Fibergateway - cloud privada - configurar disco acessível através de DNS dinâmico

Boa tarde,
Tenho um disco externo velhinho, ligado por USB ao Fibergateway. Gostaria de o transformar numa "cloud privada" estando, para isso, acessível através de qualquer ligação à net.
  1. Registei-me no NoIP.com e configurei o DNS dinâmico no router, tendo as configurações ficado validadas (endereço XXXX.ddns.net).
  2. Através do nslookup verifiquei que o NoIP.com está a redireccionar corretamente o tráfego para o meu IP externo.
Quando tento aceder ao meu endereço XXXX.ddns.net através do telemóvel, nada acontece.
Quanto tento aceder através da net de casa, aparece um login do Fibergateway, mas não aceita as credenciais do utilizador que criei para acesso a dispositivos de armazenamento. Já experimentei criar utilizadores diferentes sem passwords esquisitas, mas nunca consigo entrar.

Como posso resolver o problema de acesso, pela rede fixa e pela rede móvel?

Sejam gentis, é a minha primeira vez
1f642.png
 
Boa tarde,
Tenho um disco externo velhinho, ligado por USB ao Fibergateway. Gostaria de o transformar numa "cloud privada" estando, para isso, acessível através de qualquer ligação à net.
  1. Registei-me no NoIP.com e configurei o DNS dinâmico no router, tendo as configurações ficado validadas (endereço XXXX.ddns.net).
  2. Através do nslookup verifiquei que o NoIP.com está a redireccionar corretamente o tráfego para o meu IP externo.
Quando tento aceder ao meu endereço XXXX.ddns.net através do telemóvel, nada acontece.
Quanto tento aceder através da net de casa, aparece um login do Fibergateway, mas não aceita as credenciais do utilizador que criei para acesso a dispositivos de armazenamento. Já experimentei criar utilizadores diferentes sem passwords esquisitas, mas nunca consigo entrar.

Como posso resolver o problema de acesso, pela rede fixa e pela rede móvel?

Sejam gentis, é a minha primeira vez
1f642.png
Já abriste as portas necessárias no Fibergateway?

Sem isso da net não encontras o equipamento porque os pedidos "morrem" no FiberGateway porque não tem instruções diferentes do normal na firewall e essas são de recusar ou esquecer o que for pedido da net...
Tenho algo do género numa linha MEO FTTH mas não te fies nos dados porque o meu é router próprio e nada parecido com o teu
Screenshot-2019-04-23-Wireless-Router-Archer-C1200.png
 
Última edição:
Sinceramente não percebo muito do assunto mas já tentaste usar o serviço da MEO? https://pplware.sapo.pt/tutoriais/dynip-da-meo-alternativa-ao-servico-no-ip/

Não experimentei porque li algures, nas pesquisas, que esse serviço tinha sido descontinuado. Ainda agora passei pela área de cliente e não o encontro em lado nenhum.
Em todo o caso, o Fibergateway apenas aceita 3 serviços, que entretanto mudaram de domínio ou não existem:
no-ip.com --> noip.com
dyndns.org --> dyn.com
TZO --> tanto quanto sei foi adquirido pela DynDNS que agora é dyn.com.

Obrigado pela resposta!
 
Já abriste as portas necessárias no Fibergateway?

Sem isso da net não encontras o equipamento porque os pedidos "morrem" no FiberGateway porque não tem instruções diferentes do normal na firewall e essas são de recusar ou esquecer o que for pedido da net...
Tenho algo do género numa linha MEO FTTH mas não te fies nos dados porque o meu é router próprio e nada parecido com o teu
Screenshot-2019-04-23-Wireless-Router-Archer-C1200.png
Boa tarde,
Não abri portas porque em lado nenhum encontrei que portas devem ser abertas e qual o protocolo necessário!
Mesmo do exemplo que deixaste, honestamente, não percebo o que devo deixar aberto, tens alguma sugestão?
Ainda assim, isso poderá resolver o problema da ligação a partir da WAN. Porque não consigo fazer login a dentro da LAN? :)
E dentro do explorador do windows, também não consigo ver o disco. Não sei se seria suposto ser assim, acho estranho.
 
