Fedora - Tópico Geral

boas..
Instalei ontem o Fedora 11...
Alguem me pode dizer como se faz para montar uma partição jfs durante o boot, durante a instalação não me foi permitido escolher o ponto de montagem como no 10....
Obrigado pela ajuda
 
Boas pessoal. Instalei hoje o Fedora 11. Excelente mesmo. Estou a gostar mesmo desta minha primeira experiência com Linux.

Só que houve apenas um pequeno problema: quando quero chamar o compilador GCC pela linha de comandos ele simplesmente diz "bash: gcc: command not found".

Esta distro não traz de origem este compilador? Ou sou eu que estou simplesmente a ser um nabo?

Ajudem-me, por favor.

Cumprimentos
 
Nesta secção tem lugar: Novidades sobre Software (nomeadamente Apresentação de Programas), Novidades sobre GNU/Linux e outros *nix (como apresentação de distribuições), e discussões sobre estas.
Threads sobre Dúvidas e Suporte Técnico deverão ser colocadas na respectiva secção, as que forem colocadas neste subfórum sujeitam-se a serem eliminadas.
Evitem usar threads de discussão/novidades para pedirem suporte.
 
E estão para sair a versão final do Fedora 12, já está disponível a Feature List para a próxima versão.
First Fedora 13 Features Listed: NFSv4, DisplayPort


Fedora 12 will not see the light of day for a few more weeks still, but the first features for Fedora 13 are now known. On the Fedora Project Wiki is now the Fedora 13 feature list.

Added so far to the Fedora 13 feature list are mostly the few features that didn't make it in time for Fedora 12: NFSv4 protocol by default, support for mounting NFS servers over IPv6, and yum language package plug-in. Fedora 13 is also slated to pickup DisplayPort support for NVIDIA and ATI hardware via the Nouveau and Radeon drivers, respectively. Fedora 12 has already picked up DisplayPort capabilities for Intel hardware.

Look for more information on Fedora 13, which will be released around May of 2010, once Fedora 12 has made it out of Red Hat's offices.
Mais Info
 
Fedora is a leading edge, free and open source operating system that continues to deliver innovative features to many users, with a new release about every six months. We bring to you the latest and greatest release of Fedora ever, Fedora 12! Join us and share the joy of Free software and the community with friends and family. We have several major new features with special focus on desktops, netbooks, virtualization and system administration.

Fonte

Finalmente! :)
 
Quando chegar o meu asus g60j devo fazer-lhe finalmente um test drive à séria em detrimento do ubuntu... Já há muito que o estou para usar como main OS.
 
Boas..
Duvida: Se durante a instalação do Fedora desmarcar o Gnome e marcar o Kde, nao ira instalar coisa relativas ao gnome, tipo jogos, ou terei de percorrer todas as "categorias" e eliminar coisas relativas ao gnome...
Desde ja obrigado pela ajuda
 
"The new default policy for Fedora 12 allows local, unprivileged users to install signed packages without root access. This change apparently went mostly unnoticed until after the Fedora 12 GA release, at which point it sparked a mailing list thread that is, as of this writing, over 100 posts long."

Fonte

Será isto mais um passo na direcção da "user friendliness"?
 
Hmm não é um passo na direcção do user friendliness, é um passo a tras! em windows só um utilizador Power User é que pode instalar aplicações, um utilizador normal não pode. em Linux isso foi sempre considerado uma das razões de segurança, ou tens permissões ou tas quieto. Acredita que a Fedora vai ser bem atacada por isto e vai perder muitos adeptos.

Claro que depois de instalar podes alterar as configurações das politicas de segurança... mas devia ser ao contrário!
 
A palavra-chave aqui é "signed packages". Não sei se concordo com essa medida, mas não acho que crie grandes problemas de segurança. Pode ser mais problemático é em ambientes multi-user.

De qualquer maneira, a alteração já foi revertida.

Estou ainda com a versão beta/rc e tenho gostado bastante. No meu portátil basicamente tudo funcionou no que toca a hardware.

Só tive de instalar os drivers da nvidia dos repos rpmfusion para ter accel 3d. Mas fiquei logo a sentir falta do KMS e da facilidade de gestão de ecrãs do RandR. Nesse aspecto o nouveau está excelente.
 
Saíu hoje a 13ª versão do Fedora. Tenho estado a usar o Fedora 12 e estou satisfeito. Alguém já experimentou a 13?
 
Gostei bastante do Fedora até à versão 4. Com a versão 5 comecei a ter um sistema com muitos problemas e abandonei definitivamente uma distro que até então era a da minha eleição. Curiosamente, até coincidiu com a mudança de logótipo.

Mas verdade também seja dita, naquela altura eu tinha (eu e quase todos) um limite de tráfego internacional bastante apertado e para tirar quatro ou cinco CDs de 700 MB, era preciso gerir muito bem esse tráfego para o resto do mês. Foi mais por esta razão que deixei o Fedora a partir da versão 5.
 
Experimentei o Fedora 13 a título de curiosidade e acabei por voltar muito rapidamente ao Mint. Deu-me vários erros, o trackpad do portátil não funcionava correctamente, tive dificuldades no wireless entre outros....
 
Back
Topo