Análise DVD-RW NEC AD-7170S & Lite-On LH20A1H

JPgod

Moderador
Staff
Deixo aqui uma dupla-review de 2 gravadores recentes que testei:

NEC AD-7170S

Specs disse:
Transfer Rate read
DVD: 16x max.
CD: 48x max.

Transfer Rate write
DVD-R: 18x max.
DVD+R: 18x max.
DVD-RW: 6x max.
DVD+RW: 8x max.
DVD-R DL: 8x max.
DVD+R DL: 8x max.
DVD-RAM: 12x max.
CD-R: 48x max.
CD-RW: 32x max.
página

Este gravador já é interface SATA, logo tem as vantagens desta interface, cabos mais finos, logo melhor arrumação.

Externamente não tem muito a dizer, semelhante a todos os gravadores, embora este "encolheu" cerca de 1 CM de comprimento face ao NEC 2500a que tinha antes (que vendi). Quando puder, deixo umas fotos.

Gravação, é um gravador rápido e veloz, gravei DVD's de 16x a 18x! incrivel a velocidade:wow:

Pontos positivos
* Rápido, Rápido, Rápido
* Interface SATA (dados e power)
* Barato (entre 35 a 40 €)
* Suporte a todos os tipos de DVD, inclusive DVD-RAM
* Sistema de protecção contra poeira
* NEC costuma ter excelente suporte de firmwares 3d party.

Pontos positivos

* Relativamente ruidoso a ler/escrever a 16x/18x
* Não tem labelflash (presente no modelo 7173x (x: a = IDE, s = SATA), mas não consegui encontrar o modelo SATA), mas numa pesquisa rápida, vi que o 7170 e 7173 partilham o mesmo hardware, logo é possivel com um firmware hack activar :D, embora não encontrei ainda o firmware correcto...)
* Dificuldade de encontrar médias "rápidas" (DVD DL acima de 4x, DVD-RW de 8x)

Lite-On LH20A1H
Specs disse:
Transfer Rate read
DVD: 16x max.
CD: 48x max.

Transfer Rate write
DVD-R: 20x max.
DVD+R: 20x max.
DVD-RW: 6x max.
DVD+RW: 8x max.
DVD-R DL: 8x max.
DVD+R DL: 8x max.
DVD-RAM: 12x max.
CD-R: 48x max.
CD-RW: 32x max.

brevemente análises, só sexta feira poderei testar a drive
 
Última edição:
2ª parte, dedicado a uma comparação com um Lite-On LH-20A1H


Testes de qualidade NEC:
Teste de qualidade de DVD-R Verbatim gravado no NEC a 16x
necscannec.png


Teste de qualidade de DVD-R Verbatim gravado no Lite-On a 16x
necscanliteon.png


Teste de qualidade de DVD+R DL Memorex gravado no NEC a 2,4x
em breve

Testes de leitura NEC:
Leitura Single Layer DVD-R
necreadnec.png


Leitura Dual Layer DVD+R
em breve

Testes de qualidade Lite-On:
Teste de qualidade de DVD-R Verbatim gravado no NEC a 16x
liteonscannec.png


Teste de qualidade de DVD-R Verbatim gravado no Lite-On a 16x
liteonscanliteon.png


Teste de qualidade de DVD+R DL Memorex gravado no NEC a 2,4x
em breve

Testes de leitura Lite-ON:
Leitura Single Layer DVD-R
liteonreadnec.png


Leitura Dual Layer DVD+R
em breve
 
Última edição:
Não sei dizer se são bons ou maus
Para esse media (MCC 03RG20), esse gravador saiu-se um bocado mal em relação a alguns outros gravadores, como seria de esperar de um NEC.

Esses DVDs, gravados a 16X em drives como os LiteOn (série 6S para cima), LG (H10 para cima) e Pioneer (111/D), conseguem uma média de PIE entre 4 e 12 (a desse NEC foi 16), e os PIF raramente passam de 2.

Os picos de 400 PIE são preocupantes (para ser fiável, não devia passar dos 200), mas pode ser defeito da remessa de DVDs que usaste.

De qualquer forma, é dos SATA mais baratos que há por aí, por isso a relação qualidade/preço até é boa, dentro dos gravadores SATA. ;)
 
Última edição:
qd tiver paciencia faço uns testes ao meu plextor(PX 760 A), para comparar
nao tenho é dvds verbatim, tenho uns intenso e platinum mas penso q o dye é CMC qq coisa
 
Última edição:
Para esse media (MCC 03RG20), esse gravador saiu-se um bocado mal em relação a alguns outros gravadores, como seria de esperar de um NEC.

