É legal??

Lord_Snake

Power Member
Boas..

Não sabia onde colocar isto, pois é mais um Off-Topic, e veio cá parar.

É o seguinte: É legal uma empresa que é distribuidora (representante/agente) duma marca XPTO abrir uma loja com outro nome sem ligação à anterior e vender os produtos?

É que desta forma, conseguem vender a preços muito mais baratos que os restantes comerciantes.

Alguém sabe responder-me a isto??
 
Boas..

Não sabia onde colocar isto, pois é mais um Off-Topic, e veio cá parar.

É o seguinte: É legal uma empresa que é distribuidora (representante/agente) duma marca XPTO abrir uma loja com outro nome sem ligação à anterior e vender os produtos?

É que desta forma, conseguem vender a preços muito mais baratos que os restantes comerciantes.

Alguém sabe responder-me a isto??

Se fosse já se fazia isso
 
boas... por incrivel que pareça é...

podes ser representante de uma marca e se ela não estabelecer tabelas de grossismo, ou seja, preços tabelados para revenda, podes ter uma outra casa a vender os produtos da primeira muito mais baratos que as restantes que forneces...

Assim... eu represento a marca de motos yamaha e uma xt650 nova custa , imaginemos, 5000€... Para revenda dou um desconto de 5%, de 250€... mas se fores meu amigo, ou me apresentares uma amiga jeitosa lol, dou-te 7.5%, ou seja 375€, logo podes fazer um preço mais porreiro...

Agora se não apresentares a tal garina.... lol

Sérgio---
 
fechar não... criar outra, por exemplo, em nome de um mano ou mesmo filho...

isso não é burla.. é favoritismo de revenda e fica ao critério do vendedor grossista

Sérgio---
 
A questão tal e qual é colocada tem uma resposta de princípio: é ilegal. E é ilegal pq , em princípio viola o contrato de agência. Violará tb uma série de normativos legais, tais como os que defendem o princípio de concorrência contratual. A título de exemplo, se eu trespassar / vender determinda empresa, naõ posso abrir uma outra que concorra directamente no mm espaço físico ( mesmo bairro, mm rua, mm centro comercial).
Agora, tudo depende do contrato que liga ambas as empresas, sendo certo que há normas gerais que regulam o contrato de agência/representação.
 
Este exemplo: http://techzonept.com/showthread.php?t=35965

Se for para abrirem uma empresa e fecharem por burla e depois voltarem a abrir uma nova, parece-me ser ilegal.

Meu, obrigado pela ajuda, mas esse é um caso completamente diferente do que estou a falar..

ash[M]ael;1596979 disse:
boas... por incrivel que pareça é...

podes ser representante de uma marca e se ela não estabelecer tabelas de grossismo, ou seja, preços tabelados para revenda, podes ter uma outra casa a vender os produtos da primeira muito mais baratos que as restantes que forneces...

Assim... eu represento a marca de motos yamaha e uma xt650 nova custa , imaginemos, 5000€... Para revenda dou um desconto de 5%, de 250€... mas se fores meu amigo, ou me apresentares uma amiga jeitosa lol, dou-te 7.5%, ou seja 375€, logo podes fazer um preço mais porreiro...

Agora se não apresentares a tal garina.... lol

Sérgio---

E caso a dita marca tenha uma tabela de preços de revenda, é possível??

Tipo, sem precisar de te apresentar a boazona... lol
Do tipo, fazer preços fixos para qualquer pessoa. Como são vendidos pela própria empresa que é a distribuidora nacional, podem fazer preços muito melhores... Simplesmente abrindo uma loja com outro nome... A minha dúvida é se isso é legal...
 
Última edição:
A questão tal e qual é colocada tem uma resposta de princípio: é ilegal. E é ilegal pq , em princípio viola o contrato de agência. Violará tb uma série de normativos legais, tais como os que defendem o princípio de concorrência contratual. A título de exemplo, se eu trespassar / vender determinda empresa, naõ posso abrir uma outra que concorra directamente no mm espaço físico ( mesmo bairro, mm rua, mm centro comercial).
Agora, tudo depende do contrato que liga ambas as empresas, sendo certo que há normas gerais que regulam o contrato de agência/representação.

Era mesmo este tipo de informação que andava à procura. cuto, caso tenhas mais dados sobre isto, agradecia imenso que postasses, ou então que me enviasses por PM...

Se mais alguém tem informação sobre isto, do tipo normas legais violadas etc, agradecia que dissesse que postasse ou enviasse por PM..

Muito Obrigado
 
Back
Topo