Ética e rede WL abertas

Que fazer?

  • Não fazer nada e aproveitar para downloads

    Votes: 15 22,7%
  • Não fazer nada e ignorar

    Votes: 11 16,7%
  • Avisar o vizinho colocando um end. de mail no SSID

    Votes: 29 43,9%
  • Colocar um aviso no elevador

    Votes: 11 16,7%

  • Total voters
    66

LeeMan

Power Member
No caso de terem como eu uma série de vizinhos (2 neste caso) com rede totalmente aberta incluído router sem password, qual é o procedimento mais ético que se pode ter?
 
Última edição:
Eu mudei-lhe o SSID do router com um mail. Mas por outro lado acho que pode ser um acto algo invasivo. Tou aqui um pouco na dúvida...
Mas o pior é que o vizinho pode achar que aquilo é de outra rede que não a dele...
Depende do grau de nabice. Mas para ter o router daquela maneira deve ser elevado...
 
Última edição:
no meu predio nao ha ninguem que tenha um AP desprotegido.

No entanto, num sitio onde estive de férias, este verão tive que ir à net... liguei o portatil e encontro uma rede nao protegida... Eu estava a precisar de enviar uns mails e ainda pensei 2 vezes, mas depois lá os enviei.

É um abuso, é certo, mas a culpa principal é do dono da rede que tem a obrigação de a proteger. Estando a rede aberta e precisando eu de ir com urgencia à net, se não for algo que dê cabo dos limites ou se for uma coisa muito rápida e que acontece 1 vez, sem qq custo significativo para o dono....

Se for um caso onde tens um vizinho tem a rede sempre aberta, isso devias sem duvida falar com ele.... especialmente se for "uma vizinha" ;)
 
Nesse aspecto dou os meus parabens ao SAPO ( q troquei recentemente por clix)
O Kit wirless do sapo traz um CD de configuração que reduz quase a zero a possibilidade do uilizador configurar uma rede aberta.

Já os routers comprados sem ser de um ISP é muito mais fácil fazer asneira.
 
Darko disse:
É por essas e por outras que este país está onde está.

lol , tinham que vir com uma destas.

Também já encontrei varias redes abertas mas simplesmente ignorei , a melhor opção é alertares o vizinho , não tens aí nenhum problema , alertas e fala-lhe das probalidade de alguém não tão piedoso como tu , querer aproveitar-se e usar a rede.
 
SoundSurfer disse:
Não esquecer que entrar em redes WiFi sem autorização, _mesmo_ _abertas_, é crime.

Crime é aceder a informação confidencial que esteja dentro do PC de alguém. Para isso sim existe uma lei.
Entrar numa rede wirless aberta não é crime até porque qq Pc se pode ligar automaticamente.
 
A custa disso, de uma rede wireless no predio de um tio meu que estava aberta, ganhei um jantar e fiquei a conhecer um "excelente", pelo menos reputado é, advogado!!!

Custava-me ver aquela rede aberta já lá ia um mês, um dia ele ia a entrar em casa que é do lado esquerdo e o meu tio do lado direito, meti conversa e disse-lhe... ele pediu para eu lhe por aquilo a geito, alem disso ensinei o dito sr. a configurar a rede wireless e mais os PCs das Filhas (Duas, bem girinhas e simpáticas!!!) O sr. no fim perguntou quanto é que me devia... eu disse, absolutamente nada... foi uma simpatia e nao algo pra ganhas uns €€€€, mas lá está acabei por jantar com a familia dele já que o homem "implorou", conversei imenso com ele (sobretudo com as filhas Tb!!! LOLOL) no fim, no fundo fica uma amizade...

ahhh, se vissem os logs do router.... ui ui ui.... aquilo tinha umas boas de dezenas de acessos diários!!! visto ser numa zona bem central da cidade... zona do MACdonalds e cc Dolce VIta!

Hasta...

Previnam as pessoas que tem Aps e Routers abertos!!!

Ahhh aí mt chico esperto a queres esmifrar o que é dos outros...

Se eu tiver a minha porta de casa aberta???? entras para roubar???? keep it in mind!!!
 
SoundSurfer disse:
Não esquecer que entrar em redes WiFi sem autorização, _mesmo_ _abertas_, é crime.
essa é boa. Então estou num sitio qq, seja um centro comercial, um predio, um parque, uma escola, qq coisa que seja. Abro o meu portatil e ele procura e liga-se automaticamente as redes sem fios (porque é assim que vem de default).
O que eu estas a dizer é que eu estou logo a cometer um crime. choça comigo. lolada.

Alias, estou ate admirado como é que ainda não prenderam o fabricante do meu portatil, da minha placa de rede sem fios e o bill gates, pq é da empresa dele o software que me fez ligar automaticamente e de forma criminosa.
 
