Ecrã "pixelado"

gldxh4ck3r

Power Member
Boas!
Recentemente decidi actualizar algumas das drivers dos principais componentes do meu portátil, como as drivers de som, LAN e Wireless, Chipset, Placa Gráfica, etc.
Não que as que tinha estivessem a dar problemas, mas como entendi ser melhor fazer um update das drivers, assim o fiz.
Fui ao site da marca do portátil, e transferi as drivers mais recentes. Instalei-as, e o portátil parecia não ter quaisquer problemas.
Então depois disso, ao jogar um jogo [n.d.r.: GTA: San Andreas], a dada altura o jogo "congelou", o som ficou como que em "loop", e com alguns quadrados pequenos (espécie de pixels) em todo o ecrã, nas partes em que a imagem era mais clara.
Fiz Alt-Tab, Ctrl-Alt-Del, a ver se saía do jogo, e consegui. Pensei que não voltasse a acontecer, então voltei a entrar no jogo, mas depois de menos de 5 minutos a jogar, congelou de novo, e desta vez, foi bem pior, já que não conseguia minimizar o jogo de forma alguma, então carreguei no botão de Power para reiniciar o portátil, e reiniciou, mas com os tais "pixels" nas zonas mais claras do ecrã, então decidi formatar o portátil, mas mesmo formatando, o problema manteve-se, e cheguei mesmo a instalar, à vez, o XP e o Vista, e o problema não se alterou.
O que notei, foi que, ao instalar as drivers da placa gráfica depois de formatar, no XP aparecia um BSOD e o sistema reiniciava logo, enquanto que no Vista, instalava com sucesso, e ao reiniciar para concluir a instalação, o sistema também exibia um BSOD logo após carregar o sistema operativo, e reiniciava logo.
No entanto, e nem sei se isto tem importância, os "pixels" não aparecem no POST, ou no memtest86, quando faço diagnóstico às memórias.
Será que o problema pode ter sido por ter instalado drivers Beta para a placa gráfica? E será que a placa gráfica tem mesmo de ser substituida? É que nem é das piores, e tenho alguma dificuldade em encontrar placas gráficas para portáteis.

Estas são algumas das especificações técnicas do meu portátil:

Alienware Area-51® m5550

Display: 15.4" WideXGA 1280 x 800 LCD with Clearview Technology - Saucer Silver
Motherboard: Alienware Intel 945PM + ICH7 Chipset
Operating System: Genuine Windows® Vista Basic - English
Warranty: AlienCare 1-Year Free Phone 24/7 and Collect & Return
Processor: Intel® Core™ 2 Duo Processor T7200 2.0GHz 4MB Cache 667MHz FSB
Memory: 1GB Dual Channel DDR2 SO-DIMM at 667MHz - 2 x 512MB
Video Card: 256MB NVidia® GeForce™ Go 7600
System Drive: 80GB 5400 RPM SATA with NCQ
CD/DVD/RW: DVD-Burner: 8x Dual Layer DVD+/-RW / 24x CD-RW Combo w/Software
Sound Card: Intel® High-Definition Audio (24-bit, 192Khz) with surround sound
Keypad: Mobile Keypad - French
Communications: Integrated 10/1000Mb Gigabit Ethernet & 56K V.92 Modem
Wireless Network Card: Internal Intel® PRO Wireless 3945 a/b/g Mini-Card

E este é um screen dos "pixels":



Obrigado desde já pela ajuda.
Cumps
 
Última edição:
deve ter sido a grafica que sobreaqueceu e deu o berro imo

Essa foi a primeira conclusão a que cheguei, mas se eu já jogava jogos de maior exigência de hardware que este, e durante algum tempo, por várias horas seguidas, e até então nunca tinha acontecido nada, porque será que foi acontecer agora, com um jogo menos exigente, depois de fazer update às drivers? Além disso, eu sempre tive muito zelo por este portátil, sempre o usei em superfícies duras, e até então nunca tinha tido nenhum problema...:(

[edit]: neste momento tenho o Vista instalado no portátil, e no Gestor de Dispositivos, a placa gráfica que lá está identificada é o Adaptador de gráficos VGA padrão...
 
