Escola 42: Vale a pena?

dainelli

Membro
Boas,
Fui recentemente aceite na escola 42, mas eles não são muito claros/transparentes em relação ao programa. Atiram uma série de chavões para o ar na esperança de confundir/impressionar as pessoas.
Alguém conhece o programa e possa partilhar o seu feedback.


Agradeço desde já a atenção.
 
Desconhecia o programa, mas fui pesquisar um pouco no site oficial deles.
Tens várias vantagens, por exemplo de não ser pago, teres outras pessoas das quais podes ajudar ou ser ajudado, projetos em grupo, etc.

Mas preocupa-me o facto de não haver professores, porque o que quase de certeza que vai acontecer é:
  1. Vão formar equipas tendo em conta o número de estudandes e atirar projetos para o ar;
  2. Vocês todos, supondo que não têm qualquer tipo de experiência, vão então ter que se desenrascar à brava para uma coisa que é completamente novidade.
  3. Vão haver stresses, vão ter de recorrer à internet para saberem como resolver os problemas (esta parte até pode ser boa, porque todos os profissionais o fazem, mas sem capacidade analitica ou um professor para explicar e direcionar, pode ser algo negativo)
  4. Durante 3 anos vai ser sempre assim, o teu professor vai ser o google ou os teus colegas. Para além que a avaliação vai ser feita pelos próprios estudantes.
  5. No final, acabaram por fazer meia duzia de projetos em que a maioria do código foi copy paste.

O grande problema disto é que vos vai faltar pelo menos um profissional com experiência para vos direcionar para o caminho correto e principalmente para vos ensinar boas práticas (bastante valorizado para encontrar um bom emprego).

Resumindo, acho que essa escola tem potencial para certos tipos de pessoas, porque se fores bastante autónomo, resistente ao stress, estudares fora das "aulas" as boas práticas e criares projetos pessoais, etc... vais-te safar e vais criar boas competências profissionais. Mas na minha opinião vão sair de lá pessoas mal formadas tendo em conta o ambiente.

Com isto não te quero desanimar, mas primeiramente optaria por uma Licenciatura, se não conseguires entrar tenta um CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional) que a entrada é mais fácil, tens 1 nivel a menos que a Licenciatura e acabas em 2 anos. Excluindo estas 2 opções sim, tentaria essa escola ou outras opções semelhantes.

Cumprimentos.
 
Obrigado pela resposta.

Eu já tenho uma licenciatura e não queria fazer outra. O meu objetivo é encontrar um bootcamp que me permita fazer a "conversão" para as TI. Não só por ser uma área com muita procura, mas também porque sempre me interessou.

Eu tenho noção de que o professor vai ser o Google, mas quero acreditar que os estágios servem para colmatar essa falha. Tinha esperança de encontrar alguém que estivesse lá dentro e soubesse mais sobre isso.

Em relação ao código copy&paste, conheci muita malta que passou a faculdade a copiar, por isso isto não é forçosamente diferente.

Tenho perfeita noção de que este "diploma" nunca vai ser equiparado a uma licenciatura, mas não sei se tenho paciência para voltar a esse ambiente.
 
Obrigado pela resposta.

Eu já tenho uma licenciatura e não queria fazer outra. O meu objetivo é encontrar um bootcamp que me permita fazer a "conversão" para as TI. Não só por ser uma área com muita procura, mas também porque sempre me interessou.

Eu tenho noção de que o professor vai ser o Google, mas quero acreditar que os estágios servem para colmatar essa falha. Tinha esperança de encontrar alguém que estivesse lá dentro e soubesse mais sobre isso.

Em relação ao código copy&paste, conheci muita malta que passou a faculdade a copiar, por isso isto não é forçosamente diferente.

Tenho perfeita noção de que este "diploma" nunca vai ser equiparado a uma licenciatura, mas não sei se tenho paciência para voltar a esse ambiente.
Tenta contactar a escola para ver se podem dar alguns contactos de ex-alunos ou assim, pode ser que te safes.
Não sabia que já tinhas uma licenciatura, mas se já estás a trabalhar e queres fazer uma transição de área (supondo que estás a exercer noutra), esta oportunidade é capaz de ser boa, visto que não tens prazos para terminar o curso.

Os estágios podem ou não colmatar a dita falha, porque podes ter a sorte de ficar num estágio com uma equipa porreira e com disposição para ajudar e ensinar, assim como podes calhar num em que quase que não te ajudam/ensinam e ficas ali um bocado de parte. Acaba por ser um bocado lançar a moeda ao ar.

E são bons profissionais hoje em dia, ou dizem que são? :Winkani:

Sim, se não tens paciência arrisca nessa oportunidade. Mas informa-te se podes desistir a qualquer momento do curso caso não esteja a corresponder às expetativas.

Em relação a oportunidades semelhantes, tenho aqui este link que te pode ajudar:
https://blog.teamlyzer.com/posts/46/10-melhores-bootcamps-de-programacao-em-portugal-para-2020

O que posso sugerir também é informares-te da área dentro da programação que gostavas mais de te especializar e depois procurar cursos no Udemy (que dão certificados quando concluíres).
 
Última edição:
Back
Topo