Editar videos

FENIX13

Membro
Boas, tenho alguns videos que fiz com uma camara sony, agora gostaria de colocar musica, cortar algumas partes, etc...
só que não sei que programa usar, já tentei o windowos movie maker mas não consegue abrir os meus filmes também já tentei com o studio 8 mas tb não consigo.
tera alguma coisa a ver com o formato com que o filme foi gravado, ou ainda não utilizei o programa correcto?
alguém me pode ajudar?:'(
 
Não sei, o filme fica dentro de uma pasta com o nome video_ts e com ficheiros com os seguintes nomes: VIDEO_TS.BUP, VIDEO_TS.VOB, VTS_01_0.IFO, VTS_01_2.VOB, VIDEO_TS.IFO, VTS_01_0.BUP, VTS_01_1.VOB sei que ao sair da camara o filme ja pode ser reproduzido em qualquer dvd.
obrigado
 
Não sei, o filme fica dentro de uma pasta com o nome video_ts e com ficheiros com os seguintes nomes: VIDEO_TS.BUP, VIDEO_TS.VOB, VTS_01_0.IFO, VTS_01_2.VOB, VIDEO_TS.IFO, VTS_01_0.BUP, VTS_01_1.VOB sei que ao sair da camara o filme ja pode ser reproduzido em qualquer dvd.
obrigado
ou seja MPEG...
nao consegues escolher o formato de encode da camera?

cumpz.
 
Isso por acaso não é aquelas cameras direct2dvd pois não? É que se for (mais provavel) vais ter é de converter o DVD de volta para AVI ou semelhante para depois poderes editar.
 
Boas, tenho alguns videos que fiz com uma camara sony, agora gostaria de colocar musica, cortar algumas partes, etc...
só que não sei que programa usar, já tentei o windowos movie maker mas não consegue abrir os meus filmes também já tentei com o studio 8 mas tb não consigo.
tera alguma coisa a ver com o formato com que o filme foi gravado, ou ainda não utilizei o programa correcto?
alguém me pode ajudar?:'(
Viva,

Queres um conselho de amigo?

Compra a Matrox RT.X10, que já estando "desactualizada" por uma nova gama de modelos sem interesse para ti, se arranja BARATÍSSIMA e eu precisaría de umas 5 páginas para te explicar tudo o que ela faz (fui beta tester da Matrox para a gama RT.X -- nomeadamente RT.X100 -- durante 5 anos).

A facilidade e intuitividade desta placa é sem igual e a compatibilidade com qualquer câmara é total. É muito, mas mesmo muito fácil e divertido editar os teus vídeos com esta placa e ainda metes intuitivamente efeitos que deixam todos os teus amigos e família boqueabertos.

Vai por mim, se queres fazer montagens com aspecto profissional, sem problemas, sem bugs, passar muito fácilmente e sem teres de saber nada o trabalho final para DVD, mas és um amador e queres a "papinha toda feita", tenta arranjar uma RT.X10. No ebay ainda deve haver, até porque ela não foi descontinuada há tanto tempo quanto isso.

O facto do produto ter sido descontinuado em nada faz com que a Matrox não esteja permanentemente a dar assistência via fórum, actualizar drivers se for nececessário, etc.

Só vais ter de aprender a trabalhar com o Premiere PRO ou o Premiere 6.5. O 6.5 é a coisa mais fácil e intuitiva do mundo (ao contrário do Pro) e em nada a placa funciona melhor com o Premiere Pro. Eu continuo a recomendar o Premiere 6.5 para quem quer trabalhar intuitivamente sem ter de aprender um software complicado como é o Premiere PRO.

Um abraço,

FM
 
Só se a Matrox aprendeu muito desde as 2000/2500, que eram consideradas a m***a mais buguenta que já apareceu em NLE's c/ hw. Já nem falo no 3D realtime feito com o G400/450 que fazia as filmagens DV da VX9000/XL1 parecerem que tinham vaselina nas lentes...

Atm se queres editar DV tudo o que precisas é de um PC não muito mau (qqr 3k+ serve), muito HD para os gastos (os 160GB estão ao preço da banana) e uma placa firewire decente (aka chipset TI). O codec DV da AVID é perfeitamente utilizável e que se lixe os 20/40GB/h.

E nem venhas com multilayering, overlay e adidos, tu proprio disseste "amador". Já entenderem A/B é muito bom...

e ainda metes intuitivamente efeitos que deixam todos os teus amigos e família boqueabertos

Com os efeitos ou com a semelhança a casamentos e batizados "profissionais"?
 
