Eterna batalha das graficas (HD 3650 vs 8600M GT GDDR3)

Aeliusmaximus

Power Member
Ola a todos,

Muito se tem escrito neste forum sobre quais as melhores graficas, Nvidia vs ATI, ddr2 Vs ddr3, 256 ou 512...na verdade quando se colocam todas essas variantes numa análise conjunta as coisas ficam mais confusas e definir qual a melhor pode não ser fácil. O excelente post do JarimbaG1S dá uma grande quantidade de informação, mas ainda assim fica uma questão um pouco no ar que acredito possa ser comum a outros membros do forum:

DDR3 é melhor que DDR2, mas como é que isso é compensado pela memória da placa? Um exemplo concreto, e que me interessa pessoalmente é saber qual destas duas placas é melhor e porque:

NVIDIA 8600M GT (DDR3) versus ATI Radeon HD 3650 1 Gb (DDR2)

Supostamente julgo que DDR3 é melhor, mas se compararmos com uma placa de 1 Gb mas DDR2 o balanço é mais favorável para qual delas as duas? Eu procurei por mim mesmo a resposta a esta pergunta e nao encontrei nada suficientemente claro. Se alguém estiver na disposição de responder e explicar agradecia bastante. E acredito que é algo que pode ser de interesse geral para o fórum. Obrigado.
 
Essa até é simples. A ATI Redeon HD3650 é melhor mesmo com DDR2. Tem tecnologia mais moderna e gasta menos, e claro, é potente!

Obrigado Jarimba...mas essa é a minha questão precisamente: o DDR3 significa maior velocidade de processamento gráfico, presumo, e portanto de que forma e em que proporção é que o aumento de memória compensa uma menor velocidade...deixa-me colocar a questão de outra forma: comparando a HD3650 com uma das SLI? Ou outra forma de colocar a questão: onde colocarias esta placa HD3650 na classificação de placas gráficas que fizeste? Na categoria intermédia ou high-end, e em que posição? (Aproximadamente, só para ter uma ideia...)
 
Mas a HD 3650 não é apenas um die-shrink da HD 2600?
Se for, então é pouco melhor que a 8600M GS.

[off-topic]

Fui eu que fiz :D
[/off-topic]

Sorry pela confusão na autoria...a HD 2600 também tem um 1 Gb memória? É que nesse caso não sei bem...tinha a ideia que esta placa era das melhores da ATI, e ao nível das melhores da Nvidia, mas se calhar estou enganado. Podes-me ajudar a esclarecer? E mais uma vez (e agora ainda mais conveniente) onde colocarias então a placa naquela escala? (Obrigado por esse excelente post)
 
Sorry pela confusão na autoria...a HD 2600 também tem um 1 Gb memória?
Acho que nenhum portátil tem uma HD 2600 com 1GB, mas também não é por aí que fica mais rápida...
Na verdade, nunca se usam os 512MB de memória de vídeo com essa gráfica, quanto mais 1GB. :P
É que nesse caso não sei bem...tinha a ideia que esta placa era das melhores da ATI, e ao nível das melhores da Nvidia, mas se calhar estou enganado.
Mas leste isso em algum lado, ou supuseste apenas?
E mais uma vez (e agora ainda mais conveniente) onde colocarias então a placa naquela escala?
Se se confirmar que é de facto uma HD 2600 com outro nome e processo de fabrico diferente, ficará entre a HD 2600 DDR2 e a 8600M GT DDR2.
 
Última edição:
Para que é que queres a grafica?
ver filmes, usar o pc como media center vai para a ATI
jogar, devem estar as duas no mesmo patamar por isso opta pelo mais barato
 
Para que é que queres a grafica?
ver filmes, usar o pc como media center vai para a ATI
jogar, devem estar as duas no mesmo patamar por isso opta pelo mais barato

Obrigado pelo interesse, antes de mais! É que investir 1500 euros num portatil tem que se lhe diga e quero garantir que faço o melhor investimento possivel. O computador vai servir essencialmente para trabalhar, fazer processamento de dados, programação, cálculo matemático por vezes intensivo mesmo e daí querer uma coisa fiável, com processador rápido e bastante memória. Por outro lado também gosto bastante de jogar, e usarei o computador para ver filmes, etc...estou no estrangeiro e portanto tudo isso tem a sua importancia.

