vendidas em PT são 20€ e tal grandes hmm arranja-se a menos de 20€ na china, também a espera não me importa, não tenho urgência. Pelo que já vi DVB-T2 com AAC funcionará certo?
É arriscado, pode ser retida na alfândega, e o pagamento para desbloquear não é barato, acho
 
Back
Topo