Enviar e-mail através do mutt/sendmail

jbrasil

Power Member
Amigos,
Bom dia !
Crie o shell abaixo, em um servidor teste para que o script envie determinado arquivo para meu e-mail:

Seria um MTA simples, que iria efetuar o envio apenas para meu e-mail (rede interna).

#!/bin/bash
mutt -s "Log teste" -a /var/opt/omni/log/inet.log [email protected] < /dev/null

Instalei os seguintes softwares:

sendmail-8.13.1-1mdk.i586
Mutt 1.5.6i (2004-02-01)

Distribuição: mandrake linux 10.1
Kernel: 2.6.8.1-12mdk

Porém, não estou recebendo o e-mail ao executar o arquivo.
Gostaria de saber, como configurar o sendmail para que eu possa receber o e-mail ?

Veja os logs:
tail -f /var/log/syslog

May 11 11:13:13 servidorteste postfix/sendmail[2390]: warning: My hostname servidorteste is not a fully qualified name - set myhostname or mydomain in /etc/postfix/main.cf

May 11 14:13:13 servidorteste postfix/postdrop[2391]: warning: My hostname servidorteste is not a fully qualified name - set myhostname or mydomain in /etc/postfix/main.cf

[root@servidorteste root]# sendmail -bp

sendmail: warning: My hostname servidorteste is not a fully qualified name - set myhostname or mydomain in /etc/postfix/main.cf

postqueue: warning: My hostname servidorteste is not a fully qualified name - set myhostname or mydomain in /etc/postfix/main.cf

postqueue: warning: Mail system is down -- accessing queue directly
-Queue ID- --Size-- ----Arrival Time---- -Sender/Recipient-------

77FCC45C303 6139 Fri May 11 14:04:12 [email protected]idorteste
(Host or domain name not found. Name service error for name=facpoli.edu.br type=MX: Host not found, try again)
[email protected]

Muito obrigado pela ajuda.
[]'s
José Roberto.
 
May 11 11:13:13 servidorteste postfix/sendmail[2390]: warning: My hostname servidorteste is not a fully qualified name - set myhostname or mydomain in /etc/postfix/main.cf

ké k tens no "myhostname" e no "mydomain" do main.cf do postfix? configureste o postfix? é k nao xega só instala-lo....
 
Colegas,
Gostaria, de não utilizar o postfix.
Pretendo utilizar o sendmail.
Tem como resolver este problema, sem utilizar o postfix ?
Obrigado.
José Roberto.
 
Amigo,
Veja o arquivo configuração /etc/postfix/main.cf
# These are only the parameters changed from a default install
# see /etc/postfix/main.cf.dist for a commented, fuller version of this file.
# These are changed by postfix install script
readme_directory = /usr/share/doc/postfix-2.1.4/README_FILES
sample_directory = /usr/share/doc/postfix-2.1.4/samples
html_directory = /usr/share/doc/postfix-2.1.4/html
sendmail_path = /usr/sbin/sendmail.postfix
setgid_group = postdrop
command_directory = /usr/sbin
manpage_directory = /usr/share/man
daemon_directory = /usr/lib/postfix
newaliases_path = /usr/bin/newaliases.postfix
mailq_path = /usr/bin/mailq.postfix
queue_directory = /var/spool/postfix
mail_owner = postfix
# User configurable parameters
inet_interfaces = localhost
mynetworks_style = host
delay_warning_time = 4h
smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name ($mail_version) (Mandrake Linux)
unknown_local_recipient_reject_code = 450
smtp-filter_destination_concurrency_limit = 2
lmtp-filter_destination_concurrency_limit = 2
smtpd_sasl_path = /etc/postfix/sasl:/usr/lib/sasl2
recipient_delimiter = +
owner_request_special = no
alias_maps = hash:/etc/postfix/aliases

O que devo alterar ?
Obrigado.
José Roberto.
 
Eu uso o mutt habitualmente e não uso nem postfix nem sendmail. Eu uso o msmtp e funciona mesmo bem!

:set sendmail="/usr/bin/msmtp"

agora, não sei se podes instalar programas ou se tens/queres usar o sendmail
 
Amigo,
Posso sim...
Vou baixar, este software msmtp
Poderia me passar as configurações, para que funcione o envio de e-mail através do mutt ?
Obrigado.
José Roberto.
 
