Estudo Anacom operadoras internet

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http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=364054


Os operadores móveis oferecem velocidades de acesso à Internet de banda larga mais próximas do contratado com os clientes, do que os operadores de rede fixa, conclui um estudo da Anacom, hoje divulgado.

As velocidades oferecidas pela Optimus, TMN e Vodafone situam-se entre 89,4% e 100% dos valores contratados para “download”, em Lisboa e Porto. Na velocidade para “upload” a oferta conseguida varia entre 75,1% e 100%.

O estudo da Anacom revela que o desempenho da TMN alcança os 100% da largura da banda máxima contratada para a velocidade de “download”, em ambas as cidades. A Vodafone consegue o mesmo desempenho mas no “upload”.

Já considerando os quatro operadores fixos analisados no estudo – Cabovisão, Clix, Sapo e Zon – as velocidades máximas alcançadas são bastantes inferiores ao contratado com os clientes, situando-se entre os 55% e 77%, no “download”, e entre os 45% e 95% no “upload”.

A Cabovisão regista o melhor desempenho, com 70% da totalidade das medidas acima dos 75% da velocidade máxima contratada. Já o Sapo aparece com a pior performance com apenas 10% dos clientes a conseguirem mais de 75% da velocidade máxima contratada.

Apesar dos números da Anacom mostrarem que as velocidades efectivamente oferecidas pelos operadores fixos ainda ficam muito abaixo do contratado com os clientes, Teresa Maury, administradora do orgão regulador, realça que “estes valores são claramente uma melhoria, os operadores fixos já oferecem acima de 72% da velocidade prometida”, com excepção do Sapo.

A responsável considerou, num encontro com jornalistas para apresentação do estudo que “o cliente pode concluir que agora sai menos defraudado”.

Este é o primeiro estudo da Anacom sobre o acesso à internet através dos operadores móveis e refere-se às performances em Lisboa e Porto.

O regulador avançou hoje aos jornalistas que pretende alargar o estudo, este ano, a mais cidades portuguesas não estando ainda decidido quais.


http://www.anacom.pt/streaming/QOSacesso_internet_marco09.pdf?contentId=916919&field=ATTACHED_FILE

http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=321935
 
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Mas é óbvio que o SAPO não consegue oferecer essas velocidades, a maioria dos seus clientes moram em serros ou descampados -.-
 
Tentando fazer um comentário neutro:
ÓBVIO que os serviços de banda larga móvel têm melhor desempenho, os tráfegos são uma miséria e os preços altíssimos, deviam ter vergonha nos limites que empoem...
Quanto ao SAPO: Bons eram os tempos em que custava um balúrdio, mas tinha um serviço excelente (<2007) tive em 2005 e um bocado em 2006 e nada a apontar(a excepção dos 36€ + 3.30 de modem por um serviço de 2Mb :-D(bom serviço ainda assim)), a partir daí foi só a descambar... Em grande parte devido ao tráfego ilimitado que não conseguiam de longe aguentar(um pouco como acontece na ZON, com a diferença de esta se safar melhor na estabilidade e pings(apesar de terem ambos TS)).
Cumps ;)
 
tenho pena que a anacom não faça um teste a todos os isps nacionais, porque a ar telecom tem um melhor desempenho que todos esses isps,mas por algum motivo não interessa mostrar quem faz bem em matéria de net
 
penso que como nao conseguem ter equipamentos para suportar o trafegi ilimitado deveriam impor um limite de trafego, quer nacional quer internacional, pois o sacanço a toda a hora origina grandes pings etc etc

o ideal era a sapo e zon adquirirem novos equipamentos mas nada disso acontece...
 
Não tenho nada a apontar aos testes de I. Móvel, mas os testes feitos à Sapo, Clix, Zon e Cabovisão são uma autêntica fantuxada. Como se se pudessem apresentar conclusões reais tendo em conta apenas o rácio entre a velocidade contratada e a velocidade real. Como se não tivessem de incluir distâncias Às centrais e esses factores...

Cumps
 
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Isto em Lisboa, e que supostamente seria 3,6Mbps (pedi upgrade para 5Mbps mas duvido que sequer ainda tenha "andando" na queue list...)

A tender para o fraco o serviço, a nível de velocidade e latências extremamente instáveis.

A nível de apoio comercial e técnico deve ser o pior que alguma vez tive necessidade de usar..

A concertação entre todos os ISP's moveis, e que existe a nivel de tarifários e respectivos limites é tão descarada que mete nojo....
 
