Efeito moire e imagem tremida

Dexter

Power Member
Boas.

Comprei um monitor novo, o Samsung 957MB de 19", e não consigo ajustá-lo de forma correcta. Com resolução 1024x768 não se nota muito mas quando mudo para 1280x960 ou 1280x1024 não me consigo livrar dumas listas nas partes laterais da imagem.
Já tentei ajustar o valor de moire para cima e para baixo, as faixas mudam de tamanho (dimensão e forma) mas não desaparecem. Também já mexi em todos os outros ajustes (linearidade, foco, etc.) e nunca fica com uma imagem perfeita. Em video é praticamente imperceptivel, mas com texto, internet e outras superfícies mais lisas e claras faz uma grande impressão e nota-se a imagem algo tremida nos extremos do ecran.

Não tenho nenhum televisor, telefone ou outra coisa ao pé do monitor. A única coisa que tenho na secretária para além do pc é as colunas, mas ligadas ou desligadas é a mesma coisa. Alguém tem alguma dica para resolver isto? Será que o monitor está avariado?
 
Experimerintei tirar todos os aparelhos (colunas, impressora, modem) num raio de 2 metros e não resultou. Acho que é mesmo defeito do monitor. Não se nota muito, mas 20 minutos em frente ao computador e começo a ficar com a vista cansada. Tentei habituar-me durante duas semanas a isto mas não dá.

Agora pergunto, acham que me trocam o monitor por causa disto, ou será que tem um arranjo fácil? É que comprar um modelo de topo da Samsung de 19" e não conseguir ter uma boa imagem a 1280x1024 não me parece lá muito bem...

Já agora, por curiosidade, peço a quem tenha um monitor CRT de 19" (se for o mesmo modelo, 957MB, ainda melhor) para visitar este endereço http://clientes.netvisao.pt/josesalf/index.html
Notam algumas listas fininhas na parte esquerda e direita do ecra ou imagem trémula nesses locais. Ou conseguem ter uma boa definição, i.e. imagem cinza clara sem interferências ?

Thanks.
 
olha, tenho um samsung 900IFT a 1280x1024@85HZ e notei umas "sombras" curvas do lado direito do ecran como se fossem rastos magneticos... passando a 75Hz os rastos desaparecem...

experimenta baixar o refresh para 75Hz... eu ja tinha reparado que o meu fazia isto

hope to have helped
 
Já tinha experimentado, mas obrigado na mesma. Aliás, acho que já experimentei todas as resoluções e refresh rates possíveis neste monitor, e só funciona perfeitamente a 1024x768. Se eu soubesse isto tinha comprado um monitor mais pequeno e barato!

Em relaçao ao teste do ecran cinzento, eu vejo uma série de faixas horizontais curvas a toda a largura do ecran. A única definição que melhora isto é o "limpa moire", o problema é que a imagem fica ligeiramente trémula no lado esquerdo e direito, e se aumentar acima de 30 esse valor, começa a ficar bastante desfocada.

Entretanto já fiz o download do Displaymate, excelente programa para calibrar monitores. Geometria, cores e contraste estão perfeitos. O moire é que está a estragar isto tudo. Hei-de telefonar para a assistência técnica da Samsung nos próximos dias para saber se isto tem arranjo.
 
Back
Topo