Problemas Técnicos Estranhos problemas de segurança com o Paypal e uma empresa de software Americana.

Chuiquinho

Power Member
Boas
Dei conta há pouco tempo de um problema que resolvi após contatos com a empresa de software Americana na qual renovei uma chave de ativação de uma aplicação, não vou referir nomes por enquanto já que tudo parece que se resolveu até agora.

É algo que deixo aqui para outros utilizadores estarem informados dessa possibilidade de terem problemas parecidos com o meu que também envolveu o próprio Paypal sem perceber como foi isso possível.

Eu sou cliente dessa aplicação que já uso desde há 2 anos seguidos sendo esse o meu terceiro ano com essa aplicação que tem que ser renovada anualmente como sucede com muitas outras aplicações de software.

Eu reparei que no passado dia 20 de Dezembro de 2019 a chave em uso tinha chave ao fim do prazo de validade. Fui ver o meu email e ao contrário dos outros 2 anos não recebi nenhum email a avisar do fim da chave e com links para a ir renovar.

Eu fui ao site da empresa para renovar a chave e até aqui tudo bem. Escolhi as opções todas e depois a forma de pagamento via Paypal e foi ai que reparei numa coisa estranha quando estava para fazer login á conta do Paypal: O cursor do rato mudou para um cursor que apenas podia funcionar em fullscreen num jogo nunca no desktop do windows ou no Browser. é uma aplicação que basicamente troca o cursor dos jogos por um cursor personalizado ao nosso gosto e só funciona num jogo como já disse.

fiquei admirado com isso mas segui em frente com o pagamento e recebi o email do paypal e da empresa com a key nova que confirmaram o pagamento.

Depois como tive que ir trabalhar deixei o resto para depois. até que uns dias atrás eu tentei o acesso ao site do Paypal e isso saltava para uma página de login e depois para uma página de verificação de segurança com a resposta para por uma vinheta "Eu não sou um robot". Mas o Paypal nada tem disso! fui ver melhor os links e reparei que esses links não eram do site do paypal.

Arranquei por outro disco, externo, com um Windows 10 sem mais nada instalado e tive acesso ao site do paypal sem problemas e confirmei lá uma coisa estranha: tinha havido um pagamento para essa empresa no dia 19 de Dezembro de 2019. Mas eu não recebi nenhum email do Paypal e nem da empresa desse sofware!

Como foi possível que me tivessem cobrado um pagamento de forma automatiica sem autorização minha e sem receber nenhum email do Paypal que torna tudo muito estranho?

No site do meu banco confirmei esses pagamentos. entrei em contacto com a empresa do software via fórum deles e depois contratos via messagem privada com um develop do software em questão.

Esse develop quando teve conhecimento da situação foi verificar e pediu logo para que o dinheiro da ordem do dia 19 me fosse reembolsado o mais rapidamente possível coisa que fizeram em minutos e recebi os emails tanto do paypal e da empresa a indicar isso.

Esse develop deu conta de situações estranhas que me comunicou: Que havia outra ordem de pedido doutra chave não processada e ainda tinha lá uma enorme quantidade de pedidos não processados!!!!

O meu browser terá sido infetado com algo que os AVs não detetavam por mais testes que fizesse e supeito que isso sucedeu apenas no momento de pagamento. que sentido fazia alguém estar a colocar ordens de pagamentos atrás de ordens á espera de ser processadas naquela empresa?

A grande questão é: Como é possível conseguir-se ativar pagamentos automáticos sem autorização das pessoas e sem receber qualquer email do paypal?

É isso a tal segurança do Paypal? estranho.
Eu não só tive que recuperar um backup do SSD do Windows para o dia 15 de -Dezembro de 2019 que não tinha nada de errado o que só confirma que essa infecção aconteceu precisamente nessa data do dia 20 ou dia 19 de Dezembro de 2019 e acho que partiu do lado deles.

Tive que mudar passwords de entrada no Paypal para além de reforçar a segurança noutro disco com o windows instalado, o tal externo, mas se uma empresa pode processar ordens automáticas de pagamento sem autorização dos clientes e sem tem uma zona para os clientes fico de pé atrás sobre o paypal.

peço desculpas pelo longo texto mas não há forma de explicar toda essa situação de uma forma simples pois é bem complexa.
 
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