1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Estrutura do forum

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por kanguru, 5 de Dezembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 687)

  1. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Boas tardes.

    Já há uns tempos que penso que se justifica, mas estive agora a ler um tópico na secção do windows sobre o Firefox 3 b1 e penso que não sou a único a discordar com a estrutura actual.

    A minha proposta é algo do género:

    Código:
    Software - novidades  __ Windows
                         \__ Linux
                         \__ MacOS (ou talvez deixar a secção dos mac à parte pois tb tem HW)
    Software - Ajuda __ Windows
                     \_ Linux
                     \_ MaxOS
    No topo da árvore discutia-se os assuntos que não são de uma única plataforma, e nas sub-secções ficavam os topicos dedicados.

    É que actualmente as novidades andam misturadas com tópicos de ajuda, além disso, tb há tópicos de ajuda de software no Dúvidas e Suporte Técnico, e torna-se difícil encontrar o que se quer quando se trata de software.

    Dêem a vossa opinião :)
     
  2. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    A tua sugestão faz sentido...

    mas lembra-te que isso tem efeitos retroactivos, e existe uma quantidade bastante significativa de threads que tem que ser redireccionada... o que é um trabalho, digamos, enorme.
     
  3. HecKel

    HecKel The WORM

    Por acaso eu discordo em parte...

    De facto faz sentido uma separação, mas não dessa forma. O que é da Apple ficar na Apple, o que é Windows ficar em Windows.

    Acho que actualmente o quadro do Apple World está bastante bom, poder-se-ia era seguir esse exemplo e aplicar ao Windows World.

    Quando ao GNU/Linux não sei se para já se justificava.

    A tua sugestão iria tornar a navegabilidade do fórum complicada, há pessoal que só quer saber de Windows (por exemplo) e teria de andar a saltar entre 2 secções em que em cada uma dessas secções teria 2 quadros que ele nem sequer iria ligar importância absolutamente nenhuma.

    Com a minha proposta isso não acontecia, só quer Apple, que entre na secção de Apple, se também quer GNU/Linux, que vá ao GNU/Linux, mas não tem de gramar com o Windows.

    De realçar que isto são apenas exemplos, não é discriminação nenhuma :P
     
  4. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    quote=kanguru;2278419]


    É que actualmente as novidades andam misturadas com tópicos de ajuda, além disso, tb há tópicos de ajuda de software no Dúvidas e Suporte Técnico, e torna-se difícil encontrar o que se quer quando se trata de software.

    [/quote]

    Isso não acontece de todo no Apple World.

    Tendo em conta o que custou chegar ao actual esquema dentro do Apple World e do valor acrescentado que é para mim ter um fórum onde não há palha e a rotação de threads é bastante baixa (Apple World - Software), meter tudo ao molho agora seria um pesadelo :-D.
     
  5. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Tens razão Heckel. Talvez seja mais intuitivo, dividir em 3 mundos, e cada um deles ter sub-secções distintas. Eu falei nisto porque quando tenho duvidas por exemplo no firefox, vou à secção do windows, linux, duvidas e suporte técnico?

    É porque quando precisamos de ajuda convem que o tópico seja visto pelo maior número de pessoas para aumentar as hipoteses de alguém ajudar a solucionar o nosso problema. Como não existe um local definido de ajuda, as pessoas espalham-se pelas várias secções o que reduz a probabilidade de haver ajuda. (fiz-me entender?)

    Em relação ao problema de reorganizar os tópicos, seguindo a ideia do Heckel, visto que a secção de topo é "Geral", pode-se manter os tópicos de ajuda nesse geral, mas os novos tópicos de ajuda o pessoal pode começar a usar a sub-secção correcta, e ao fim de uns tempos a maior parte dos tópicos de interesse estão na secção correcta.

    O problema dos programas multiplataforma fica por resolver mas já se sabe que não se pode agradar a todos.

    Se poderem sigam o exemplo do mac world. :)
     
  6. HecKel

    HecKel The WORM

    O caso do firefox não é nenhum caso especial.

    Há formas de resolver problemas do firefox em windows diferentes de gnu/linux, por exemplo. Aliás, até existem variantes do firefox em diferentes distros de gnu/linux.

    Se eu uso Windows e tenho um problema com um programa X, porque raio vou estar a confundir-me com ajudas relativas a outros SOs?
     
  7. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Sim. Concordo. Mas o exemplo que dei já não era sobre dúvidas, mas sobre novas versões, lançamentos de programas etc. Mas como dizes, existem poucos tópicos que seja necessário falar de multiplataforma ao mesmo tempo.

    Bem, a ideia de mudança está dada, concordo a proposta que deste é melhor que a minha inicial, agora é com vocês colocarem-na em prática :) bom trabalho.
     
  8. neonl

    neonl Banido

    Eu até nem acho que a tua ideia seja má, talvez o fórum precise mesmo de uma mudança estrutural.

    Concordo é que pelo menos para a secção que consulto mais, Gnu/Linux seria extremamente incómodo ter que ir dum lado para o outro para o que é dúvidas e o que é novidade, e vice-versa.
     
  9. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    No AppleWorld queixaram-se da mesma coisa aquando da mudança. É uma questão de hábito. Pessoalmente prefiro ter as dúvidas separadas das novidades, torna mais fácil encontrar o que interessa sem ser necessário o search.
     

Partilhar esta Página