Colega,
Baixei o msmtp, no site: http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=86651
Arquivos:
msmtp-1.4.11 -> instalador
msmtp-1.3.9 -> msmtp-devel
msmtpqueue-0.5

Procedimentos feitos:
set sendmail="/usr/local/bin/msmtp"

./configure
make
make install

Porém, ainda não está funcionando...
Não chegou nenhum log tanto no /var/log/messages quanto no /var/log/syslog
Tem alguma idéia, do que está faltando ?
Obrigado pela ajuda.
[]'s
José Roberto.
 
isso q tens instalado é o postfix e não o sendmail para começar.
em segundo tens que configurar o postfix que aparentemente ainda n está configurado.

edita o main.cf, procura a linha que contem a def myhostname e altera para um fdqn. se não tiveres um regista-te na dyndns.org (p.exp) e arranja um so para que o postfix se cale.

convem tambem estares a enviar para um destino válido!!:-D
 
Colega,
Baixei o msmtp, no site: http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=86651
Arquivos:
msmtp-1.4.11 -> instalador
msmtp-1.3.9 -> msmtp-devel
msmtpqueue-0.5

Procedimentos feitos:
set sendmail="/usr/local/bin/msmtp"

./configure
make
make install

Porém, ainda não está funcionando...
Não chegou nenhum log tanto no /var/log/messages quanto no /var/log/syslog
Tem alguma idéia, do que está faltando ?
Obrigado pela ajuda.
[]'s
José Roberto.



Bem, deixa só confirmar umas coisas contigo.
  1. O mail [email protected] não pertence à tua rede interna, certo?
  2. Ou seja, a rede tem acesso à internet
Partindo desse pressuposto só tens de configurar o ficheiro .msmtprc com as informações do smtp do teu ISP. Se isso é para correr em cron job, irá correr como um system user, não? Então mais correcto será fazer (no muttrc):

Código:
set sendmail='/PATH_TO/msmtp -C /PATH_TO/.msmtprc'
e já agora (não menos importante mas eu tinha-me esquecido):

Código:
set envelope_from=yes
Só mais um promenor, se o mutt estiver a ser corrido como um system user, terás de configurar um muttrc em qualquer lado. E no comando pedes para o ler:

Código:
 mutt -F /PATH_TO/muttrc
O mutt é um cliente de email muito bom porque se limita a tratar de tarefas muito simples. Isto tem os seus prós e contras: não sabe nada de smtp, por exemplo... mas em contrapartida podes configurar virtualmente TUDO (ainda que dê um trabalhão até estar a 100%, mas depois não falha ;) ). Para além disso, permitiu-me que eu compreendesse algumas coisas mais sobre o "e-mail" em si e aprendi que realmente pouca gente sabe usar o e-mail, sem ser de uma forma rudimentar («à padeiro»). Os clientes modernos tratam de muitas coisas que não deviam, e depois dá em virus e spam a propargar-se mais rápido que a velocidade da luz. Eu uso-o mesmo como o meu cliente de email, não para tarefas administrativas. Como diria o pai do mutt (acho que foi ele mas não tou certo):
All mail clients suck. This one just sucks less.

NOTA: se não tiveres acesso a um servidor smtp, terás de configurar um e configurar um servidor de email é mesmo uma grande dor de cabeça.
 
Bem, deixa só confirmar umas coisas contigo.
  1. O mail [email protected] não pertence à tua rede interna, certo?
  2. Ou seja, a rede tem acesso à internet
Partindo desse pressuposto só tens de configurar o ficheiro .msmtprc com as informações do smtp do teu ISP. Se isso é para correr em cron job, irá correr como um system user, não? Então mais correcto será fazer (no muttrc):

Código:
set sendmail='/PATH_TO/msmtp -C /PATH_TO/.msmtprc'
e já agora (não menos importante mas eu tinha-me esquecido):

Código:
set envelope_from=yes
Só mais um promenor, se o mutt estiver a ser corrido como um system user, terás de configurar um muttrc em qualquer lado. E no comando pedes para o ler:

Código:
 mutt -F /PATH_TO/muttrc
O mutt é um cliente de email muito bom porque se limita a tratar de tarefas muito simples. Isto tem os seus prós e contras: não sabe nada de smtp, por exemplo... mas em contrapartida podes configurar virtualmente TUDO (ainda que dê um trabalhão até estar a 100%, mas depois não falha ;) ). Para além disso, permitiu-me que eu compreendesse algumas coisas mais sobre o "e-mail" em si e aprendi que realmente pouca gente sabe usar o e-mail, sem ser de uma forma rudimentar («à padeiro»). Os clientes modernos tratam de muitas coisas que não deviam, e depois dá em virus e spam a propargar-se mais rápido que a velocidade da luz. Eu uso-o mesmo como o meu cliente de email, não para tarefas administrativas. Como diria o pai do mutt (acho que foi ele mas não tou certo):


NOTA: se não tiveres acesso a um servidor smtp, terás de configurar um e configurar um servidor de email é mesmo uma grande dor de cabeça.
Amigo,
O e-mail [email protected] pertence a rede interna.
Tenho um server e-mail, dentro da minha rede.
Vou fazer os testes.
Obrigado.
José Roberto.
 
Back
Topo