Ethernet e VNC

Fork

What is folding?
Boas,

Gostaria de saber que pacotes devo instalar e configurar para poder partilhar ficheiros com windows, mac e linux, de maneira rápida e eficaz. Tipo eu queria que fosse tipo plug and play.

Para windows sei que devo configurar o samba. e para mac? e Pra linux?

Agora sobre o VNC.

Como posso configurar o mac e o desktop (Arch Linux) para poder aceder ao desktop por VNC?

EDIT: O meu desktop vai ficar sem net durante muito tempo. Há deamons que não são necessários. Podem me indicar quais?
 
Última edição:
Pah isso são protocolos independentes de plataforma, cada plataforma tem a sua implementação, mas funciona da mesma maneira.

Ou seja, acedes por VNC da mesma maneira em qualquer S.O. mas usando os respectivos programas.
Para Windows tens uma carrada de programas, tightvnc, realvnc, etc... para Linux os Ubuntus já vem com o vncviewer.

Configurar Samba no Windows? Estás a confundir. Samba é a implementação do SMB/CIFS em Linux, em relação aos Macs não sei... Partilhas as pastas normalmente no Windows, configuras o samba no Linux e fazes algo semelhante no Mac.
http://www.apple.com/macosx/features/windows/ ?
 
VNC:
Para poder aceder ao desktop com linux pelo Mac com VNC não preciso de ter nada instalado no Linux?

Rede:
Eu estava a falar de partilha de ficheiros entre:
Linux <-> Windows
Linux <-> Mac
Linux <-> Linux

Eu so quero saber que configurações tenho de fazer no Linux para que o processo funcione o mais simples possivel (ligar o cabo, ir ver as ligaçoes de rede e andar.)
 
VNC: Baste teres um simples cliente VNC, por exemplo o vncviewer. Dependendo da distro, faz uma search por VNC nos pacotes e deves de ter mais do que uma possibilidade. Também deves de ter um pacote para o servidor. A menos que tenhas andado a mexer nas iptables, não deves de precisar fazer nada, para alem de instalar e correr o servidor. ;)

REDE: Nesse caso a solução mais fácil será SMB. Partilhas as pastas normalmente no XP, pões o samba a bulir no Linux e pelo que vi nessa página também não tens muito trabalho para partilhar pastas em Mac dessa maneira.
Um alternativa é teres um servidore um cliente de FTP em cada máquina. ;)
Não sei como anda NFS para Windows e Mac, mas entre Linuxs, não arranjas melhor ;) Acho que para este caso não te servirá de muito.
 
Back
Topo