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Não tenho nada a apontar aos testes de I. Móvel, mas os testes feitos à Sapo, Clix, Zon e Cabovisão são uma autêntica fantuxada. Como se se pudessem apresentar conclusões reais tendo em conta apenas o rácio entre a velocidade contratada e a velocidade real. Como se não tivessem de incluir distâncias Às centrais e esses factores...

Cumps
O contrato e a mensalidade é a mesma qualquer que seja a distância. Da optica do utilizador (está no titulo e é o ambito do estudo) o que raio lhe interessa saber o que é uma central? ...
 
O contrato e a mensalidade é a mesma qualquer que seja a distância. Da optica do utilizador (está no titulo e é o ambito do estudo) o que raio lhe interessa saber o que é uma central? ...
Pois, também acho que é esta a perspectiva.

Ou seja, os resultados do estudo estão de facto enviesados à partida pelas características da oferta ADSL em Portugal, mas será que o estudo deveria ser ajustado tendo em conta as caracteristicas da tecnologia ADSL?

Ou deveria ser a oferta a adequar a oferta a essas características, não publicitando e cobrando 24M de velocidade que na prática podem ser de 2M?
 
Ou deveria ser a oferta a adequar a oferta a essas características, não publicitando e cobrando 24M de velocidade que na prática podem ser de 2M?
Tal e qual. Daí a Anacom ter malhado no SAPO que muito promete e na prática...
Fantoxada é a amostra ser de 50 utilizadores, para estimar um universo de ~500 mil.
 
O contrato e a mensalidade é a mesma qualquer que seja a distância. Da optica do utilizador (está no titulo e é o ambito do estudo) o que raio lhe interessa saber o que é uma central? ...

Um estudo, ainda para mais de uma entidade desta magnitude, deve compreender todas as variáveis possível, e assim, num serviço ADSL, não podem (ou não devem) apresentar informações baseando-se simplesmente num rácio entre velocidade contratada e velocidade real.

Porque eu agora pego neste estudo e, atendendo que ele é credível, faço uma afirmação lógica:

-Os melhores ISPs têm uma taxa mais elevada entre a velocidade contratada e a velocidade real.
-Os ISPs com taxa mais elevada entre a velocidade contratada e a velocidade real são os ISPs de Internet Móvel.
-------------------------------------------
Conclusão:
Os melhores ISPs são os ISPs móveis.

Ora, a conclusão, do ponto de vista prático, e mesmo da optica do utilizador, é real?
Claro que não.
ISPs móveis são mais caros, têm menos tráfego e não servem para jogos Online...

Já nos serviços de ADSL, visto que a certas distâncias todos os utilizadores têm velocidade semelhantes, deveriam considerar outros aspectos como os pings (que variam para cada operador), a oferta, o tempo de resolução de avarias, etc etc.


Cumps
 
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Um estudo, ainda para mais de uma entidade desta magnitude, deve compreender todas as variáveis possível, e assim, num serviço ADSL, não podem (ou não devem) apresentar informações baseando-se simplesmente num rácio entre velocidade contratada e velocidade real.

Porque eu agora pego neste estudo e, atendendo que ele é credível, faço uma afirmação lógica:

-Os melhores ISPs têm uma taxa mais elevada entre a velocidade contratada e a velocidade real.
-Os ISPs com taxa mais elevada entre a velocidade contratada e a velocidade real são os ISPs de Internet Móvel.
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Conclusão:
Os melhores ISPs são os ISPs móveis.

Ora, a conclusão, do ponto de vista prático, e mesmo da optica do utilizador, é real?
Claro que não.
ISPs móveis são mais caros, têm menos tráfego e não servem para jogos Online...

Já nos serviços de ADSL, visto que a certas distâncias todos os utilizadores têm velocidade semelhantes, deveriam considerar outros aspectos como os pings (que variam para cada operador), a oferta, o tempo de resolução de avarias, etc etc.


Cumps

Pegando no que disseste, e depois de ler a primeira frase, deixei de ler o que quer que fosse.

Alguma vez isso acontece? Em fortes aglomerados urbanos o que não falta são congestionamentos.

E depois, não se pode só pensar que esses aglomerados é que contam. Vou para um sítio de férias no algarve todos os anos e os problemas são recorrentes: onde a TMN tem 3G apenas, a Vodafone tem GPRS e na praia, a escassos 3 km da minha casa, a situação inverte-se em que a Vodafone tem HSDPA e a TMN toca no GPRS... Assim, como se conseguem velocidades contratadas de 7.2Mbps?
 
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