Última edição:
Eu tenho a minha actualmente protegida, mas encontro muitas desprotegidas (como toda a gente).
Nunca alertei ninguem sobre isso, até pk n conheço nenhuma das pessoas em causa (não encontro redes na zona onde moro).
Já usufrui de redes desprotegidas, para ver uma ou outra pagina e mandar um mailzeco. Sei k não é correcto, mas tb cosidero k n fiz mal a ninguem...:rolleyes:
O facto de n ter alertado, deve-se, alem de n conhecer, de não andar a vasculhar a rede em si, apenas me ligar e usar net...
Mas se conhecer alguem nessa situação é obvio k lhe dou uma palavrita de alerta, e quem sabe se n lhe cravo um acesso a essa rede, afinal pode vir a dar jeito...:cool:

Nas férias, em sines, usei uma rede, que mais tarde vim a descubrir, por conversa no forum de wireless, que o dono pretende te-la mesmo assim, aberta. Permite k usem a net dele. provavelmente, no dia em k registar abuso ou detectar k está a ficar sem limites corta a ração ao ppl...
 
Ledo disse:
Como é que se coloca um end. de mail no SSID?

Eu tb gostava de saber!

As vezes avisar a pessoa k tem a rede desprotegida pode sair o tiro pela culatra e sermos o bode espiatório de qq coisa:

-és tu k andas-me a roubar!
-keres é saber o nº do meu cartao de crédito..:rolleyes:
-és o buzzybee! :-D
 
Eu acho que se deve avisar as pessoas, deveria vir com os próprios routers e em letras bem grandes algo a dizer o perigo que é uma rede desprotegida.

Eu vivo numa torre ao lado de mais torres, com 5 apartamentos por andar e acho que tenho acesso livre a todos os isp's existentes no mercado... pelo menos 3 estão totalmente desprotegidos e outros tantos "só" com WEP, no meu caso prende-se mais na questão, como é que eu aviso estas pessoas?
 
seth disse:
essa é boa. Então estou num sitio qq, seja um centro comercial, um predio, um parque, uma escola, qq coisa que seja. Abro o meu portatil e ele procura e liga-se automaticamente as redes sem fios (porque é assim que vem de default).
O que eu estas a dizer é que eu estou logo a cometer um crime. choça comigo. lolada.

Alias, estou ate admirado como é que ainda não prenderam o fabricante do meu portatil, da minha placa de rede sem fios e o bill gates, pq é da empresa dele o software que me fez ligar automaticamente e de forma criminosa.

diz-me onde é que moras, e eu digo-te o mesmo resultado, reza para um dia não te esqueceres de fechar a porta de casa e alguém lá entrar.
Para que se conste, entrar numa rede privada sem autorização é invasão de propriedade alheia. E, mesmo em locais públicos, a menos que esteja um aviso de rede wireless acessivel a qualquer um, deves confirmar o poder de a utilizar.
 
Recentemente ajudei um vizinho meu que tinha a rede wireless completamente aberta... entrei na rede dele vi o nome netbios dele e vi que tinha duas impressoras partilhadas, imprimi uma pequena mensagem numa delas, a dizer "olá Sr. ....., peço imensa desculpa por estar a usar este meio para o contactar, mas têm a sua rede wireless sem qualquer tipo de segurança se estiver interesado posso resolver o seu problema " e pus o meu nome e numero de telefone.

Demorou 5 min para ele me telefonar, ele ficou muito surpreendido por todo aquele acontecimento mas eu expliquei-lhe que os routers wireless por defeito vêm sem qualquer tipo de segurança. Combinamos e imediatamente fui a casa dele, que era mesmo no prédio ao lado, configurei-lhe a rede toda, ssid broadcast disable, mac adress filter e wpa. e ainda lhe apaguei uns virus do pc.

Conclusão ficou todo contente e ainda me deu 20 € pelo trabalho :cool:

Compensa agir correctamente :cool:
 
LeeMan disse:
Então mudo o nome da rede no Router.

No local onde diz "Linksys54g" substituo por [email protected] Se calhar não se chama SSID...
O que eu queria dizer é q mudo o nome da rede. Iria jurar que é o SSID...

Não esquecer que para conseguir mudar o SSID (também acho que é esse o nome) é preciso que o router não esteja protegido por password, uma coisa é ter a rede aberta e termos acesso à net e a outra é ter acesso directo ao router e alterar confiurações.
 
Anthrax_OC disse:
Não esquecer que para conseguir mudar o SSID (também acho que é esse o nome) é preciso que o router não esteja protegido por password, uma coisa é ter a rede aberta e termos acesso à net e a outra é ter acesso directo ao router e alterar confiurações.
Quem não protege a rede quase de certeza que deixa a autenticação da página de config em default.
Ex: Admin - Admin.

Põe um aviso no elevador, se isso não resultar, altera as SSID's.
Cuidado com o que fazes para as pessoas não suspeitarem de ti nem terem razões de queixa por abuso de confiança.
 
Back
Topo