Fan sempre ligada em portatil

Fric

Power Member
Viva,


A fan do meu portatil esta sempre ligada, havera maneira de a desligar?


O portatil e' oem e nao tras software, saca-se tudo do site da intel e ha por la praticamente tudo uma vez q e' um centrino.

Havera algum software da intel q controle a fan? ou de outro lado qq, tb serve.


Ja agora, nos vossos portateis a fan cala-se nao e'?


Obrigado
 
Eu tenho um Targa do Lidl (XP 2400+) e um IBM T41 (PM1.6). No T41 praticamente nunca se ouve a ventoinha, já no Targa não se pode dizer o mesmo, mas a intensidade depende do que tas a fazer.

Se tiver full faz bastante barulho, de tiveres no word nao faz grande som. Por vezes pára, mas geralmente tá em funcionamento "lento".
 
Pois nao e' nada normal estar sempre ligada, nada mesmo, pelo menos nos portateis q ja tive.

Vou testar agora o speedfan a ver se consigo controlar a fan com aquilo, ja digo qq coisa.
 
Nao consigo sacar o speedfan, n faco ideia pq.

Se alguem o tiver q me o envie, preferenciamente no irc @ #overclock da ptnet.

Experimentei o speedswitchXP mas infelizmente, e mais uma vez sem resultados...

Ta visto q me terei de deslocar novamente ao revendedor a ver se isto e' defeito ou feitiu.
 
Eu tenho um centrino, e só quando jogo ou ele puxa a 100% pelo CPU durante algum tempo é q liga a ventoinha.. De resto anda sempre caladinha...
 
Só posso dar palpites, o meu portátil (compaq) trazia logo o xp home instalado e tudo bem configurado, mas por exemplo o ACPI no mandrake não funciona, mas no fedora já funciona.

no painel de controlo > sistema > gestor de dispositivos > dispositivos de sistema

tenta fazer uma actualização aos controladores acpi...
 
No meu Compaq AMD 2400XP a ventoinha está sempre ligada(como qualquer PC que tem sempre um sistema de arrefecimento), mas normalmente em modo "baixo", mas quando uso muito o processador(vejo isso no SysMetrix), ela passa para um modo mais forte, fazendo mais barulho e logicamente arrefecendo mais...
 
Na bios n existe nenhuma opcao relativa sobre acpi, e' uma bios mt simples, tipica dos portateis.

Compreendo tudo o q dizem q respeito das variacoes de velocidade das fans mas pelo menos na maioria dos centrinos q vi a fan desliga'se e liga'se consuante uns quantos factores. Neste esta sempre ligada e parece ter sempre o mesmo speed, independentemente de ele estar mt ou pouco load.

Quanto ao update do acpi ja ta feito e sem sucesso.


Por fim, quanto a linux, em /proc/acpi/ tenho umas quantas directorias, sendo uma delas a Fan mas infelizmente ao contrario do q seria esperado la dentro nao tenho nada, tal como acontece no caso do /proc/acpi/processor em q aparece um CPU0 onde posso fazer modificacoes sobre o throthling e outras coisas, mas nada relacionado com a fan. Usei o suse 9.1pro mas brevemente irei por outra distro, provavelmente o core2 para testar, ou o core 3 claro se entretanto sair.


Mais ideias seram bem vindas. Obrigado
 
Problema resolvido com um update a bios.

Foi usada a bios de outra marca, mais propriamente de um Aopen, mas e' exactamente igual, quer em especificacoes e em modelo, so varia a marca.

Ta caladinho q nem um rato hehehe

Obrigado a todos
 
Boas pessoal ando com este problema. Formatei o portatil com o cd de reparação que vinha com ele e agora a ventoinha está sempre ligada e o pior é que o pc aquece muito. Alguma sugestão?
exprimentei fazer os updates acpi mas só daqui a uns dias vou estar com os cds das drives do portatil e pela net ele n conseguiu
 
só para n estar abrir outra thread, falando em ventoinhas...

ah e tal tamos ja com temperaturas de verão, ainda por cima o portatil escalda... eu pergunto, há alguma maneira de meter uma fan sempre Ligada? é que a fan do portatil da minha irma so liga os 55º e desliga aos 50º (ta ligada prai 10sec lol) queria saber se ha algum software para meter isto a bomba qd o utilizador quiser a 100%

o Portatil é um HP dv1000series com Centrino 1.73, a fan quando liga por acaso n faz muito ruído :)


cumps!
 
Nos compaqs é normal a ventoinha estar sempre ligada...parece k n têm termometro ou qualquer coisa do genero para avaliar a temperatura e fazer descansar de vez em quando a fan.

No meu ela raramente se ligava (é um pentium M...centrino é igual)...recentemente instalei o NHC e só quando está a trabalhar 1.7Ghz e a 100% durante algum tempo (quando jogo ou assim) é que ela roda mais rapido, porque agora meto-o a trabalhar a 600, 800Mhz e nem pia :-D

Se tiveres dúvidas há aqui uma thread sobre NHC
 
tenho 1 targa o lidl e é bastante silencioso. Desliga a fan quando o trabalho é menos intensivo

para mim que durmo com o portátil ligado ao meu lado é importante...

já agora como posso tornar o meu portátil ultra silencioso mesmo?
 
Back
Topo