Eletrodomésticos cozinha - Qual marca escolher?

Bem vou aqui deixar umas dicas:

Marcas boas já não existem como antigamente, Miele já não é o que era, e o mesmo do resto.

Exaustor: Escolham algo com bom caudal de extração 750m3 pode consumir mais que um exaustor de 300m3 mas na velocidade 1 consome menos e tira mais. (menos barulho e menor consumo) Atenção que um tubo de 120 extrai a volta de maximo de 400m3 de ar logo em casa novas meter tubos de 150mm .

Placa:
indução pelo preço ikea 230 euros e 5 anos de garantia. De resto é um totoloto seja qual for a marca. Circulação de ar obrigatória para garantia entrada e saida.
Gás: vejam e escolham uma placa com umas grelhas grossas de esmalte, nada de meter os tampos molhados a cozinhar que estraga logo.
Vitrocerâmica dura mais que indução mas não é tão eficiente.

Forno: Se for material brilhante por dentro fujam que estraga-se bem mais depressa por norma fornos do 1 preço, material mate dura mais mas aqui só vendo que não há marcas perfeitas. os fornos na Whirlpool são péssimos a nível de programação, O ideal é verem o funcionamento antes de comprar qualquer forno.

Frigorifico:
Totoloto ;-P todos bonitos mas por dentro soldam cobre com alumínio e quando se rompe é lixo com o frigorífico.
Se encastram frigorífico atenção circulação de ar e tem de haver saída.

Maq. lavar loiça: 1 preço fujam material muito simples...
Balay/bosch/siemens mesmo grupo, mesmas peças muda só o design.

Maq. da Roupa: 90% das maquinas vem com tambor fechado, ou seja quando os rolamentos se estragam não dá para abrir... em vez de 80 euros gasta-se 200 e tal quando há tambor.
Se o tambor tiver parafusos a volta dá para abrir. Teka, siemens alguns modelos , bosch alguns modelos dão, samsung alguns davam. por norma é tudo fechado.
Mudar peças balay/bosch/siemens são das mais fáceis e há mais oferta.
Escolham maquinas fáceis de mexer, whirlpool nada simples com o tatil por vezes meio estranho e as de entrada de gama é preciso imensos passos para por a trabalhar.


Maquina de sacar:

As de Bomba de calor são mais eficientes e económicas mas estragam.se mais depressa. Quem usa muito compensa a diferença de custo para uma de exaustão ou condensação.

Esquentador:

Junkers(marca barata da vulcano) ou vulcano (mesmo grupo) há sempre peças e sendo algo que trabalha muito é bom que haja material.

Ferro Caldeira

Philips é abuso do que se paga não tem nada lá para o que se paga.
Rowenta e braun são boas escolhas.

Ferros simples: rowenta, braun (por norma ofereçem extenção +2anos)

Usar água de compra. Nada de água destilada nem torneira, as impurezas da água entopem o ferro todo.

Microondas: É tudo o mesmo nada de especial a acrescentar. (pode cozinhar etc mas a base é a mesma)

Por norma não compensa comprar produtos A+++ o extra de valor para A++ não compensa, 2 ou 3 euros ano num investimento de 400 euros a mais.
Mas maquinas de lavar roupa o A+++ é uma treta porque testam no modo eco que por norma ninguém usa e quem usar muito a maquina fica a cheirar mal mais depressa e por norma a borracha fica preta. Pouca água não lava a maquina bem se usar sempre esse modo convém variar. A whirlpool 6 sense no modo eco demora 6h30 por exemplo.

Dependendo das zonas há marcas boas e más, há boas e péssimas assistências em todas as marcas...A assistência Samsung em Leiria é má noutra zona pode ser boa... A whirlpool/ Ariston/ Indesit é boa em Leiria neste momento, é dada pelo mesmo reparador.

Espero que ajude o pessoal :-P
 
O material é o mesmo. Agora se interessar os programas é escolher os programas senão a mais barata. Ambas têm o turbo que lava numa 1h 20 +/- é um bonus para os dias de festas. De resto parece idênticas tirandos programas. Por norma as pessoas usam 1 programa e nunca mudam. Não é aconselhado usar o modo eco sempre... Usa pouca água e a máquina vai ficar a cheirar mal etc...
Variar às vezes. Eu pessoalmente gosto dos modelos que têm o cesto por cima tipo 3 gaveta. Ganhasse mais espaço na maquina, mas há quem não goste de arrumar os talheres em fila... [emoji14]
 
Eu não sei que marca escolher, mas sei qual não escolher.
Comprei um forno - FORNO ZANUSSI - ZOP 37912 XK (Refª 050.F.ZOP37912X), que não foi barato, a volta dos 500€.
Ao fim de um ano, esta cheio de ferrugem, liguei para a garantia, dizem que não podem fazer nada porque a garantia não cobre a ferrugem e que a ferrugem deve ser derivada ao mau uso...
 
