1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fan sempre ligada em portatil

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Fric, 2 de Outubro de 2004. (Respostas: 16; Visualizações: 3751)

1. Fric

Fric Power Member

Viva,

A fan do meu portatil esta sempre ligada, havera maneira de a desligar?

O portatil e' oem e nao tras software, saca-se tudo do site da intel e ha por la praticamente tudo uma vez q e' um centrino.

Havera algum software da intel q controle a fan? ou de outro lado qq, tb serve.

Ja agora, nos vossos portateis a fan cala-se nao e'?

Obrigado

2. AwakE

AwakE Banido

Eu tenho um Targa do Lidl (XP 2400+) e um IBM T41 (PM1.6). No T41 praticamente nunca se ouve a ventoinha, já no Targa não se pode dizer o mesmo, mas a intensidade depende do que tas a fazer.

Se tiver full faz bastante barulho, de tiveres no word nao faz grande som. Por vezes pára, mas geralmente tá em funcionamento "lento".

3. Flyer

Flyer Power Member

a fan estar SEMPRE ON n é normal :(

4. Fric

Fric Power Member

Pois nao e' nada normal estar sempre ligada, nada mesmo, pelo menos nos portateis q ja tive.

Vou testar agora o speedfan a ver se consigo controlar a fan com aquilo, ja digo qq coisa.

5. Fric

Fric Power Member

Nao consigo sacar o speedfan, n faco ideia pq.

Se alguem o tiver q me o envie, preferenciamente no irc @ #overclock da ptnet.

Experimentei o speedswitchXP mas infelizmente, e mais uma vez sem resultados...

Ta visto q me terei de deslocar novamente ao revendedor a ver se isto e' defeito ou feitiu.

6. VinE

VinE Power Member

Eu tenho um centrino, e só quando jogo ou ele puxa a 100% pelo CPU durante algum tempo é q liga a ventoinha.. De resto anda sempre caladinha...

7. Anubis

Anubis Power Member

Isso é por causa do ACPI... que sistema operativo estás a correr?

8. Fric

Fric Power Member

Espero bem q sim Anubis.

Tou a correr o windows xp professional.

Alguma sugestao?

9. Anubis

Anubis Power Member

Só posso dar palpites, o meu portátil (compaq) trazia logo o xp home instalado e tudo bem configurado, mas por exemplo o ACPI no mandrake não funciona, mas no fedora já funciona.

no painel de controlo > sistema > gestor de dispositivos > dispositivos de sistema

tenta fazer uma actualização aos controladores acpi...

10. tiagottx

tiagottx Power Member

No meu Compaq AMD 2400XP a ventoinha está sempre ligada(como qualquer PC que tem sempre um sistema de arrefecimento), mas normalmente em modo "baixo", mas quando uso muito o processador(vejo isso no SysMetrix), ela passa para um modo mais forte, fazendo mais barulho e logicamente arrefecendo mais...

11. Ulisses

Ulisses Power Member

vai a bios do portatil e ve se tens alguma opção para minimizar o uso da ventoinha, geralmente deve ter.

12. Fric

Fric Power Member

Na bios n existe nenhuma opcao relativa sobre acpi, e' uma bios mt simples, tipica dos portateis.

Compreendo tudo o q dizem q respeito das variacoes de velocidade das fans mas pelo menos na maioria dos centrinos q vi a fan desliga'se e liga'se consuante uns quantos factores. Neste esta sempre ligada e parece ter sempre o mesmo speed, independentemente de ele estar mt ou pouco load.

Quanto ao update do acpi ja ta feito e sem sucesso.

Por fim, quanto a linux, em /proc/acpi/ tenho umas quantas directorias, sendo uma delas a Fan mas infelizmente ao contrario do q seria esperado la dentro nao tenho nada, tal como acontece no caso do /proc/acpi/processor em q aparece um CPU0 onde posso fazer modificacoes sobre o throthling e outras coisas, mas nada relacionado com a fan. Usei o suse 9.1pro mas brevemente irei por outra distro, provavelmente o core2 para testar, ou o core 3 claro se entretanto sair.

Mais ideias seram bem vindas. Obrigado

13. Fric

Fric Power Member

Problema resolvido com um update a bios.

Foi usada a bios de outra marca, mais propriamente de um Aopen, mas e' exactamente igual, quer em especificacoes e em modelo, so varia a marca.

Ta caladinho q nem um rato hehehe

Obrigado a todos

14. Boas pessoal ando com este problema. Formatei o portatil com o cd de reparação que vinha com ele e agora a ventoinha está sempre ligada e o pior é que o pc aquece muito. Alguma sugestão?
    exprimentei fazer os updates acpi mas só daqui a uns dias vou estar com os cds das drives do portatil e pela net ele n conseguiu

15. NPinho

NPinho I folded Myself

só para n estar abrir outra thread, falando em ventoinhas...

ah e tal tamos ja com temperaturas de verão, ainda por cima o portatil escalda... eu pergunto, há alguma maneira de meter uma fan sempre Ligada? é que a fan do portatil da minha irma so liga os 55º e desliga aos 50º (ta ligada prai 10sec lol) queria saber se ha algum software para meter isto a bomba qd o utilizador quiser a 100%

o Portatil é um HP dv1000series com Centrino 1.73, a fan quando liga por acaso n faz muito ruído :)

cumps!

16. Nomade

Nomade Power Member

Nos compaqs é normal a ventoinha estar sempre ligada...parece k n têm termometro ou qualquer coisa do genero para avaliar a temperatura e fazer descansar de vez em quando a fan.

No meu ela raramente se ligava (é um pentium M...centrino é igual)...recentemente instalei o NHC e só quando está a trabalhar 1.7Ghz e a 100% durante algum tempo (quando jogo ou assim) é que ela roda mais rapido, porque agora meto-o a trabalhar a 600, 800Mhz e nem pia :-D

Se tiveres dúvidas há aqui uma thread sobre NHC

17. underworld

underworld Power Member

tenho 1 targa o lidl e é bastante silencioso. Desliga a fan quando o trabalho é menos intensivo

para mim que durmo com o portátil ligado ao meu lado é importante...

já agora como posso tornar o meu portátil ultra silencioso mesmo?

Partilhar esta Página