Esses DVDs, gravados a 16X em drives como os LiteOn (série 6S para cima), LG (H10 para cima) e Pioneer (111/D), conseguem uma média de PIE entre 4 e 12 (a desse NEC foi 16), e os PIF raramente passam de 2.

Os picos de 400 PIE são preocupantes (para ser fiável, não devia passar dos 200), mas pode ser defeito da remessa de DVDs que usaste.

De qualquer forma, é dos SATA mais baratos que há por aí, por isso a relação qualidade/preço até é boa, dentro dos gravadores SATA. ;)
Então é preocupante? Tipo poderei ter a longo prazo DVD's ilegíveis?:wow:

supostamente Verbatim é considerado dos melhores...

Quando dizes "como seria de esperar de um NEC." Queres dizer que os NEC's são "ranhosos"? Ou que fiz uma má escolha por este NEC?

Testei um DVD gravado com o 2510a naqueles famosos discos ritek e deu:

PIE: máximo 323, média de 40, 560000 total e PIE, máximo de 21, 0,74 de média e 8500 total, ou seja ainda pior que estes verbatin:(

Tou a ver que tenho 200 DVD's todos ***** :D :D
 
Última edição:
Então é preocupante? Tipo poderei ter a longo prazo DVD's ilegíveis?:wow:
Não é certo, mas é provável. :\
Depende também da drive que vais usar para ler o DVD. Algumas (muito poucas), não vão conseguir ler aquela parte com PIE acima de 300. Várias não irão ler essa parte quando o PIE aumentar para 600. E poucas conseguirão ler quando chegar a 1000.

Só para te guiares: Não te fies em gravações com zonas largas (tipo 1GB) de PIE>280 ou PIF>10.
Nesse caso, acho não há grande problema, porque a área de PIE>280 só dura cerca de 50mb. :P Se esse pico se for aproximando dos 1000 ao longo do tempo, aí já deves pensar em criar um backup.

Aconselho-te a fazer o scan noutro gravador, de preferência um LiteOn (série xxxx6S ou 7S), um BenQ (qualquer modelo), um Samsung (série S182x ou S183x), um Plextor (Série 7xxx) ou um NEC (série 35xxx), que são das drives mais fiáveis para scanning. Dizem que a série 71xxx da NEC tende a detectar picos altos inexistentes, nos scans de PIE/PIF...
supostamente Verbatim é considerado dos melhores...
Disso não há dúvida :D Ainda por cima é MCC.

Quando dizes "como seria de esperar de um NEC." Queres dizer que os NEC's são "ranhosos"? Ou que fiz uma má escolha por este NEC?
Visto que querias um gravador SATA, fizeste uma boa escolha. Até porque os SATA superiores a esse são ainda difíceis de encontrar cá em portugal, e custam normalmente de 45€ para cima.
Testei um DVD gravado com o 2510a naqueles famosos discos ritek e deu:

PIE: máximo 323, média de 40, 560000 total e PIE, máximo de 21, 0,74 de média e 8500 total, ou seja ainda pior que estes verbatin:(
É normal que tenha dado pior, os Ritek são inferiores aos MCC.
 
Última edição:
Não é certo, mas é provável. :\
Depende também da drive que vais usar para ler o DVD. Algumas (muito poucas), não vão conseguir ler aquela parte com PIE acima de 300. Várias não irão ler essa parte quando o PIE aumentar para 600. E poucas conseguirão ler quando chegar a 1000.
O PIE vai aumentando ao longo do tempo como? quanto mais usar, mais aumenta? Ou mesmo que seja pouco usado ele "sobe"?

Sobre a área em questão, trata-se de um filme em divx-HD e num preview que fiz, passou de certeza por ali e tudo na boa, isto é na drive do portátil.

Só para te guiares: Não te fies em gravações com zonas largas (tipo 1GB) de PIE>280 ou PIF>10.
Nesse caso, acho não há grande problema, porque a área de PIE>280 só dura cerca de 50mb. :P Se esse pico se for aproximando dos 1000 ao longo do tempo, aí já deves pensar em criar um backup.
Então se tiver DVD's com PIE >300 em mais de 1 GB logo a "nascença", o ideal é deitar ele fora?

Nuns testes com os tais Riteks, o PIE subia "esponencialmente" perto do fim :(

Aconselho-te a fazer o scan noutro gravador, de preferência um LiteOn (série xxxx6S ou 7S), um BenQ (qualquer modelo), um Samsung (série S182x ou S183x), um Plextor (Série 7xxx) ou um NEC (série 35xxx), que são das drives mais fiáveis para scanning. Dizem que a série 71xxx da NEC tende a detectar picos altos inexistentes, nos scans de PIE/PIF...
Não tenho "acesso" a estas drivers :( Tenho um leitor LG velhinho no desktop e um gravador matisha no portátil.

