Excel = ajuda com formulas..

Status
Fechado a novas mensagens.

SwimmerBoy

Folding Member
Boas pessoal...

É possivel achar numa coluna de excel qual é o ultimo valor introduzido?

Se sim, que formula utilizo para achar isso?

(isto é para fazer uma folha de calculo para médias de consumo de gasosa ;))
 
Pela tua descrição não estou a ver nada.

Talvez com um caso prático a malta te dê alguma sugestão. Mais que não seja, uma alternativa ao que estás a tentar fazer agora.
 
excelpy0.jpg


O que eu pretendia saber é se existe alguma forma de detectar o ultimo valor inserido de uma quarquer coluna, neste caso, a assinalada...
 
Ok, problema um resolvido...

Agora, por exemplo nos litros totais de combustivel.. Queria chegar ao ultimo valor (e não o mais elevado) para poder fazer a média.

Outra coisa, é possivel "subir" no numero apartir do máximo?

Ex: tenho a B7 que é =max(B3:BXX) e queria tambem utilizar o valor logo em cima, fazer uma especie de decrementação, é possivel?

Thanks
 
Estás a tentar fazer uma formula para cálculo da media de consumos? Se sim, porque é que não fazes esse cálculo para cada abastecimento?
Digita na E3 e copia para baixo: =C3*100/(B4-B3)

Se isto não servir, e o que tu queres mesmo (mesmo, mesmo, mesmo) é obter o último valor digitado numa coluna, e uma vez que tens a referência da data que é sempre crescente, tenta isto:

=VLOOKUP(MAX(Ax:Ay);Ax: Dy;Z;0)
Sendo:
Ax:Ay = range com as datas da base de dados
Ax: Dy = range completo da base de dados (deixei um espaço entre o ":" e o "D" para não aparecer o smile, obviamente não deverás deixar o espaço na tua formula)
Z = Nº da coluna que pretendes obter o último valor (por exemplo para obter o último valor de Litros seria a coluna 3)
 
Obrigado pela ajuda!!

Diz-me uma coisa, é possivel formatar uma celula, e na parte numerica, no costum, fazer com que naquela celula apareça um pequeno texto após os numeros?

Ex: A celula tem 5,29 e eu queria que a celula mostra-se: 5,29 L/100.
O "L" consigo colocar, agora o resto não :(

Outra coisa, já não me recordo muito em como se faz uma condição:

Queria IF Bx-By < 0 then 0 else Bx-By...
 
Última edição:
Essas mariquices :002: de formatações já não domino. A alternativa que conheço é colocar numa coluna ao lado a formula:
=E3&" L/100" sendo a E3 a célula que pretentes formatar. O senão é ficares com um resultado em texto, não podendo por isso usar para cálculos.

Formula com IF:
=if(Bx-By<0;0;Bx-By)
 
Obrigado pela ajuda...

Ultima coisa... Quero saber quantos numeros estão numa coluna automaticamente para fazer uma média aritmética...

Como faço isso?
 
Se colocar =count e se tiver lá um if com texto, ele não conta, o que é fixe ;)

Penso que é a minha ultima duvida!!

É possivel fazer uma conta de datas? Saber quantos dias passaram de data X a data Y?

É possivel também formatar de forma a que passado 30/31 dias deixe de contar como dias mas sim como "1Mês e X dias"?
 
É possivel fazer uma conta de datas? Saber quantos dias passaram de data X a data Y?

Sim. Basta subtraír o x ao y e depois formatar a célula para num

É possivel também formatar de forma a que passado 30/31 dias deixe de contar como dias mas sim como "1Mês e X dias"?
Com o Conditional Formatting dá para fazer umas brincadeiras mas o que pedes não estou a ver nenhuma maneira de o fazer. Não duvido que dê para fazer eu é que não vou lá. Talvez mais alguem dê uma maozinha.
 
Já andei a percorrer isso mas havia coisas que tinham 2 campos de introdução e não dava para perceber o objectivo do segundo campo.

Vou agora experimentar as sugestões do El_S mas se alguem souber da maneira de transformar

"33 dias" em "1 Mês e 2 dias", digam qualquer coisa!!

Obrigado mais uma vez ;)
 
Diz-me uma coisa, é possivel formatar uma celula, e na parte numerica, no costum, fazer com que naquela celula apareça um pequeno texto após os numeros?

Ex: A celula tem 5,29 e eu queria que a celula mostra-se: 5,29 L/100.
O "L" consigo colocar, agora o resto não

Isso é relativamente simples de fazer

formatar > celula > "separador numero" > personalizado

e colocares dentro da caixa > # "L/100"

Nada mais , nada menos.
Espero ter ajudado
 
Vou agora experimentar as sugestões do El_S mas se alguem souber da maneira de transformar "33 dias" em "1 Mês e 2 dias", digam qualquer coisa!!

Isso dá para fazer, utilizando condições.

Eu neste momento não tenho muito tempo, mas logo à noite digo-te algo.

Já agora o mês é fixo ou variavel? Isto é, tem sempre o mesmo numero de dias ( por ex. 31 ) ou é conforme os meses "normais" 30, 31 e um mes de 28/29 dias.

É que se for variavel vai ser necessário "criar" uma zona de referencia, se não for... é muito mais facil, depende do que precisares.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo