Então e redimensionar uma partição de Windows? ui ui...

Rallyus

Power Member
Boas,


Estava eu a tentar instalar o Mandriva 2007 no laptop da respectiva (um HP dv6030ea) quando chego à parte de redimensionar a partição do windows para criar espaço para o Mandriva.

Ao tentar redimensionar deu-me um erro qualquer, então abortei a instalação e fui para o Windows com o Partition Magic 8.0 tentar fazer o mesmo, redimensionei e fiz apply, ao fazer reboot vejo que me dá um erro ao tentar redimensionar e ao entrar no windows verifico que as partições estão todas na mesma :

105 GB NTFS

8GB Recovery

1.5 GB Quickplay



Como faço para conseguir redimensionar a partição do Windows?
 
Na ferramenta que estava no CD de Mandriva deu Erro: Não é possivel redimensionar a partição NTFS ...


No Partition Magic nem dá para ver, é no reboot que aparece o erro mas acho que vi lá Bad Sectors, o que não tem lógica nenhuma!


Isto não é especifico àquela máquina, porque eu no meu dv9082eu aconteceu-me exactamente a mesma coisa, só que aí tive a safa de apagar a partição de recuperação + a partição do quickplay e usei os 9.5 GB resultantes para o /root e o segundo disco formatei e usei para a /home, isto a instalar Kubuntu.

Este Laptop tem um só disco de 120 GB e a dona não quer apagar nem quickplay (embora não deva funcionar depois) nem a partição de recuperação do Windows XP Media Center.
 
Tou a fazer o download da imagem do LiveCD de Gparted. Mas não vou conseguir fazer isso agora, pois o portátil não está comigo.

@ CR_...

Fiz uma desfragmentação, e espaço livre não falta, o portátil é novo!
 
Será que a partição é lógica? é que caso seja entao vais ter que a formatar completamente para instalares o mandriva..

e criar partições basicas. As vezes pode acontecer, uma partição logica é uma partição criada em cima de uma basica para que esta funcione como se ocupasse o espaço td da básica, isto dito assim muito basicamente.

cumps
 
Tomar nota:

Apesar de se dizer e haver casos em que é seguro redimensionar partições do windows a aprtir do linux, nunca se deve fazer, principalmente se estiver em causa informação importante. Mesmo fazendo esses trabalhos com algo tão consolidado como o Partition Magic é um risco, por causa de defeitos nos discos (que na maioria dos casos são imperceptíveis e só "aparecem" quando se mexe nas partições).

Cheers.
 
Mesmo fazendo esses trabalhos com algo tão consolidado como o Partition Magic é um risco
Cheers.

esse software tambem é conhecido por partition tragic , ja tem acontecido cenas tragicas com ele ( embora comigo sempre tenha funcionado 100% ate com as simples diskettes de arranque )


ainda hoje fiz uma partiçao com o live cd do ubuntu 6.10 , tenho 1 disco ide 160gb dividido em 2

depois saquei 10gb da partiçao "c:" do windows para instalar o ubuntu , testei etc e voltei a apagar a partiçao juntei de novo a outra , limpei o master boot record " fdisk /mbr "

ta tudo fino

ja nao é a primeira vez que edito partiçoes do windows com livecds de linux sem fazer desfragmentaçoes , nunca me aconteceu nada ( talvez tenha sorte )

é incrivel a velocidade com que fazemos partiçoes com livecds de linux´s , sao apenas alguns segundos

com o partition magic cheguei a demorar quase horas


uma pergunta , existe riscos de danificar discos por causa de fazer e apagar partiçoes?
 
Back
Topo