Visto que querias um gravador SATA, fizeste uma boa escolha. Até porque os SATA superiores a esse são ainda difíceis de encontrar cá em portugal, e custam normalmente de 45€ para cima.

Que gravador SATA "robusto" recomendas então, assim se calhar troco o velho LG IDE por um destes "speciais", tirando os absurdamente caros Plextor...

É normal que tenha dado pior, os Ritek são inferiores aos MCC.
Agora não sei, mas a uns tempos, sempre ouvi dizer que Ritek G04 e G05 eram os "reis"
Devo então ficar-me pelos Verbatim, e nem foram muito caros (21 € 1 cake de 50)
 
O PIE vai aumentando ao longo do tempo como? quanto mais usar, mais aumenta? Ou mesmo que seja pouco usado ele "sobe"?
As duas coisas. Mas não te esqueças que isso é um verbatim, por isso até pode levar décadas para chegar aos 1000 :D

Então se tiver DVD's com PIE >300 em mais de 1 GB logo a "nascença", o ideal é deitar ele fora?
Sim, o que duvido que aconteça com os dvds da verbatim.

Que gravador SATA "robusto" recomendas então, assim se calhar troco o velho LG IDE por um destes "speciais", tirando os absurdamente caros Plextor...
Tens o Lite-On LH-20A1S, se conseguires encontrar. Além de ser o gravador SATA que tem melhor qualidade de gravação, é também um excelente scanner de PIE/PIF, permite fazer praticamente tudo com DVDs (maioritariamente coisas que nunca precisas lol), lê e grava todos os formatos de CD/DVD (excepto HD-DVD e Blu-Ray, óbvio), elevada compatibilidade com marcas diferentes de DVDs, pode gravar a 20X, vasto suporte para firmwares, etc. Sinceramente, acho que é overkill lol :P

A segunda opção é o Samsung SH-S183A (ou 183L - com lightscribe). Só é fraco na qualidade de gravação em DVDs double layer. De resto, é bom em tudo, o 2º melhor (dos SATA) em termos de qualidade de gravação em DVD+R/-R, e também um bom scanner.

Depois tens ainda o LG GSA-H31N, mas não faz scan de PIE/PIF :(
 
Bem, na sexta feira devo ter um Lite-On LH-20A1S para "brincar" :D

Assim faço um taco-a-taco, neste caso, vou testar gravações a 18x e 16x, como fiz com o NEC, bem como scanning de PIE/PIF. Também penso que é bom testar gravações em DVD+RW e CD-RW.
 
Bem, na sexta feira devo ter um Lite-On LH-20A1S para "brincar" :D

Assim faço um taco-a-taco, neste caso, vou testar gravações a 18x e 16x, como fiz com o NEC, bem como scanning de PIE/PIF. Também penso que é bom testar gravações em DVD+RW e CD-RW.
Em que loja consegues arranjar o Lite-On LH-20A1S? Estou interessado em comprar um DVDRW desses.
 
É usado, em 2ª mão...

mas não consegui combinar com o vendedor o negócio :( Vou ter que ver outro dia, logo o mega-comparativo fica pendurado

EDIT: adicionado teste de leitura e qualidade de um dual layer, os resultados da qualidade são "decepcionantes" :( E isso foi um Memorex que me custou 4 € >(
 
Última edição:
se kiserem eu posso fazer esses "benchs" com o meu Asus DRW-1814BLT,so nao tenho é dvds agora..mas axo o gravador muito bom :) antes tinha um tdk880n@882N (era um nec2500 axo)
 
Já tenho o Lite-on... Estou a fazer os testes de scan e vão aparecendo aos bocados ;)

EDIT: testes feitos, não aprofundei muito com muitos xpto's testes repetidos... Se quizerem, posso por testes de qualidade de CD-R e DVD+RW...

Quando puder, também coloco umas fotos, se for de interesse...
 
Última edição:
Já tenho o Lite-on... Estou a fazer os testes de scan e vão aparecendo aos bocados ;)

EDIT: testes feitos, não aprofundei muito com muitos xpto's testes repetidos... Se quizerem, posso por testes de qualidade de CD-R e DVD+RW...

Quando puder, também coloco umas fotos, se for de interesse...


era porreiro...
posta ai .... :d
 
Back
Topo