ShadeX,

Podes crer que a Matrox aprendeu mesmo MUITO. Estivemos 5 anos a testar a RT.X100 consecutivamente (começamos 1 ano antes de ela estar no mercado) e dado que ela TRABALHA COM QUALQUER VGA e não com um chip G400 integrado, não tem nada a ver com a RT2000. Nem em arquitectura do próprio chip que era completamente novo. Daí o slogan "Power of X". A RT.X100 era capaz de fazer "realtime preview" de INFINITAS pistas de vídeo com efeitos 2D/3D em TEMPO REAL, sem que aparecesse o A/B da RT2000 que te obrigava a trabalhar "no escuro". Para além disso, e para não escrever 5 folhas sobre este assunto, fazía Color Correction em tempo real, Chroma Key, Luma Key, Slow Motion SUPER SUAVE (a melhor do mercado) e tanto tanto mais que não vou descrever aqui até porque é completamente off topic.

Quanto a conflitos/bugs, foi a placa mais estável que o mundo do NLE jamais conheceu. E em qualidade de imagem excepcional (igual às Digisuite -- até superior em vários aspectos).

EDIT: Com efeitos utilizados em televisão e cinema.Se visses os trabalhos com efeitos especiais que fiz para certas produtoras e para televisão (SIC Radical), só com a RT.X100 (quase não utilizei o After Effects), ficavas caladinho para o resto da vida.

EDIT II: Encerro aqui este capítulo por ser off topic e recomendo VIVAMENTE a RT.X10 para amadores. FENIX13, se queres algo muito estável e simples de utilizar que te faz um trabalho EXCEPCIONAL para o preço (deve estar a custar uns €200) compra a Matrox RT.X10 e esquece editar por software ou soluções tipo Pinnacle e afins.
 
Última edição:
Pois, eu calculei que assim fosse. A 2k/2k5 levou muita cacetada devido aos probs e a Matrox não se ia querer ficar, têm uma reputação a defender para se deixarem ficar sem responder.
 
Não sei, o filme fica dentro de uma pasta com o nome video_ts e com ficheiros com os seguintes nomes: VIDEO_TS.BUP, VIDEO_TS.VOB, VTS_01_0.IFO, VTS_01_2.VOB, VIDEO_TS.IFO, VTS_01_0.BUP, VTS_01_1.VOB sei que ao sair da camara o filme ja pode ser reproduzido em qualquer dvd.
obrigado
Não tinha lido esta parte. Nesse caso a tua câmara grava directamente para MPEG II DVD, sendo que esses programas só importam AVI. Sugiro que procures uma solução de edição directa em MPEG II para que não percas qualidade de imagem. Sinceramente não conheço.

No entanto há aí uma coisa importante: é que isso não é o MPEG II "editável", mas a conversão já final (.VOB), ou seja, não me parece que com essa câmara possas fazer edição a não ser com um software específico que possa vir com ela ou que a marca te possa fornecer (que duvido que exista, mas pergunta de qualquer forma).

Claro que eu te pegava nisso e convertía para AVI e editava, mas a qualidade de imagem vai ficar substancialmente inferior. Lembrando que depois no final tínhamos de converter novamente para MPEG II (mais uma conversão - mais perda de qualidade de imagem). Não recomendo.
 
Última edição:
Não é assim tão mau como isso se ele passar de MPEGII para DV ,) Como ambos usam uma técnica semelhante (na parte que diz respeito à perca de qualidade) desde que ele use um codec DV de qualidade e um encoder MPEGII de qualidade no retorno, safa-se.

Mas sim, é uma embrulhada total e pouco prático. Com sorte a camera consegue ler o proprio DVD e tem uma porta firewire. Nesse caso basta ele espetar uma placa fw decente no PC e capturar o output da cam com um editor 1/2 decente e um codec DV idem.

Um hd de 160GB da WD e tem epaço para muita edição....
 
Sim, é uma embrulhada total. E perde sempre qualidade, por melhor que seja o codec DV. E volta a perder qualidade ao converter uma vez mais para MPEG II. Pode ser, dependendo da qualidade da filmagem, uma perda visível, especialmente em filmagens com movimento rápido. Em imagem parada (quero dizer câmara parada) "escapa".

Mas realmente é uma embrulhada do caraças, mais vale vender essa câmara se a ideia é fazer umas montagenzitas, por mais simples que sejam (corta e coze).
 
Back
Topo