E4400 Overclock

spyro00

Membro
estou com um pequeno problema nao consigo passar dos 2.7ghz, nem aumentando voltagem simplesmente nao da mais lol , nao e das memorias porque mudei o ratio para ficaram dentro dos parametros de fabrica
temps +-27ºc
board msi p35 neo-f

vou ver se compro uma fonte porque neste momento estou com uma foleira de 500w
qual e o normal de overclock nestes cpus ?
e que pelo que tenho visto os e4300 chegam aos 3.0 e esperava que este tb chegasse
 
estou com um pequeno problema nao consigo passar dos 2.7ghz, nem aumentando voltagem simplesmente nao da mais lol , nao e das memorias porque mudei o ratio para ficaram dentro dos parametros de fabrica
temps +-27ºc
board msi p35 neo-f

vou ver se compro uma fonte porque neste momento estou com uma foleira de 500w
qual e o normal de overclock nestes cpus ?
e que pelo que tenho visto os e4300 chegam aos 3.0 e esperava que este tb chegasse



o teu E4400 pode ter wall...
 
pois, porque ao que parece os E4400 não são grande coisa em termos de OC..

os 4300 são bem melhores..
Não me parece que seja a fonte que te esteja a limitar, se não nem aos 2.7 chegavas..

porem podes experimentar...
Começa por descer o multiplicador para 9 e tenta puxar mais pelo FSB.

caso não dê fazes um "jump" ou seja, se tiveres nos 270Mhz, tenta passar assim para os 350, porque podes ter um FSB Hole, caso não dê então tens um Wall bastante baixo, tipico dos e4400..

cumps
 
27º em idle, diz la kanto e k fica em full load usando o coretemp 0.95 para medir.
eu vou experimentar agora a noite com outra fonte depois posto aqui os valores
e que o pc tens alguns sintomas de fonte foleira, estilo as vezes nao ligar, quando vai para s3 fica meio maluco etc...
 
fiz mais alguns testes

core temp a correr 3dmark 2006 65ºc no teste do cpu
mas o engraçado e que o software da board indica 30º enquanto o core temp indica 46

bem troca a comprar um dissipador em condiçoes lol

outra coisa e que o cpu fez boot a 3ghz mas so consegui uma vez , fiz incrementos de 1 em 1 com multiplicador 9 e fsb +300 ate 332 fez boot de 1 em 1 ate 332 mas agora acima de 2700 nao faz boot quer em mutiplicador 9 quer em 10
 
isto cada vez esta mais esquesito :S

se fizer incrementes de 10 em 10 de fsb a partir dos 270 com multiplicador 9
o cpu funciona perfeitamente a 3ghz voltagem stock
agora de desligar o pc e voltar a ligar ja nao arranca :S

resumindo penso mesmo que o problema estara na board visto que estou agora a usar o cpu a 3ghz e esta estavel
a board e muito recente so esta semana e que foi acrescentada aos produtos da msi por isso aidna deve ter alguns bugs de certeza
 
isto cada vez esta mais esquesito :S

se fizer incrementes de 10 em 10 de fsb a partir dos 270 com multiplicador 9
o cpu funciona perfeitamente a 3ghz voltagem stock
agora de desligar o pc e voltar a ligar ja nao arranca :S

resumindo penso mesmo que o problema estara na board visto que estou agora a usar o cpu a 3ghz e esta estavel
a board e muito recente so esta semana e que foi acrescentada aos produtos da msi por isso aidna deve ter alguns bugs de certeza


espera entao por uma nova bios.

cumps e boa sorte com isso :)
 
fiz mais alguns testes

core temp a correr 3dmark 2006 65ºc no teste do cpu
mas o engraçado e que o software da board indica 30º enquanto o core temp indica 46

bem troca a comprar um dissipador em condiçoes lol
65ºC ja me parece uma temp mais real. Embora sim, deves por um cooler melhor.

O software da board/speedfan/everest ou usam 1 sensor fora do core ou assumem dentro do core tjunction de 85ºC, o que nao esta certo para todos os processadores (por vezes ate da temps abaixo da ambiente).
 
1º Está calor é dificl o OC
2º esses CPUs não sao grande coisa para OC, em relação aos seus familiares.. e irmãos mais novos E4300
 
1º Está calor é dificl o OC
2º esses CPUs não sao grande coisa para OC, em relação aos seus familiares.. e irmãos mais novos E4300
eu estive a fazer mais testes e o problema esta relacionado com os ratios da memoria acima de 270fsb nao aceita o escolhido e fica em auto

neste momento esta a 3ghz 334*9 e sei que faz boot ate 3.5 pelo menos , mas com a temps que tenho mais que 3.1 e para esquecer

o problema e que se eu agora desligar o pc ele ja nao volta a arrancar lol porque muda o ratio das memorias
 
Eu com o que tive cá em casa, fazia os 3000mhz sem aumentar o vcore e o melhor que consegui em pouco tempo foi 9x380mhz.

Com a DS3 a partir dos 10x340mhz esquece, era só holes.

cumps
 
Última edição:
finalmente saiu uma bios que resolveu o meu problema
nao adiantava nada por as memorias a 1:1 porque acabava sempre por nao arrancar
agora com a nova bios ja entra para o windows a 3.2ghz sem problema com a voltagem do vcore stock e as mems a 1060 isto com multiplicador 9
mas tenho de comprar um cooler melhor porque ainda estou com o de origem , e com o calor que esta nao fica estavel, nada que nao se resolva
 
Bem, um OC desses com stock cooler? OMG põe uma coisa decente, os engenheiros da intel deviam levar todos com os coolers no alto da pinha, porque não valem nada. Experimenta baixar o muulti e dar-lhe + FSB, a ver o que dá.
 
Back
Topo