E não fizeste a limpeza com grelhas e tabuleiros? Todos os fornos piroliticos a limpeza tem de se tirar tudo senão emferruja. Agora se é a parte interior já não deveria... Mas o melhor é ir a loja onde compraste caso tenha sido numa que por norma fazem pressão na marca caso o cliente tenha razão.
Ou seja se for grelhas e tabuleiro é considerado mau uso. Se for o interior já têm de ir lá ver. As boas marcas por vezes depende da sorte de quem faz assistências também.
 
Junkers é marca barata da vulcano? Ou é ao contrário? LOL
Pessoal, é ferros de engomar até 50€ mais ou menos? Melhores marcas, e materiais? De preferência aqueles que não começam a riscar muito ou descascar por baixo. Qual é esse material? Obrigado.
 
Última edição:
Olá, quem me ajuda na escolha de um forno de encastrar. Tenho uma má experiência com a TEKA HT610 embora já com alguns anos nunca funcionou bem. Aquece em cima em baixo não coze.
Estou a pensar num AEG. Alguém tem alguma experiencia com fornos desta marca ?
 
Junkers é marca barata da vulcano? Ou é ao contrário? LOL
Pessoal, é ferros de engomar até 50€ mais ou menos? Melhores marcas, e materiais? De preferência aqueles que não começam a riscar muito ou descascar por baixo. Qual é esse material? Obrigado.

A junkers é mais barata que a Vulcano, tendo peças muitas vezes iguais. Pelo menos á 3 meses faziam parte da mesma empresa. Por exemplo uma caldeira de esquentador que tivesse melhor perfeição ia para vulcano (pelo menos era o que nos diziam :-P )
 
Olá, quem me ajuda na escolha de um forno de encastrar. Tenho uma má experiência com a TEKA HT610 embora já com alguns anos nunca funcionou bem. Aquece em cima em baixo não coze.
Estou a pensar num AEG. Alguém tem alguma experiencia com fornos desta marca ?

Deve ser a resistencia de baixo queimada. É algo simples de arranjar. Sendo só esse problema eu arranjava o forno.

Forno da AEG é como os outros, depende da gama , modelo. Vai um pouco do gosto de cada 1 também.
 
Vou rescuscitar o tópico novamente.

Estou a construir casa e agora surgiu a questão da cozinha, é para equipar tudo do zero.
Claro que é tudo muito relativo mas sabem se existe algum estudo/estatísticas das marcas mais fiáveis? Tentei procurar mas não vi nada.

Falaram atrás da Meireles, tenho placa e forno em vista dessa marca, é uma boa opção?
 
Todas as marcas têm modelos bons e menos bons.
Eu optaria por gamas altas de marcas mais em conta, do que gamas baixas de miele e afins.

É veres reviews e selecionares modelos, depois andar a pedir preços.
 
Isso é outra coisa que me anda a deixar um pouco desnorteado. Tirando a Bosch que tem as gamas bem claras, série, 2, 4 e por aí fora, há muitas marcas que eu não consigo perceber logo que gama são, nem se são modelos novos ou antigos. Se eu for comprar um telemóvel sei que SOC estou a comprar, se é mid range, flagship, de que ano, etc, alguma duvida vou ao gsmarena confirmar. Como é que eu vejo/faço isso para um forno? E como comparo marcas diferentes?
 
Vou rescuscitar o tópico novamente.

Estou a construir casa e agora surgiu a questão da cozinha, é para equipar tudo do zero.
Claro que é tudo muito relativo mas sabem se existe algum estudo/estatísticas das marcas mais fiáveis? Tentei procurar mas não vi nada.

Falaram atrás da Meireles, tenho placa e forno em vista dessa marca, é uma boa opção?

Meireles é primeiro preço, material para meter numa casa para estudantes... basicamente :-P
 
Voltando um bocadinho atrás, continuei a procurar e encontrei +- aquilo que queria, é muito relativo mas dá para ter uma ideia da fiabilidade das marcas internacionais.

https://blog.yaleappliance.com/bid/86332/the-least-serviced-most-reliable-appliance-brands

Engraçado falarem tão bem da Miele e ter mais do dobro de avarias em percentagem do que a LG ou a Whirlpool

