Ecossistema Apple

Usas todo o ecossistema da Apple?

  • Sim, todo o hardware e software/serviços são Apple

    Votes: 23 24,7%
  • Não, mas desejo usar na totalidade

    Votes: 13 14,0%
  • Não, o hardware é Apple mas uso software/serviços de outros fornecedores

    Votes: 27 29,0%
  • Não, prefiro ter tudo dividido entre vários fornecedores

    Votes: 30 32,3%

  • Total voters
    93
Estou bem dentro do ecossistema, mas também com algumas exceções:

- Google Chrome (Apenas no desktop que é Windows).
- Google Calendar.
- Gmail app.
- Google Maps (veremos se o update do iOS 15 me fazem mudar).
e ainda o Google Drive como um extra backup para algumas fotos e documentos.

Em resumo, uso algumas apps da Google quando podia usar o que já vem com o iOS, mas de resto é tudo Apple, desde do iCloud, Apple Music, AirPods, iPad, iPhone, MacBook, Apple TV, Apple Watch, etc... Enfim, felizmente estou bastante satisfeito com tudo isto, caso contrário seria uma dor de cabeça sair do ecossistema e começar a usar, por exemplo, só produtos e serviços Android/Google (no fundo, outro ecossistema).
 
@Rykardu_Souza Também não gosto de ter informação espalhada por todos os serviços. Alias, ainda a bem pouco tempo andei a limpar todas as contas de cloud que usava, visto que ainda experimentei. E tinha umas fotos no Dropbox, uns ficheiros na Box, etc. Ficou tudo limpo e resumido a Onedrive e iCloud. Próximo passo é mudar para o iCloud.
O Onedrive tenho uma licença familiar que partilharam comigo. Por isso ter Office grátis e 1TB de Onedrive, senão também já tinha ido à vida.

Essa mudança que fizeste do email, então agora o teu email principal é um @iCloud.com ? Eu tenho um ID Apple @gmail.com que foi assim que criei, mas penso que também alteraria para um @iCloud.com assim sendo.

Já agora, costumam usar a opção "sign in with apple id / google"? Ou dão preferência à criação de email / password para cada registo?
 
@Rykardu_Souza

Essa mudança que fizeste do email, então agora o teu email principal é um @iCloud.com ? Eu tenho um ID Apple @gmail.com que foi assim que criei, mas penso que também alteraria para um @iCloud.com assim sendo.

Já agora, costumam usar a opção "sign in with apple id / google"? Ou dão preferência à criação de email / password para cada registo?

Sim, uso um endereço @icloud.com, tem que ser para teres acesso ao e-mail. Li algures que agora vai ser possível teres um endereço personalizado, se tiveres um domínio próprio.

Relativamente ao “sign in with apple id” depende… só uso o da Apple, mas só uso se a app/serviço for exclusiva do ecossistema, se for multi-plataforma faço registo com o e-mail.
 
Sim, uso um endereço @icloud.com, tem que ser para teres acesso ao e-mail. Li algures que agora vai ser possível teres um endereço personalizado, se tiveres um domínio próprio.

Relativamente ao “sign in with apple id” depende… só uso o da Apple, mas só uso se a app/serviço for exclusiva do ecossistema, se for multi-plataforma faço registo com o e-mail.
Sim, confirma-se essa funcionalidade:
https://www.macrumors.com/2021/06/08/icloud-mail-custom-domain-names/

Quero ver se também tenho esse cuidado de futuro, e ir mudando os que já tenho.
Voltamos ao mesmo, até pode não ter problema nenhum, e talvez a maioria dos websites seja seguro, mas até aqui tudo quanto me registava e tinha a opção "sign with google" era o que eu selecionava. E sem nunca ver as permissões... enfim, ainda vou a tempo antes de algum susto.
 
Estou bem dentro do ecossistema, mas também com algumas exceções:

- Google Maps (veremos se o update do iOS 15 me fazem mudar).
Para mim o Apple Maps está ao mesmo nivel do Google Maps ou talvez melhor, mas tambem vivo nos EUA.

Tambem prefiro usar o Apple Maps ao Google Maps para navegacão turn-by-by, pelo simples facto de usar semaforos e stops para indicar mudanças de direcção. Nao sei se esta função está disponivel em Portugal.

Por exemplo voz na navegacao no Apple Maps é exactamente assim:
" passa este semaforo e no seguinte vira à direita e depois no sinal de stop vira à esquerda".

No Google Maps é:
" em frente 500 metros vira à direita para a rua X e depois de 100metros vira a esquerda para a rua Y"


A unica coisa que me irrita no Apple Maps é nao poder planear uma viagem multi-stops como o Gmaps ( à excepção de gasolina, cafés, restaurantes e estacionamento)
 
Já agora, costumam usar a opção "sign in with apple id / google"? Ou dão preferência à criação de email / password para cada registo?
nunca experimentei com apple id, fazia com google, mas entretanto deixei de o fazer...
Basicamente crio aliases dependendo dos sites onde me vou inscrever, como fica tudo guardado no gestor não tenho chatice em ter "multiplos" emails...
A apple ia acrescentar essa funcionalidade de aliases no icloud+...

Hide My Email​

If you use an iCloud email account, this new feature can now let you create aliases that you can use to enter on websites and other places that require it to perform a task, like online shopping. Email sent to that alias is forwarded to your actual email account. You can create several different aliases, and delete ones you no longer want to use.
Interessante, apesar de eu francamente usar o email icloud para nada.
 