Dada esta descrição, a ideia era - indo até cerca de 1500 euros - comprar um portatil de 15´´ que melhor satisfizesse estas condições. Não tem que ser o M50SA, se tiverem outras sugestões...eu já tinha preenchido o inquerito e com os membros com quem discuti na altura cheguei a esta conclusao. Neste momento ja nao tenho tanta certeza...há algum portatil que respeite estas condições mas tenha uma placa high-end? Agradeço imenso a ajuda porque tenho que comprar o mais rapidamente possível assim que chegar o mês de Abril.
 
Não te esqueças de ver os Compal ;)


Antes de mais obrigado pela ajuda. Tenho dois problemas com os compal: parece-me que ficam um pouco mais caros e nao sei como comprar na Suécia, já para não falar na assistência...tens ideia de alguma destas coisas?

Não focando só nos compal (mas tambem), alguém tem sugestões em outras marcas mais generalizadas como a Asus?
 
Antes de mais obrigado pela ajuda. Tenho dois problemas com os compal: parece-me que ficam um pouco mais caros e nao sei como comprar na Suécia, já para não falar na assistência...tens ideia de alguma destas coisas?

Não focando só nos compal (mas tambem), alguém tem sugestões em outras marcas mais generalizadas como a Asus?

Eu, tal como já lhe tinha dito noutro tópico, continuo a achar o g1s uma boa máquina, ainda pra mais com esta última baixa de preço e também pelos extras que traz...
 
Eu, tal como já lhe tinha dito noutro tópico, continuo a achar o g1s uma boa máquina, ainda pra mais com esta última baixa de preço e também pelos extras que traz...

É verdade! E agradeço bastante as sugestões desde a primeira vez que pedi ajuda aqui no forum em relação a esta questão. Ainda assim o G1S parece-me um pouco datado, principalmente no que toca ao processador e ao facto de ter por defeito só 2 Gb RAM...é verdade que com a baixa de preço se torna apetecivel, mas ainda assim estava a procurar algo que tenha saído mais recentemente, ainda que tenha que pagar um pouco mais por isso...
 
Ok, estava a ficar preocupado...mas ainda assim deixa-me perguntar-te o que é que isso significa em termos qualidade? Há uma melhoria substancial, ou o facto de ser DDR2 (acho que é, nao tenho a certeza...) significa que nunca deixará de ser uma placa mediana?
Ter 1GB, numa gráfica desta gama, não serve de nada.
Não é só pelo facto das memórias serem DDR2, é pela velocidade em geral (claro que também depende da velocidade das memórias).
Antes de mais obrigado pela ajuda. Tenho dois problemas com os compal: parece-me que ficam um pouco mais caros e nao sei como comprar na Suécia, já para não falar na assistência...tens ideia de alguma destas coisas?
Tenta aqui: http://www.google.com/search?num=30&hl=en&newwindow=1&safe=off&client=firefox-a&channel=s&rls=org.mozilla%3Apt-PT%3Aofficial&hs=uZM&q=site%3A.se+compal+fl90+OR+ifl90&btnG=Search
Não focando só nos compal (mas tambem), alguém tem sugestões em outras marcas mais generalizadas como a Asus?
Acho que ainda não há previsões de modelos de 15.4'' com gráficas superiores às HD 3650 e Geforce 9500M GS para breve...
 
Ter 1GB, numa gráfica desta gama, não serve de nada.
Não é só pelo facto das memórias serem DDR2, é pela velocidade em geral (claro que também depende da velocidade das memórias).

Tenta aqui: http://www.google.com/search?num=30...M&q=site:.se+compal+fl90+OR+ifl90&btnG=Search
Acho que ainda não há previsões de modelos de 15.4'' com gráficas superiores às HD 3650 e Geforce 9500M GS para breve...

Ok, Wizard, uma dificuldade acrescida é o meu sueco mas não haverá de ser nada...:005:
Em relação à gráfica, então nesse essas duas são as melhores a que posso aspirar num 15.4" neste momento? É que essa era precisamente a questão...se as high-end que tinhas na lista existiam para esse tamanho ou só para os de 17"...

E em relação à espera, tens alguma ideia de quando sairão novos modelos? Desculpa esta sessão de interrogatório (desculpa extensível a todos) mas é de facto uma altura decisiva em termos do investimento que tenho que fazer e eu não sou propriamente um expert. Mais uma vez vem no contexto agradecer a ajuda preciosa deste forum...
 
Back
Topo