Discussão Equipamentos dos serviços com fibra

Grippen

Power Member
Pessoal precisava que alguém me esclarece-se sobre que equipamentos são necessários para ter serviço fibra 3Play nos seguintes operadores:
Vodafone
Meo
Optimus
Zon

De momento tenho ADSL da Optimus e não tenho cobertura de fibra de qualquer um deles a não ser a pseudo fibra da Zon. Não estou a pensar mudar mas de futuro nunca se sabe e queria saber isto pq cá em casa tenho um router que comprei q é bem melhor q as porcarias q eles dão, e tenho o modem router da clix q só o uso para a TV, a rede interna e Wi-Fi é feita pelo outro e queria continuar assim. Mas a julgar por exemplo pelo Meo dos meus pais eles têm um OTN e depois o router ou seja na volta tinha de 3 equipamentos e queria evitar isto além do mais muitos deles nem Wi.Fi norma N têm queria era mesmo fazer uso do meu.

Obrigado
 
Vodafone e meo funciona exactamente do mesmo modo ->tens a fibra a chegar ao ONT, e deste liga ao router (usualmente o thomson norma g) onde ligam as box's e acessos a net.

Optimus/clix a fibra chega ao ONT onde podes ligar qualquer router que pretendas pois tem uma porta apenas para net, uma para os telefones e duas para as box's.

Zon via eurodocsis 3, a fibra chaea a um armário e é modulada no cabo de tv, onde esta acaba por ser uma fibra "virtual" não é FTTH, onde ligas o router ao cabo e a partir deste tens a net, não sei exactamente como funcionam as box mas penso que apenas ligam o cabo da tv, não ligam por cabo de rede ao router.

A minha opinião pessoal (teórica visto nunca ter sido cliente de nenhum destes serviços) sobre este assunto é que a melhor opção ainda é a da optimus visto ser a única que não obriga aos router's ranhosos dos operadores.

Já ouvi falar que a nível de serviço em si o que está a entrar melhor neste momento ainda é a vodafone.
 
Última edição:
Obrigado. Acho que fiquei esclarecido de facto era esse o meu receio e pelos visto só com a Clix resolvia o meu problema. É incrivel como continuam a impingir esses routers de treta aos clientes não era preferivel um OTN decente e depois o cliente fazia como entendia.
 
Back
Topo