Extrair 15V de fonte ATX

tsuyaka

Membro
Boas pessoal a minha duvida é a seguinte,

Tenho um carregador de baterias LiPo que funciona com alimentação externa, entre 12 a 18V.
Eu queria saber se de uma só fonte de alimentação ATX consigo sacar 15V visto já ter experimentado e só 12V não carrega rápido o sufiiciente para o uso pretendido.
Tava a pensar em juntar o fio dos 12v e o dos 3.3V mas se eu simplesmente junta-los é como se ficasse em paralelo certo?
Não me queria por a inventar muito sem fazer pesquisa para ver se não rebento com aquilo...ainda por cima não se pode brincar com Baterias LiPo, quando mal manuseadas ou mal carregadas o resultado pode ser um pouco caastrofico.
CORRECÇAO: não tem limite de amperagem, apenas tem de ser mais que 5A.

Cumps
tsuyaka
 
Última edição:
O mais fácil é arranjares um set-up. Tens que ter atenção que depois a corrente fornecida pela fonte irá ser maior, eu não sou muito da parte de energias mas se bem me lembro num transformador ideal ( sem perdas no núcleo ) tens P saída = P entrada, assim para teres 8A a 15v na saída tens que ter uma fonte ATX com pelo menos 10A nos 12v.

Assim à patrão e assim às 3 pancadas arranjavas um transformador 24-12 DC-DC ligas a fonte ATX no lado de baixa e tens 24v na alta, depois usas um divisor de tensão e sacas os 15v na boa !
 
Tenho um carregador de baterias LiPo que funciona com alimentação externa, entre 12 a 18V.

Uma boa ideia seria começar por indicar a marca/modelo do carregador e da bateria.

Eu queria saber se de uma só fonte de alimentação ATX consigo sacar 15V

Talvez seja possível, mudando algumas resistências de referência no interior da fonte.

Tava a pensar em juntar o fio dos 12v e o dos 3.3V mas se eu simplesmente junta-los é como se ficasse em paralelo certo?

Não, vais curto-circuitar a fonte.

CORRECÇAO: não tem limite de amperagem, apenas tem de ser mais que 5A.

O que é que não tem limite de amperagem corrente? A bateria? O carregador? Dava jeito seres preciso.


O mais fácil é arranjares um set-up. Tens que ter atenção que depois a corrente fornecida pela fonte irá ser maior, eu não sou muito da parte de energias mas se bem me lembro num transformador ideal ( sem perdas no núcleo ) tens P saída = P entrada, assim para teres 8A a 15v na saída tens que ter uma fonte ATX com pelo menos 10A nos 12v.

Assim à patrão e assim às 3 pancadas arranjavas um transformador 24-12 DC-DC ligas a fonte ATX no lado de baixa e tens 24v na alta, depois usas um divisor de tensão e sacas os 15v na boa !

Um set-up? Transformador DC-DC? Divisor de tensão para correntes da ordem do Ampère?
 
Não vale a pena estar a comprar um transformador com ponte rectificadora não é ?

Supondo que o autor do tópico já tem uma fonte ATX ou arranja uma "de hoje para amanhã", não.

Risca o divisor de tensão e mete aí um pot para controlar, vai dar ao mesmo.

Aliás até se vende uma coisa da Koolance para watercooling que deve ser engraçado para o que o user quer: http://koolance.com/ctr-spd1224-pump-or-fan-speed-controller

Basta-lhe comprar um conversor DC-DC elevador com limitação de corrente, por exemplo, este.

Ao preço a que andam os módulos conversores DC-DC, o uso de potenciómetros para baixar a tensão faz cada vez menos sentido.
 
Tudo bem, concordo perfeitamente. Como disse o meu conhecimento na área é mais teórico que outra coisa, por isso em termos de productos no mercado não conheço grande coisa.
 
Back
Topo