E8500 + TRUE120 = Temps altas :(

d2

Power Member
Boas..

Tenho um E8500 com um TRUE 120 ke foi inicialmente montado por um tecnico da loja aonde comprei o PC. Tenho-o a 4ghz precisamente por causa das temps... a 4ghz faço 57/58 ºC no Orthos small ftt's. No Intel Burn fica nos 64ºC e toca raramente nos 65.

Pensando que o cooler tinha sido mal montado resolvi desmontar hoje para ver o que se passava. Com uma lamina de x-acto vi se o TRUE e o CPU eram planos e nao notei nada de anormal.. a unica coisa que notei foram alguns riscos tanto no CPU como no dissipador.

Ajustei bem o backplate, montei o TRUE com uma camada fina de MX2 e apertei bem os parafusos... continuo com as mesmas temps... ou à volta do mesmo.


temps2vm4.jpg


Dicas? Sugestoes?

PS: Esta montado com uma NoiseBlocker 120 X2

Edit: Fiz novo teste e agora passa 90% do teste nos 64ºC e toca ocasionalmente nos 65ºC. Mas mesmo assim sao temps altas nao?

Ja agora, em load faço 1.312v
 
Última edição:
Se trocasse acho que era por um Vendetta 2.. mas será que é mesmo problema do cooler? É que ele practicamente nao aquece.. nao me parece problema de falta de dissipaçao. Talvez problema no contacto? Mas pareceu-me bem plano...

PS: Alem de que este e' o tal que destronou o Tuniq em prai 10 reviews
 
Se não encrava (nos intel desce a velocidade) nem nada está bom.
Sentes o dissipador muito quente?
Pode ser sensor da board mal calibrado (isso as vezes fica melhor com bios update), software que leia mal as temperaturas..
 
O dissipador em load fica morno... nao encrava.. ja levou com 8 horas de orthos blend. Mas achas que ta bom? É que eu vejo pessoal com 8500 e dissipadores da mesma gama a fazer temps inferiores...

Quanto ao sensor, este computador nos primeiros dias de vida teve ke levar uma board nova .. e ja na outra board eu fazia temps parecidas. So se for da bios.. tou a usar a versao 13xx
 
Faz como eu vou fazer. Tecnica da moeda ( vou usar uma anilha ). Colocar uma moeda entre o backplate e o dissipador. Estou só à espera das férias para o fazer. Depois dou feedback.
 
Pois ja tinha visto isso algures.. Se puderes mete ai as temperaturas ke fazes actualmente.. e depois posta um mini tutorial e after temps.



Fiz um teste... expliquem-me a logica disto: se remover a tampa lateral da caixa, as temps dos cores descem 3ºC em Orthos e 1ºC em Intel Burn. MAS, a temp da board (suponho ke seja a temp do chipset) sobe 4ºC, de 29/30 para 34.

Tenho uma Cooler Master centurion, com fan 120 à frente em baixo.. fan 120 atras a seguir ao dissipador.. fan 120 no TRUE.. e fan 140 na fonte LC-power (por cima do TRUE).
 
Ao retirares a tampa lateral da caixa fazes com que a corrente de ar morno deixe de circular, ficando apenas o ar frio estático... Sendo assim e como o cooler está acima uns bons centimetros da Board, este consegue arrefecer com o ar frio do exterior, mas como a board está muito mais dentro o ar frio não chega lá, e como a corrente de ar também é inixistente a board aquece um pouco mais!
 
Talvez seja isso... outra coisa que achei estranho foi o dissipador do TRUE estar practicamente frio.. quase nem morno se pode chamar aquilo.
 
Se quiseres esperar até por volta do dia 20, ficas a saber se é "falta de contacto" do dissipador.
Se não, do it yourself =P
 
Acho que vou esperar por ti .. ate pq nao me apetece desmontar outra vez a board pra nada.
Nao te eskeças de meter ai as temps que fazes antes e depois.. e se puderes tira fotos ao processo de montagem.
 
Back
Topo