DX 10 + Unified Shader

Zarolho

Power Member
CompoTech has spent nearly three years of data collection and research, in close cooperation with Microsoft. DirectX 7 and again following the lead of DirectX 9.0c. launched the world's first to support DirectX 10 and Unified Shader architecture graphics chip. codenamed G80 core of a new generation of high-GeForce 8800 family of products -- a formal stage.

dx-cpu-overhead.jpg


«...However limited the application API; Every game software in the role of weapons and features. 3D is a procedural thing (Object). And each picture frame may occur hundreds of Object game. When transmitted to each Object DirectX 9 API programs, the re-sent-driven programming, After processors need to deal whit more also Objects increases the burden on the processor. and require more time and the resulting bottlenecks in the implementation, known as API Overheard. So manufacturers in the design of the effectiveness and quality of the game, they need to make their choice...»

«...
And the new generation of DirectX 10 API Overheard light improvements Validation of a new mechanism to improve the design of the core, in DirectX 9 you need resources required to confirm moves of each Object in use However, DirectX 10 will be on the new Object and the action will only confirm that After using the Object, confirmed action will be omitted, which will substantially reduce the use of processor resources...»

«...
The other hand, the number of additional DirectX 10 also functions will help designers save processor operating procedures. Texture arrays and include Predicated draw.

In DirectX 9 times. Multiple texture change moves the action is a waste of CPU resources, and the introduction of new DirectX10 Texture arrays. Texture allow up to 512 Array storage in the same framework, Shader procedures for a new direction and have a dynamic array indexing Texture. Drawing from the core even of the whole operation, to reduce processor load...»

http://translate.google.com/transla...&hl=en&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=/language_tools
 
eu so me pergunto é se isto é consistente...
mas isto são testes feitos com o G80, o unico chip comercializado com suporte para DX10... mas é um chip de gama alta.
a questão é se esta diferença toda se contnuará a verificar com chips de placas mais modestas... eventualmente controladores graficos on-board.

e se isto vem dispensar a necessidade de um bom CPU também não sei se será assim tão simples como isso.
 
Não existirá um reverso da medalha? Ou seja, se a cpu é reduzida quando ao seu uso a gráfica pode passar a ser "chupada": Temos um aumento de 30 por cento no uso da gráfica por assim dizer.
 
Não existirá um reverso da medalha? Ou seja, se a cpu é reduzida quando ao seu uso a gráfica pode passar a ser "chupada": Temos um aumento de 30 por cento no uso da gráfica por assim dizer.

E compras a grafica para que?

tenho é pena de não serem usadas no máximo do seu potencial e ficar limitado a jogos e meia duzia de aplicações...

ao menos com o folding vem ai um uso mais "util"... pena que tem o reverso da medalha aka consumo excessivo e aquecimento a bruta...
 
eu so me pergunto é se isto é consistente...
mas isto são testes feitos com o G80, o unico chip comercializado com suporte para DX10... mas é um chip de gama alta.
a questão é se esta diferença toda se contnuará a verificar com chips de placas mais modestas... eventualmente controladores graficos on-board.

e se isto vem dispensar a necessidade de um bom CPU também não sei se será assim tão simples como isso.
À partida, o refazer do código com o intuito de melhorar a performance deverá ser "across the board". O DX10 afunilará menos os dados que o 9. Com exactamente os mesmos dados a renderizar será mais rápido fazê-lo em dx10 do que em dx9, em qualquer placa, penso eu. A questão será conseguir fazer comparações justas. Os jogos que suportarem dx10 deverão ter mais detalhe do os da API anterior, tanto por causa do marketing como para aproveitar a performance extra, por isso deve ser complicado apurar os valores certos dos ganhos.
 
E quando é que esta tecnologia vai ser implemetada??
Quando os seguintes factores se encontrarem em simultâneo:

- Windows Vista (unico a suportar DX10)
- Gráfica que suporte DX10 (ex: nVidia 8800 ou a futura ATI R600) com drivers a suportar esta API
- Jogos desenvolvidos em DX10 ou patch que os faça "correr" em DX10 (ex: Crysis ou Flight Simulator X, este ultimo com patch)
 
Back
Topo