Macbook Entrada no mundo Mac - Macbook Air M1 still worth it?

MTD

Power Member
Boas malta. Vou vender o meu portátil atual para comprar um portátil mais móvel - e estou tentado a experimentar o mundo Mac visto que já tenho o telemóvel e relógio no mesmo ecossistema.

De momento não queria passar dos 1000 euros, principalmente para experimentar se gosto de todo do sistema, e a única opção que vejo é o Macbook Air M1, que está em quase todas as superficies a 99X Eur.

Pelo que percebi isto já é um modelo de 2020 o que me deixa um pouco de pé atrás. O preço também parece ser o mesmo já praticado há largos meses, inclusive pelo que vi aqui em outras threads já houveram promos também a 99X Eur para o Pro 13 M1 em vez do Air.

Será que ainda vale a pena comprar este modelo a este preço? Ou fico melhor servido com outra alternativa?

A nível de specs não preciso de muito, tenho computador de trabalho portanto o portátil pessoal tem sido só para consumir multimédia e navegar na internet, pelo que vou dar valor a um bom ecrã e boa bateria, com boa mobilidade.

Obrigado desde já a quem conseguir ajudar

PS: Não me nego a comprar usado, mas como não tenho nenhuma experiência com macbooks não sei o que procurar, já percebi que houve alguns macbooks pro de anos recentes com problemas de bateria/ecrã e queria evitar apanhar um "limão"
 
Tenho um MacBook Air M1 de 16 GB de RAM e 256 GB de disco.

É uma excelente compra mesmo nos dias de hoje. Tenho também iPhone 13 Pro Max e uma subscrição de iCloud+ que faz com que a experiência de utilização seja fantástica. Tenho sempre tudo partilhado entre equipamentos, sem demoras, e sem necessidade de serviços adicionais.

É preferível o modelo de 16GB de RAM. Não que sejam absolutamente necessários para a grande maioria dos utilizadores, mas se é compra com vista a manter no futuro, é preferível apostar em mais RAM.

Zero problemas até à data.
 
Também tenho o Air M1 de 2020, com 16GB de RAM e faço uma utilização similar à que descreves.
O hardware da máquina é mais do que suficiente para isso.
Sugiro apenas que, caso estejas a ponderar a versão base de 8GB de RAM, consideres pagar um pouco mais para os 16GB. 8GB RAM já são obsoletos neste momento.
 
Obrigado pelos testemunhos. De facto gostaria de esticar até aos 16gb se possível mas parece me um pouco “desperdício”, visto que já fica ao mesmo preço que o M2 está numa grande superfície (1229). E sempre seria um portátil mais atualizado…
 
O M1 de 8gb é suficiente para produtividade,web e consumo de multimedia?
Estava interessado em aproveitar as promos que existem atualmente mas estou reticente em avançar por causa da memória ram
 
Office e elaboração de projetos
Pro que é, os 8Gb de momento podem chegar perfeitamente, mas lá está, esses mesmos 8Gb podem ser curtos a longo prazo, pois apesar dos 8Gb serem o standard, os mesmos já são curtos, isto quando se precisa de usar um pouco mais da máquina!

Se o salto pros 16Gb n for assim nda de especial nessas promos que encontras, eu preferia optar por um com 16Gb, tanto para future proof como para melhor usage num overall e se um dia o queiras vender, 16Gb sempre serão melhor que 8Gb!

Cumps, Wolf
 
O facto de ter 8Gb é impeditivo de fazer algum trabalho ou é mesmo só uma questão de menor rapidez face a 16GB?
Os 16gb são mais futureproof. Eu tenho um Air M1 base desde que foram lançados, e até ao dia de hoje não sinto qualquer necessidade de mais RAM. Uso para editar videos, fotos/Photoshop, máquinas virtuais. Se for para uso Web e produtividade é mais do que suficiente.
 
Venho cá deixar o meu contributo.

Tenho um à 2 anos 8/512 para desenvolvimento e os 8GB chegam super bem.
Se fosse comprar hoje talvez comprasse o 16/512, no entanto, não sinto nenhum impedimento.
Tempos de build são rapidíssimos, consigo navegar com dezenas de páginas abertas no chrome, etc...
Acho que vale muito a pena ainda este portátil, sobretudo quando se arranja facilmente abaixo de 1000€ nas grandes superfícies. Se tiveres um iPhone e/ou também um Apple Watch ainda melhor será a tua experiência dado a integração no ecossistema.
 
Comprei um M1 Air 256gb 16 RAM por 900 e pouco o ano passado (usado), foi a melhor compra da minha vida. Continua a ser um maquinão
 
Back
Topo