Se leres no inicio dizem que não destinguem, avarias grandes de pequenas, apenas registam chamadas, caso não seja nada arranjado fica contabilizado. Penso mais que as chamadas foi por não saber trabalhar com o material.
Não acho que seja uma referencia justa por não dizerem tipos de avarias se é que ouve... Para além de deviam separar por tipo de equipamentos, uma marca pode ser excelente em maquinas de lavar e péssima em Fornos...
Para além de muitas das avarias de garantia são erro de utilizador, aconteceu muitas vezes ir a casa das pessoas ver primeiro o que se passava antes de chamar a garantia e era um erro de utilização onde não era preciso chamar a garantia. Por norma a segunda vez que a garantia se desloca por erro do utilizador o próprio tem de pagar a deslocação.
Os electrodomésticos é como o vinho... Não se sabe o que lá está dentro mas na verdade só se sabe se é bom quando se prova, o que é bom este ano pode não ser no ano que vem e têm varias gamas de vinhos... os electrodomésticos com a prova diária é que se vê...lol
Por exemplo a PHILIPS dá garantia de peças.... compram uma maquina de café e ela avaria , no centro de garantia têm uma listagem com a x peça tem garantia 6 meses, x peça 1 ano... é uma brincadeira que o centro de reparação tem que levar com os clientes culpa da marca, se comprarem na worten a worten dá satisfação do cliente e com pressão conseguem os 2 anos, mas se forem a marca estão tramados.
 
Se leres no inicio dizem que não destinguem, avarias grandes de pequenas, apenas registam chamadas, caso não seja nada arranjado fica contabilizado. Penso mais que as chamadas foi por não saber trabalhar com o material.
Não acho que seja uma referencia justa por não dizerem tipos de avarias se é que ouve... Para além de deviam separar por tipo de equipamentos, uma marca pode ser excelente em maquinas de lavar e péssima em Fornos...
Para além de muitas das avarias de garantia são erro de utilizador, aconteceu muitas vezes ir a casa das pessoas ver primeiro o que se passava antes de chamar a garantia e era um erro de utilização onde não era preciso chamar a garantia. Por norma a segunda vez que a garantia se desloca por erro do utilizador o próprio tem de pagar a deslocação.
Os electrodomésticos é como o vinho... Não se sabe o que lá está dentro mas na verdade só se sabe se é bom quando se prova, o que é bom este ano pode não ser no ano que vem e têm varias gamas de vinhos... os electrodomésticos com a prova diária é que se vê...lol
Por exemplo a PHILIPS dá garantia de peças.... compram uma maquina de café e ela avaria , no centro de garantia têm uma listagem com a x peça tem garantia 6 meses, x peça 1 ano... é uma brincadeira que o centro de reparação tem que levar com os clientes culpa da marca, se comprarem na worten a worten dá satisfação do cliente e com pressão conseguem os 2 anos, mas se forem a marca estão tramados.

Sim, isso é muito relativo, mas pode dar uma ideia das marcas mais fiáveis ou mais "user friendly" porque como disseste pode nem ser avaria, mas aquilo que levou essas pessoas a chamar a garantia podia também me acontecer a mim. Entretanto vi outra coisa do género onde a LG também estava nos lugares de cima, não me recordo agora onde. E mesmo essa loja/site tem separado noutro sitio as avarias por tipo de electrodoméstico.

Anyway, estou quase decidido a ir para frigorífico LG, é das poucas coisas que já decidi, aliado ao que vim lendo consigo arranjar um A++ a um preço dentro do meu orçamento e com os 10 anos de garantia que eles dão ao motor sempre dá outro descanso. O resto vai ser o que encontrar a melhor preço dentro das melhores classes energéticas e me agradar mais esteticamente, evitando marcas brancas.
 
Vou rescuscitar o tópico novamente.

Estou a construir casa e agora surgiu a questão da cozinha, é para equipar tudo do zero.
Claro que é tudo muito relativo mas sabem se existe algum estudo/estatísticas das marcas mais fiáveis? Tentei procurar mas não vi nada.

Falaram atrás da Meireles, tenho placa e forno em vista dessa marca, é uma boa opção?

Maquinas de Lavar Louça - Grupo Bosch
Máquinas de Lavar Roupa - LG
Frigoríficos/Combinados - LG/ Grupo Bosch
Aquecimento de Águas - Vulcano
Ar Condicionado - Haice (grupo Sharp)

A escolha é baseada na construção, tipo de motores, eletrónica, cubas (que na maioria das marcas já não são de abrir que depois nem mudar rolamentos dá) etc...

Claro que também avariam :D mas whirlpool, ariston e mais algumas fujam delas
Fogões/Placas - Meireles/Ariston (neste caso não fujam da Ariston)

Fornos - Grupo Bosch

Pequenos domésticos - Rowenta

Máquinas de Café Automáticas - Saeco
 
Back
Topo