1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

eventual problema de disco duro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mitch, 21 de Janeiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 953)

1. Mitch

Mitch Banido

boas

estou aqui a dar conta que o meu pc começou a fazer um click metálico, de tempos em tempos (tenho de estar atento pois é pouco frequente), cuja origem não consigo determinar claramente...
    não me parece que seja das ventoínhas, nem me parece que seja a caixa a ranger (mudanças de temperatura). temo, por isso, que seja um dos discos... o problema é que como estão em raid0, é-me complicado desligar um ou outro para ver qual é que faz o barulho.

tenho motivos para ficar preocupado com a integridade dos meus dados?
    deverei fazer backup de tudo e reinstalar o pc sem ser em raid, para testar um a um? (só de pensar no tempo que isso me vai demorar...)
    é que os clicks são bastante espaçados no tempo, nem sequer posso estar a ouvir música senão não ouço.

HDD: 2x250GB Seagate ST3250410AS RAID0

2. Carreto

Carreto Power Member

Por acaso recentemente também tive um problema semelhante...

Estava muito bem a jogar quando um dos meus discos (20 gigas ja velhinho :P) começou a faxer barulho tipo uns ''click'' ''click''.

Estes clicks começaram a ser frequentes ate que o disco deu o berro...

Mas no teu caso nao sei porque numca tive discos em raid...

3. Mitch

Mitch Banido

de referir que desde que abri o tópico até agora, só ouvi um click, são mesmo raros, daí a dificuldade em descobrir de onde vêm.

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Então e qual é a fonte?

5. Mitch

Mitch Banido

a fonte dos sons, ou a fonte de alimentação? :D
    é uma LC power silent giant 140mm 550w

6. NRaider

NRaider Power Member

Boas

Se verificas que o ruido é gerado por um dos discos, o melhor a fazer é efectuar o backup dos teus dados o mais depressa possivel. Não percas para já tempo a testar, porque se pensares que o hdd ainda consegue durar 3 horas, e em testes gastas 2 horas, vês que não te sobra muito tempo :S (a duração é hipotética)

Como os discos estão em Raid 0, não convem arriscar, porque podes afectar a integridade dos teus dados.

Se nao sabes qual a fonte de ruído, na minha modesta opiniao deves retirar a board e discos e ligar tudo fora da caixa, de maneira a que possas detectar de onde vem o som (cliques). Mesmo com os 2 HDDs ligados consegues saber qual é o que faz barulho estranho.

7. Disco Duro Interno Maluco

A quem me puder ajudar, desde ja um muito obrigado.

Tenho um pc com 2 discos duros, o master de 40gb + Slave 250gb, a alguns dias reparei que o pc fazia uns sons estranhos(genero disco duro a querer arrancar) mas arrancava sem problemas, os sons so apareciam depois do Windows(XP) ja ter arrancado , abri o pc retirei o disco slave, arranquei sem esse disco sem problema.
    Desliguei, voltei a conectar o slave, reinicia e o slave nao aparece no "O Meu Computador", vou a ferramentas do sistema e ele ta la, gestor de dispositivos ele ta la tambem.
    Volto a desligar, vou a BIOS e ele ta la tambem.
    Volto a ligar, abro "O Meu Computador" e ele ainda nao ta la, ponho botao do lado direito do rato sobre o atalho do "O Meu Computador", vou a gerir, gerir discos e aparece la o MASTER saudavel/online e mais abaixo o SLAVE nao inicializado/nao atribuido/desconhecido.

Sera que alguem me sabe dizer o que se passa?

Sera que ha alguma hipotese de eu recuperar tudo o que eu tinha no SLAVE?

OBRIGADO POR TODAS AS AJUDAS.

Partilhar esta Página