e-sata

snp77

1st Folding then Sex
Boas,

Tenho uma dúvida quanto ao e-sata, comprei uma caixa de disco externo que trazia um adaptador e-sata para ligar numa abertura vaga nas traseiras do pc. Não digo numa slot, pois o adaptador não é pci, é quase como uma tomada que se encaixa nas traseiras da caixa e a outra ponta liga-se algures na motherboard.

É o seguinte, a minha board permite ligar 4 sata2, dos quais 3 estão ocupados (2 HDD's e 1 Gravadora DVD). Os HDD estão nas portas que a board identifica como 1 e 2, e a gravadora está na 3.

Se eu colocar o adaptador e-sata ligo então a outra ponta onde? na que tá vaga (que a board chama de 4), ou mudo-a para a 3 e fica a gravadora na 4? Ou é indiferente?

Outra coisa, ao ligar e desligar o disco externo por e-sata, o pc reage bem (tipo como se fosse ligar e desligar um normalissimo usb) ou devo contar com algum tipo de problemas?
 
Última edição:
Boas,


1. e-sata é precisamente o mesmo que sata normal, o que muda é apenas a ponta do cabo.
2. As boards recentes dão-nos a oportunidade de desmontar um disco sata como se fosse um USB. Caso a tua board não o permita, podes correr o risco de bloquear a máquina se retirares o disco sem mais nem menos.
3. É totalmente indiferente, segundo sei, ligares na 1, 2, 3 ou 4ª porta
 
Back
Topo