Última edição:
Essa foi a primeira conclusão a que cheguei, mas se eu já jogava jogos de maior exigência de hardware que este, e durante algum tempo, por várias horas seguidas, e até então nunca tinha acontecido nada, porque será que foi acontecer agora, com um jogo menos exigente, depois de fazer update às drivers? Além disso, eu sempre tive muito zelo por este portátil, sempre o usei em superfícies duras, e até então nunca tinha tido nenhum problema...:(

[edit]: neste momento tenho o Vista instalado no portátil, e no Gestor de Dispositivos, a placa gráfica que lá está identificada é o Adaptador de gráficos VGA padrão...

acho que foi mesmo a grafica que deu o berro

podes tentar e outra coisa, caso o problema seja do ecra, mas duvido

ligar o portatil a um projector ou a outro monitor
 
Essa foi a primeira conclusão a que cheguei, mas se eu já jogava jogos de maior exigência de hardware que este, e durante algum tempo, por várias horas seguidas, e até então nunca tinha acontecido nada, porque será que foi acontecer agora, com um jogo menos exigente, depois de fazer update às drivers? Além disso, eu sempre tive muito zelo por este portátil, sempre o usei em superfícies duras, e até então nunca tinha tido nenhum problema...:(

[edit]: neste momento tenho o Vista instalado no portátil, e no Gestor de Dispositivos, a placa gráfica que lá está identificada é o Adaptador de gráficos VGA padrão...

Boas
Se ele não te apresenta a gráfica correcta no Gestor de Dispositivos é porque os drivers não foram correctamente instalados...tenta sacar outra versão,que não seja Beta,e vê no que dá!Se o problema persistir tenta instalar uns drivers mais antigos.
Cumps
 
acho que foi mesmo a grafica que deu o berro

podes tentar e outra coisa, caso o problema seja do ecra, mas duvido

ligar o portatil a um projector ou a outro monitor

a ultima vez que vi uma imagem assim, a grafica deu o berro. experimenta ligar o pc a um monitor externo.

Já o fiz, e no monitor externo não aparece absolutamente nada, o ecrã fica preto, o que me leva a concluir que a gráfica definitivamente deu o berro. Agora continuo a perguntar-me porque será que isto aconteceu, é que tenho o portátil há mais ou menos 2 anos, e nunca tive nenhum problema, já joguei que me fartei nele, e nunca me desiludiu, até ao dia em que actualizei as drivers...:(
 
Boas
Se ele não te apresenta a gráfica correcta no Gestor de Dispositivos é porque os drivers não foram correctamente instalados...tenta sacar outra versão,que não seja Beta,e vê no que dá!Se o problema persistir tenta instalar uns drivers mais antigos.
Cumps

sei de casos que instalar as drivers que o fabricante fornece para placas de portateis nao da resultado.
para estes casos, e preciso modificar as drivers.
http://www.driverheaven.net/nvmodtool.php
segue as instruçoes e tenta. pior nao fica... :(

mgl4evr

Agradeço imenso a vossa disponibilidade, mas infelizmente agora tenho a certeza que a gráfica "faleceu", e agora só me pergunto o que poderá ter levado a gráfica a avariar assim sem mais nem menos, e também onde vou encontrar uma nova gráfica, porque segundo sei, o mais comum é virem incorporadas nos portáteis, e sendo assim torna-se muito difícil encontrar sítios onde comprar só e apenas a gráfica para o portátil...:(
 
elas arranjam-se... mas nao vais gostar dos preços.
tenta na loja onde compraste o portatil.

mgl4evr

Neste momento não olho a preços, mas também não pretendo que o meu orçamento vá para além de 100€.
Eu comprei o portátil quando estava de férias na Irlanda, e como não existe nenhum revendedor Alienware em Portugal, a única solução é enviá-lo para lá, mas essa hipótese é bem mais dispendiosa, por isso prefiro arriscar as minhas hipóteses em território nacional.
 
