Energia solar atraves de candeeiros solares

omnisferactum

Power Member
Tenho aqui uns candeeiros solares e estava a pensar liga-los em serie de forma a produzir 12v.
Ja testei um ao sol e em carga a placa solar produz cerca de 1.8v e a bateria recarregavel e de 1.2v e 600ma.
Tava a pensar ligar 8 em serie para poder utilizar em iluminacao com leds ou para carregar tlm e etc.
Alem disso traz uma pequeno circuito que desliga o led quando esta a carregar a bateria.
O que queria saber e se eu ligar em serie os 8 na saida onde esta o led de modo a ter os 12v e aproveitar a placa para desligar quando esta a carregar se acham que sai dar certo?
 
Eu fiz um carregador com paineis solares onde consigo carregar pilhas e teleles usando os carregadores para automovel. Desde que dê os 12v e um minimo de 500mA funciona.
 
ok obrigado vou tentar entao ligar os paineis em serie e depois ligar as baterias tb em serie com um diodo num dos terminais para impedir a corrente de voltar para os paineis .Depois digo se funcionou ou nao.
 
Como os carregadores já têm diodos e protecções, é ligação "directa" ao carregador.
Um amperimetro para verificar se há consumo (que há carregadores que se a tensao baixar muito, deixam de carregar e é preciso desligar e voltar a ligar) e tá a andar.

Vale só pela brincadeira. Só os paineis para ter 12v e 1A sao quase 100 euros (e têm de ser paineis policristalinos para maior durabilidade e eficiencia) mais os carregadores e tal.
A energia que "sai da parede" é mais barata... :(
 
Sao 10 candeeiros daqueles que se mete no jardim pa dar luz a noite.
Cada um trazia um painel solar, uma bateria de 1.2v e um led de alto brilho.
Nao comprei mais nada a nao ser os candeeiros que me custaram 50 euros.
Bem ontem tive a retirar os paineis e a liga-los uns aos outros. Testei os todos juntos com o tempo nublado deu cerca de 20v. Depois retirei as baterias e liguei as uma as outras, coloquei um diodo no positivo de modo a permitir entrar corrente para as baterias, mas nao voltar aos paineis.
No fim fiquei com 10 paineis solares ligados a 10 baterias de 1.2v.
Montei tudo numa placa de esferovite com a ajuda da pistola de cola.

Hoje as baterias estao a receber cerca de 18 a 20v dos paineis e tenho uma tensao quase constante de 13,5v na saida com o tempo nublado.
Ja testei com leds e motores de 12v e funciona lindamente.

Agora tou a pensar e como posso evitar que as baterias estejam sempre a serem carregadas mesmo quando ja estao totalmente carregadas.
 
Sao 10 candeeiros daqueles que se mete no jardim pa dar luz a noite.
Cada um trazia um painel solar, uma bateria de 1.2v e um led de alto brilho.
Nao comprei mais nada a nao ser os candeeiros que me custaram 50 euros.

5 euros cada 1? Onde está essa pechincha?

Bem ontem tive a retirar os paineis e a liga-los uns aos outros. Testei os todos juntos com o tempo nublado deu cerca de 20v. Depois retirei as baterias e liguei as uma as outras, coloquei um diodo no positivo de modo a permitir entrar corrente para as baterias, mas nao voltar aos paineis.
20v? muito bom. Se calhar com sol directo passa dos 24v e o melhor provavelmente seria dividir isso ao meio para obteres 12v e mais tensao porque quase tudo funciona a 12v.

Agora tou a pensar e como posso evitar que as baterias estejam sempre a serem carregadas mesmo quando ja estao totalmente carregadas.
Isso só com electronica que vai gerar perdas de energia (chama-se um regulador). Já não me lembro da formula para saber quanto tempo levaria a carregar uma bateria de um carro...

Eu não cheguei a fazer isso com baterias, só mesmo carga directa do painel.
 
Umas fotos:
solar1.jpg

^^ com estes paineis

consigo isto:
solar2.jpg


Cada painelzito (sao 6) está rated a 6v 250mA.
Está configurado para 12v 750mA
No momento da segunda foto, está a carregar 2 pilhas num carregador de pilhas com adaptador de carro. O voltimetro mostra 11v e o amperimetro 550mA.
Está tudo feito com cartao porque é com o que me desenrasco mais rapidamente :)
 
Umas fotos:
solar1.jpg

^^ com estes paineis

consigo isto:
solar2.jpg


Cada painelzito (sao 6) está rated a 6v 250mA.
Está configurado para 12v 750mA
No momento da segunda foto, está a carregar 2 pilhas num carregador de pilhas com adaptador de carro. O voltimetro mostra 11v e o amperimetro 550mA.
Está tudo feito com cartao porque é com o que me desenrasco mais rapidamente :)

Epa ta mt bom o teu carregador
O meu ta a volta dos 25v com sol mas acho que a nivel de amperes nao da mt visto que as pilhas carregam mt devagar e nunca chegam a ficar totalmente carregadas.
Quanto aos candeeiros comprei ca em S.Miguel num hipermercado.
Pelo menos valeu pela experiencia de ter montado o painel e sempre da para carregar umas pilhas durante o dia.
 
O meu ta a volta dos 25v com sol mas acho que a nivel de amperes nao da mt visto que as pilhas carregam mt devagar e nunca chegam a ficar totalmente carregadas.

Desdobra isso para 12v. As pilhas para carregarem nao precisam de tanta voltagem e mesmo a 12v ainda e muito.
Para carregar 4 pilhas de 1.2v nao chega a ser necessario 8v sequer.
 
Back
Topo