Última edição:
Não utilizo todos os serviços Apple porque tenho um desktop com Windows 10.

Telemóvel + Portátil + Relógio + Auriculares sem fios da Apple.
Serviços utilizados: sincronização de contactos, calendário, notas, lembretes, fotografias, mapas, saúde (fitness), iMessage, iCloud plano familiar.

Não utilizo:
- Safari: Não existe para Windows 10 por isso uso o Chrome em todos os dispositivos.
- Apple Music: não suporta handoff e a interface para o meu desktop com Windows 10 é muito pobre. Utilizo Spotify, plano familiar.
- iCloud Drive: Embora tenha plano de iCloud com muita capacidade (200GB), prefiro usar Google Drive. O motivo é porque a ferramenta iCloud Drive para o Windows 10 não funciona bem (problemas de sincronização). Tenho o plano Google de 15 GB que chega para os ficheiros que necessito de partilhar entre dispositivos.
- Pages, Numbers, Keynote: sempre usei Office e não tenho planos de mudar.
- Gestor de passwords: não uso, por opção.
- Apple Pay: Tenho a opção de adicionar o cartão de débito porque o meu banco já é suportado mas não o fiz porque acho que ainda não se justifica para o uso que ia ter.
- Não tenho qualquer serviço de streaming de video. Neste aspecto só tenho uma Nvidia Shield Pro para aceder à biblioteca Plex.
Update: Troquei o desktop com Win10 por um Mac mini. Como já não estou dependente de Windows, troquei o Chrome pelo Safari, e o Google Drive pelo iCloud Drive.
 
Update: Troquei o desktop com Win10 por um Mac mini. Como já não estou dependente de Windows, troquei o Chrome pelo Safari, e o Google Drive pelo iCloud Drive.
Também fiz a mesma troca curiosamente! :D
Tinha desktop e troquei por Mac mini 2012, também passei para o Safari em exclusivo (antes era firefox).
Nuvem apenas estou a usar para fotos, e é o Onedrive.

Também experimentei por uns dias o Office da Apple e não resultou... voltei para o do Windows
 
olá, ja vos aconteceu os eventos do calendario associados ao vosso email de trabalho desaparecerem do apple calendar no macbook mas continuarem a aparecer no apple calendar do iphone? uso o email do trabalho com as apps da apple e com a app de email continua a funcionar bem so que todos os eventos desapareceram e nao entendo porque. ja pesquisei no google mas nao encontrei solucao que ajudasse no meu caso... agora tenho sempre que ir ao telemovel para ver se tenho reunioes e enviar o link do evento por airdrop para o mac :facepalm:
 
Estou bastante dentro do hardware e software Apple, mas apenas quando me faz sentido.

Tenho iPhone, Apple Watch, MacBook Air e iPad. Nos serviços pagos uso o Apple One pelo preço ótimo que tem face à concorrência (pagar individualmente serviços de terceiros sairia mais caro, a começar logo pelo Spotify).

Depois, tenho algumas coisas que uso Apple so pela integração com o Watch, como o Calendário e Maps (prefiro as versões da Google nestes dois serviços)

fora isso tenho também Google drive paga.
Ah e não uso nada de Pages/Keynote, etc nem email icloud.
 
Eu não digo que sou contra, mas se uma empresa cria um ecossistema, é livre de escolher o modelo de negócio que quer, com as consequências que isso trás.

E falo em consequências para essa empresa, não os consumidores. Pode ser um ecossistema tão fechado e sem market share que pira e simplesmente vai à falência.
 
Eu não digo que sou contra, mas se uma empresa cria um ecossistema, é livre de escolher o modelo de negócio que quer, com as consequências que isso trás.

E falo em consequências para essa empresa, não os consumidores. Pode ser um ecossistema tão fechado e sem market share que pira e simplesmente vai à falência.

Exactamente o que eu acho. Isto da UE se meter onde não é chamada deixa muito a desejar.
 
É como o cabo Lightning, acho que é cada empresa que decide o que faz no seu produto.

Acho que a UE só deve interferir se o produto for perigoso do género radiações ou problemas na bateria que o faça explodir etc etc, sempre algo que comprometa a saúde e segurança do utilizador.

De resto isto de imporem regras nos produtos dos outros não acho isso muito bem.
 
Nunca vi grandes problemas com o cabo Lightning. Nem vou comprar um novo iPhone só por ter Type-c.
Mas não vamos ser mentalmente limitados, Type-c pode trazer maior range de acessórios, novas funcionalidades, basta ver como apple implementa isso.

Também não percebo o drama das 3rd party stores, ninguém vos apontar uma arma à cabeça para instalarem isso.
Provavelmente vai ter limitações ou vão correr de modo a não interferir com sistema.
 
Eu apoio ambas as mudanças.

Tanto a do Lightning para USB (todos os meus dispositivos são Type C o que resulta em menos um cabo no carro e menos um cabo em casa) como as lojas de aplicações de terceiros.

A Apple costuma ser bastante restritiva, pelo que o impacto a nível de segurança ou usabilidade deverá ser diminuto.
 
Atenção que não sou contra o cabo usb, de longe contra, mas foi imposto de forma obrigatória.

Mas isto é apenas a minha opinião claro, se quiser apps com fartura e falta de segurança tenho xiaomi/android que só de mudar o wallpaper levo com publicidade, na Apple espero sempre rigor/seguranca/qualidade/“muros altos”
 
Back
Topo