Bem, não queria ter de abrir um novo tópico, mas estou na disposição de comprar uma placa gráfica para o meu portátil, e com as especificações técnicas que estão descritas no primeiro post, gostaria que me sugerissem uma boa placa gráfica, e já agora o link por onde a possa encomendar.
Obrigado desde já.
Cumps
 
humm depende tambem do portatil

ha portateis que dao para mudar e outros nao

Pa, nem quero pensar que não dá para mudar. Quando comprei o portátil, foi-me dada a opção de escolher entre uma placa gráfica ATI, e esta que tenho, por isso, não será isso suficiente para confirmar que posso mudar de placa gráfica?
 
Não apenas quer dizer, que te podiam vender um modelo com uma ou outra, por exemplo alguns acer 5030 tem placa nvidia e outros tem ati.

Já verificas-te se os clocks do ramdac e do gpu e ram estão correctos? Se calhar o driver mandou o hardware para valores fora do normal, e não os repos.
Na seria 7000 da nvidia ainda não vi nenhum com esse problema, mas, não custa nada tentar.
As antigas da seris 5000 tinha esse defeito, um driver mais recente e pimba, era trocar a placa, depois descobriu-se que era o ramdac que tinha ficado com clocks fora do normal...

Não é facil, mas se conseguires chegar ao ecran do windows, verifica os clocks do ramdac, gpu e ram.

EDIT:
Se for o caso da grafica avariada, mesmo que consigas trocas, não deve custar menos de 200€...
 
Não apenas quer dizer, que te podiam vender um modelo com uma ou outra, por exemplo alguns acer 5030 tem placa nvidia e outros tem ati.

Já verificas-te se os clocks do ramdac e do gpu e ram estão correctos? Se calhar o driver mandou o hardware para valores fora do normal, e não os repos.
Na seria 7000 da nvidia ainda não vi nenhum com esse problema, mas, não custa nada tentar.
As antigas da seris 5000 tinha esse defeito, um driver mais recente e pimba, era trocar a placa, depois descobriu-se que era o ramdac que tinha ficado com clocks fora do normal...

Não é facil, mas se conseguires chegar ao ecran do windows, verifica os clocks do ramdac, gpu e ram.

EDIT:
Se for o caso da grafica avariada, mesmo que consigas trocas, não deve custar menos de 200€...

Pois, nunca pensei nisso dessa forma...

Bem, posso tentar essa solução, mas como é que o faço?

Se a gráfica avariou mesmo, e os preços forem esses, mais vale eu informar-me na Alienware sobre os custos para enviar o portátil para lá para eles mo arranjarem.
 
Para ver os clocks da placa, everest, acho que dá tudo o que faz falta.

Ok, já instalei e executei o Everest no portátil, e os valores são os seguintes:

Adaptador gráfico - nVIDIA GeForce Go 7600 (Uniwill)
Velocidade da GPU - 200 MHz (original: 450 MHz)
Clock RAMDAC - 400 MHz

Os clocks da RAM não os consigo ver, porque é a versão trial do Everest, mas já usei o memtest para testá-las, e não diagnosticou nenhum problema.

Com base nestes valores, o que se pode concluir?
Se for preciso o relatório completo, é só dizer.
Cumps
 
O ramdac está "normal" nos 400, se estive-se nos 450 era de suspeitar disso.
Assim sendo, deve ser a grafic aque entregou a alma ao criador/a.

EDIT:
Esses GPU's baixam a frequencia em modo 2D ???
 
Última edição:
O ramdac está "normal" nos 400, se estive-se nos 450 era de suspeitar disso.
Assim sendo, deve ser a grafic aque entregou a alma ao criador/a.

Ok, de qualquer das formas, já não tinha esperanças de resolver isto.
Sendo assim, vou falar com a Assistência Técnica da Alienware para me informar sobre os custos de uma reparação.
Muito obrigado pela ajuda.
Cumps

EDIT:
Esses GPU's baixam a frequencia em modo 2D ???

Pá, gostaria de poder responder a essa pergunta, mas a verdade é que não sou muito entendido em hardware...:(
 
Última edição:
Back
Topo