Estranho problema com torrents...

The Wonderer

Power Member
Ois, pessoal.

Primeiro que tudo, peço desculpa por abrir um tópico propositadamente a falar no meu "problema", mas a verdade é que não encontrei no fórum nenhum que respondesse com clareza às minha perguntas.

Então, aqui vai - há muito que sou utilizador do sistema de transferência de ficheiros pelo protocolo bit torrent, sendo um assíduo utilizador de trackers nacionais e internacionais :p.

A minha conexão de internet não é das melhores para o efeito (1Mb/128Kps), mas lá me vou orientando. Ora, recentemente, a Netcabo decidiu fazer aquilo que há muito devia - aumentar o tráfego mensal de Internet (no caso, de 4 para 10GB internacionais) e eu, todo contente, lá decidi tirar umas coisinhas de trackers internacionais (algo que raramente tinha feito, devido ao tráfego apertado).

Mas há umas semanas que ando a notar algo que decididamente não é normal - mesmo ficheiros com imensos seeders (e bastantes leechers, é verdade) raramente passo dos 20 kB/s no uTorrent! O que é estranho é que em trackers nacionais chego facilmente aos 70 ou 100 kB/s em ficheiros com menos seeders!

Já revi a situação em fóruns internacionais, já abri mais portas TCP e alterei as configurações do uTorrent variadíssimas vezes e... nada!

Alguém saberá o que se passa? Será isto normal?...

Obrigado e desculpem o "testamento" :D


The Wonderer
 
Isso é o TS (traffic shapping) que a netcabo esta a fazer que limita as velocidades nas redes P2P.
Está aqui no forum um tópico que fala largamente desse assunto e concretamente em relação à netcabo, procura um pouco melhor que vais encontrar esse tópico.
 
Ois,

Obrigado, pessoal. Mas o meu problema ou dúvida não é exactamente esse - eu sei que o TS da Netcabo afecta as velocidades de partilha em protocolo P2P e bit torrent.

O que acho estranho é as velocidades serem bastante razoáveis em trackers nacionais (ainda ontem tive velocidades de transferência de mais de 200 kB/s) e absolutamente horrendas em trackers internacionais, mesmo com torrents com 1000 e muitas sementes!

Se alguém me conseguisse elucidar...
 
Olha não sou um perito em torrents, mas tens que levar em conta diversos factores quando sacas internacionalmente.

Primeiro, estás a trocar dados possivelmente com outros no outro lado do planeta, e isso influência na velocidade como é lógico. Além disso, podes ter 1000 sementes, mas elas obrigatoriamente não tem que estar activas. Um conselho usa o PeerGuardian.
 
Provavelmente é culpa do teu ISP, que limita as velocidades de tráfego internacional. É perfeitamente possível fazer downloads através de trackers internacionais à velocidade máxima que a ligação permite (1,1 MB/s no meu caso).
Muito francamente, devias tentar mudar para um ISP que preste.
 
o que acontece é:

1º o facto dos acessos internacionais estarem lento, nomeadamente a "marcação" para servidores estrangeiros podes ver isso em http://www.cprm.net/

2º Nem todas as sementes se encontram no mesmo sitio, podes ter 10 nos EUA 300 no Canadá x no japao, e por ai em diante, e dependendo da localização vais ter a velocidade afectada.


A nivel nacional uma vez que todas as sementes se encontram limitadas ao territorio portugues, nao existindo problemas de "marcação para fora", alem de que ao "marcares" para fora se algum dos servidores de acesso por onde a ligação é redireccionada está em baixo ele é automaticamente redireccionado para outro servidor "backup" que pode estar noutro pais pelo que vai abrandar ainda mais a velocidade.
 
Talvez tenhas trackers nacionais mais rápidos porque a netcabo (desde já há algum tempo) favorece e facilita a ligação entre clientes, ou seja, provavelmente as fontes são também (em boa parte) clientes netcabo. O tráfego entre clientes inclusive nem é contado como tráfego nacional... (agora já é igual ao litro, mas na altura ainda havia limites de trafego nacionais),
 
Primeiro, estás a trocar dados possivelmente com outros no outro lado do planeta, e isso influência na velocidade como é lógico. Além disso, podes ter 1000 sementes, mas elas obrigatoriamente não tem que estar activas. Um conselho usa o PeerGuardian.

Bla bla bla.

Eu uso um tracker apenas (privado). Tudo internacional. Sempre ao máximo da ligação: 1.2Mb/sec.

Portanto isso do 'outro lado do mundo' são balelas nos dias de hoje.

Provavelmente, e lembro-me de qd tinha NetCabo, eles fazem TS ao tráfego internacional.
No nacional não deves notar isso porque, pelo menos antes, o tráfego entre NetCabos não contava sequer para os consumos, portanto é possível que também não sofra TS.

cumps
 
Back
Topo