Boa tarde,
Não abri portas porque em lado nenhum encontrei que portas devem ser abertas e qual o protocolo necessário!
Mesmo do exemplo que deixaste, honestamente, não percebo o que devo deixar aberto, tens alguma sugestão?
Ainda assim, isso poderá resolver o problema da ligação a partir da WAN. Porque não consigo fazer login a dentro da LAN? :)
E dentro do explorador do windows, também não consigo ver o disco. Não sei se seria suposto ser assim, acho estranho.
Sobre essa parte não posso explicar porque não conheço o equipamento mas tens uma ajuda disponível no manual que já vi algures e depois aqui com quem tenha o mesmo e possa ajudar. a minha ajuda tem de ser mais genérica. Não deixei portas por segurança e porque variam conforme o serviço que vais usar...
Aqui págs 61,62 e 63 portas - 74 a 76 pen usb
 
Última edição:
Não experimentei porque li algures, nas pesquisas, que esse serviço tinha sido descontinuado. Ainda agora passei pela área de cliente e não o encontro em lado nenhum.
Em todo o caso, o Fibergateway apenas aceita 3 serviços, que entretanto mudaram de domínio ou não existem:
no-ip.com --> noip.com
dyndns.org --> dyn.com
TZO --> tanto quanto sei foi adquirido pela DynDNS que agora é dyn.com.

Obrigado pela resposta!

Encontrei este tópico (tem 6 meses) no fórum MEO onde alguém com Fibergateway confirma que ficou a funcionar. Só não consegui perceber se o objetivo é o mesmo que o teu :D

Entretanto com as ajudas do @jarvaz não sei se vais querer experimentar mas, na área de cliente, tens de escolher o teu serviço de internet e depois aparece logo esta opção:

dynip1.png


Quando clicas em "Alterar", aparece o seguinte:

dynip2.png
 
Encontrei este tópico (tem 6 meses) no fórum MEO onde alguém com Fibergateway confirma que ficou a funcionar. Só não consegui perceber se o objetivo é o mesmo que o teu :D

Entretanto com as ajudas do @jarvaz não sei se vais querer experimentar mas, na área de cliente, tens de escolher o teu serviço de internet e depois aparece logo esta opção:

dynip1.png


Quando clicas em "Alterar", aparece o seguinte:

dynip2.png
Boa tarde,
Efetivamente, não consegui encontrar o Dynip. Quando procurei em "Todos os serviços " não apareceia mas, através da página da internet contratada, está lá certinho.

Para minha surpresa, é possível configurar o Dynip da MEO no router, ainda que não esteja lá previsto o serviço (indiquei que era o no-ip, meti user e pass e ficou configurado).
No entanto, parece-me que o serviço não está a funcionar. Quer por rede fixa, quer por net móvel, o endereço do Dynip não retorna qualquer reultado. Também efetuei um nslookup e confirmo que o DNS não está a devolver qualquer IP. Vou aguardar um pouco mais, como no post que sugeriste, para verificar se ele acaba por ficar ativo.
Quando tento entrar pelo IP, aparece-me a página do router, mas nenhum utilizador que eu tenha criado me deixa aceder. Dá sempre credenciais erradas.
Também continuo sem saber como configurar as portas no router, ou se as mesmas são necessárias.

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
não é preciso colocares no router porque o DynIp redireciona automaticamente para o teu router, quando ao aceder noutra internet tambem queria saber
 
Que confusão, se fazes um pedido na área de cliente para um endereço associado ao teu IP está tudo feito, não tens de fazer nada no Router, a MEO sabe bem que IP tu tens... Tenho um atribuído desde MEO ADSl ha uns 20 anos e é das melhores coisas que a MEO tem e quase ninguém usa.

Quanto ao resto a menos que dê para configurar a pen como FTP sérias dúvidas que consigas aceder a ela de fora da tua rede.

Qual o tipo de partilha que o Router faz da pen? Smb?
 
Back
Topo