Escolher uma versão do linux

Master_piece

Power Member
eu tencionava instalar o linux numa partição sem desinstalar o xp. Isso é possivel?

e gostaria tambem de saber k espaça percisava.

É k tenciono aprender a mexer no linux e ñ perciso assim de uma versão mt aprofundada e com mt cena.
 
Boas
Podes tanbem usar uma maquina virtual como por exemplo o vmware para instalares o linux, assim podes estar em ambiente windows e basta ligar a maquina virtual para trabalhar em linux, eu tou a usar o open suse e neste momento esta a ocupar-me 5 gigas e pouco, mas podes fazer uma instalação mais leve e depois ir actualizando a medida que fores precisando.

Cumprimentos
 
oi

eu ja sakei uma verção dessa sakei o linux 11 live cd.

mas agora ñ sei k fazer. akilo ta em fixeiro zipado.
por fazor alguem me pode dixer k fazer agora.
 
oi

ta zipado e ñ tem nenhum fixeiro iso, mas eu ja li num forum k akilo e um fixeiro iso so k da para abrir com winrar, mas como ñ tenho a certeza decidi perguntar.

alguem sabe?

e se akilo for um fixeiro iso como faço?

e so gravar num cd?
 
instala o imgburn. clica com o botão direito do rato sobre o ícone do ficheiro linux...se te aparecer a opção "burn using imagburn" é um ficheiro iso e podes gravá-lo para cd/dvd...
se não te deres bem com essse "caixa mágica" tens aqui outras opções por onde escolher....
 
Boas

Sim, é um fixeiro iso e ja gravei para um dvd (k sorte a minha ñ cabe num cd por 2 mb).

Mas kuando vou para arrancar pele dvd ñ da, arranca normalmente.

Será k tou a fazer alguma coisa mal? :'(
 
Última edição:
assim fica complicado, essa dos 2 mb pa gravar numc cd (muito estranho), se calhar penso q deverias aprender um pouco mais no windows, nos softwares de gravação de cds/dvs, e só depois avançar para o linux, senão vc ainda faz a instalação sem querer e perde tudo q tinha no windows
8|
 
é assim, isso a que te referes como "O Linux" de facto n sei do que estás a falar, uma vez que Linux, é apenas um kernel, ou seja, um pequeno software (com pouco mais de 1Mb) que se encarrega de por todo o hardware a funcionar.
Ora, para tornar tudo isto útil, um sistema tem de ter alguma maneira de interagir com o homem, aqui entram os utilitarios GNU, que sao uma data de programas que te permitem fazer quase tudo, ou até mais do que possas imaginar, daí o nome GNU/Linux que é de facto um sistema operativo, concluindo, Linux sem GNU, n tem utilidade, GNU sem Linux, tb n tem utilidade.
Mas, alem destes conceitos, existem outros, como é o caso de "distribuiçao", uma vez que tnto o kernel linux e os utilitarios GNU sao gratuitos e livres de os adaptares ás tuas necessidades, existem N empresas, como o caso da Novell, da redhat, etc, e até pessoas individuais, que lançam as suas versoes (distribuiçoes) de GNU/Linux.
Por isso, custa-me a acreditar que tu tenhas um tal "Linux 11", apesar do nome ser fixe, n me pareçe que exista...
vais aqui: http://www.distrowatch.com e do teu lado direito tens uma coluna cheia de distribuiçoes, podes ver as estatísticas se tiveres em duvida com alguma delas, senao, é só escolheres. Apesar de eu n gostar minimamente, vou te aconselhar o "Ubuntu" é uma distro bastante beginner friendly :)
Sacas o ficheiro .iso e no software de gravaçao, fazes "Gravar Imagem", escolhes o .iso e pronto... tem de dar boot, se n der, ou tens o DVD marado, ou certifica-te que tens isso a arrancar por DVD.
Cumps.
 
ahh, entao o que tu sacaste foi a distribuiçao Caixa mágica GNU/Linux, versao 11, assim já estamos a falar bem. este aqui á mantido por ppl portugues, n sei como está, mas na altura que experimentei, era a versao 10, n gostei (já viram, tou sp a criticar :D), o que foram fazer ao camaleaozinho coitado... (sim para quem n sabe o caixa trá^M^M mágica é baseado no suse).
mas para haver a versao 11, já deve tar melhorzinho, senao claro, n fazia nexo haver uma nova versao.
Eu voto no DVD marado.. já me akonteçeu isso uma vez, especialmente kndo se tratam de DVD RW, experimenta gravar noutro DVD, o ficheiro "gravar imagem..."
ou se keres ver mesmo se o problema é do ficheiro, saca o vmware e experimenta, podes usar a iso directamente como CD sem teres de o gravar.


PS: eu sei que esta dica do VMware é gay, mas uma vez que n existem md5 checksums do dito cujo, quem n tem cão, caça com gato!

PS2: como eu tou sp a criticar, deve haver ppl que pergunta a si mesmo "fdx, mas este gajo nc gosta d nd?"
he he, claro que gosto. gajas e slackware!
 
Back
Topo