1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Excel = ajuda com formulas..

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por SwimmerBoy, 7 de Setembro de 2006. (Respostas: 42; Visualizações: 11217)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas pessoal...

É possivel achar numa coluna de excel qual é o ultimo valor introduzido?

Se sim, que formula utilizo para achar isso?

(isto é para fazer uma folha de calculo para médias de consumo de gasosa ;))

2. SwimmerBoy

Ninguém me sabe dar uma ajuda?

3. El sebasti

El sebasti Power Member

Pela tua descrição não estou a ver nada.

Talvez com um caso prático a malta te dê alguma sugestão. Mais que não seja, uma alternativa ao que estás a tentar fazer agora.

4. SwimmerBoy

O que eu pretendia saber é se existe alguma forma de detectar o ultimo valor inserido de uma quarquer coluna, neste caso, a assinalada...

5. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Se adicionares data de registro.. é possivel... Assim basta procurares a mais recente.

6. SwimmerBoy

7. El sebasti

El sebasti Power Member

Se o último for sempre o registo com maior nº de Kms basta a formula =max(b3:B7).

8. SwimmerBoy

Ok, problema um resolvido...

Agora, por exemplo nos litros totais de combustivel.. Queria chegar ao ultimo valor (e não o mais elevado) para poder fazer a média.

Outra coisa, é possivel "subir" no numero apartir do máximo?

Ex: tenho a B7 que é =max(B3:BXX) e queria tambem utilizar o valor logo em cima, fazer uma especie de decrementação, é possivel?

Thanks

9. El sebasti

El sebasti Power Member

Estás a tentar fazer uma formula para cálculo da media de consumos? Se sim, porque é que não fazes esse cálculo para cada abastecimento?
    Digita na E3 e copia para baixo: =C3*100/(B4-B3)

Se isto não servir, e o que tu queres mesmo (mesmo, mesmo, mesmo) é obter o último valor digitado numa coluna, e uma vez que tens a referência da data que é sempre crescente, tenta isto:

=VLOOKUP(MAX(Ax:Ay);Ax: Dy;Z;0)
    Sendo:
    Ax:Ay = range com as datas da base de dados
    Ax: Dy = range completo da base de dados (deixei um espaço entre o ":" e o "D" para não aparecer o smile, obviamente não deverás deixar o espaço na tua formula)
    Z = Nº da coluna que pretendes obter o último valor (por exemplo para obter o último valor de Litros seria a coluna 3)

10. SwimmerBoy

Obrigado pela ajuda!!

Diz-me uma coisa, é possivel formatar uma celula, e na parte numerica, no costum, fazer com que naquela celula apareça um pequeno texto após os numeros?

Ex: A celula tem 5,29 e eu queria que a celula mostra-se: 5,29 L/100.
    O "L" consigo colocar, agora o resto não :(

Outra coisa, já não me recordo muito em como se faz uma condição:

Queria IF Bx-By < 0 then 0 else Bx-By...

Última edição: 8 de Setembro de 2006
  11. El sebasti

El sebasti Power Member

Essas mariquices :002: de formatações já não domino. A alternativa que conheço é colocar numa coluna ao lado a formula:
    =E3&" L/100" sendo a E3 a célula que pretentes formatar. O senão é ficares com um resultado em texto, não podendo por isso usar para cálculos.

Formula com IF:
    =if(Bx-By<0;0;Bx-By)

12. SwimmerBoy

Obrigado pela ajuda...

Ultima coisa... Quero saber quantos numeros estão numa coluna automaticamente para fazer uma média aritmética...

Como faço isso?

13. El sebasti

El sebasti Power Member

=counta(range da coluna)

Atenção que esta formula conta texto também.

14. SwimmerBoy

Se colocar =count e se tiver lá um if com texto, ele não conta, o que é fixe ;)

Penso que é a minha ultima duvida!!

É possivel fazer uma conta de datas? Saber quantos dias passaram de data X a data Y?

É possivel também formatar de forma a que passado 30/31 dias deixe de contar como dias mas sim como "1Mês e X dias"?

15. El sebasti

El sebasti Power Member

Sim. Basta subtraír o x ao y e depois formatar a célula para num

Com o Conditional Formatting dá para fazer umas brincadeiras mas o que pedes não estou a ver nenhuma maneira de o fazer. Não duvido que dê para fazer eu é que não vou lá. Talvez mais alguem dê uma maozinha.

16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Swimmer, e se visses o function wizard do excel... ias ficar espantado com o que tem lá e é quase automático ;)

17. SwimmerBoy

Já andei a percorrer isso mas havia coisas que tinham 2 campos de introdução e não dava para perceber o objectivo do segundo campo.

Vou agora experimentar as sugestões do El_S mas se alguem souber da maneira de transformar

"33 dias" em "1 Mês e 2 dias", digam qualquer coisa!!

Obrigado mais uma vez ;)

18. Sniper2

Sniper2 Power Member

Isso é relativamente simples de fazer

formatar > celula > "separador numero" > personalizado

e colocares dentro da caixa > # "L/100"

Nada mais , nada menos.
    Espero ter ajudado

19. SwimmerBoy

20. Sniper2

Sniper2 Power Member

Isso dá para fazer, utilizando condições.

Eu neste momento não tenho muito tempo, mas logo à noite digo-te algo.

Já agora o mês é fixo ou variavel? Isto é, tem sempre o mesmo numero de dias ( por ex. 31 ) ou é conforme os meses "normais" 30, 31 e um mes de 28/29 dias.

É que se for variavel vai ser necessário "criar" uma zona de referencia, se não for... é muito mais facil, depende do que precisares.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página