1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fibra optica "dedicada" ISPs ?

Discussão em 'ISPs' iniciada por vidaul, 19 de Julho de 2012. (Respostas: 39; Visualizações: 7755)

1. vidaul

vidaul Power Member

Boa tarde,

Estando num local isolado no Alentejo é normal ter problemas com a ligação ADSL após algumas reclamações.
    Recebo um orçamento da PT Comunicações para uma ligação de fibra óptica com 4mb simétricos 8|8| e sim o preço é 8|8| (mas trata-se de uma empresa)
    embora eles tenham de fazer instalações etc, certamente a fibra passará perto.

Se a PT Comunicações oferece este serviço certamente outros ISP também o disponibilizam ora a minha duvida são que
    outros ISPs posso eu contactar ???

2. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Contacta a Sonaecom (penso que é a Novis), Vodafone e Zon.

3. vidaul

vidaul Power Member

Obrigado Rui,

Mais alguma para a lista ?

4. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Tens ainda a Artelecom, Cabovisão e a ONI (estas últimas duas não sei se instalam FO, tens que perguntar).

Última edição: 19 de Julho de 2012
  5. mmc_pt

mmc_pt Power Member

Já agora, por curiosidade, o preço é à volta de que valores?

6. Richie

Richie Power Member

Tens também a COLT.

Os valores dependem sempre do tipo de serviço apresentado e do tipo de SLA's que o isp fornece, tipos e qualidade da redundância que precisas nesse link, e outros factores.

No meu exemplo, por 16MB, ronda perto dos 1mil €/mês.

Última edição: 19 de Julho de 2012
  7. mr_zener

mr_zener Power Member

Ja vi instalações "sem fios" com o sistema mini-link que ficavam relativamente mais baratas que a instalação de fibra.
    A vodafone instala deste tipo de soluções.

8. vidaul

vidaul Power Member

Obrigado a todos.

A quem perguntou valores dá ~1000€ julgo que devido ao isolamento seja necessário montagem de infraestruturas que inflacionam o valor.

Última edição: 20 de Julho de 2012
  9. cool_shot

cool_shot Power Member

Inicialmente ou é esse valor mensal?

10. Estes são os valores 'típicos' mensais para ligações empresariais simétricas.

11. cool_shot

cool_shot Power Member

O dinheirao que nao poupam as empresas que usem sapo fibra 100Mb e ainda tem 20mb de upload...

12. mr_zener

mr_zener Power Member

A questão é que.... a fibra do sapo avaria.... e nos dias bons o técnico aparece ao fim de 24h, a fibra dedicada avaria e ao fim de meia duzia de horas nem isso, a operadora é que começa a indemnizar o cliente!

13. Richie

Richie Power Member

Para não referir também o que o mr_zener disse, uma empresa que assenta o seu link numa ligação sapo 100Mb/20Mb, tem 12,5MB/2,5MB, sendo que 2,5MB de upload só chega se a empresa for mesmooo pequenina.

É tudo uma questão de necessidade e de valores que são possíveis de pagar, e com isto quero dizer que não existe uma solução perfeita para todos mas não podemos comparar as duas coisas.

14. isyrider

isyrider I fold therefore I AM

Vamos lá desenterrar este tópico...

Trabalho numa empresa que está cada vez mais dependente da ligação à internet.
    Chegamos a ter há uns anos os serviços de página de internet, email (servidores nossos), acesso remoto e utilização corrente de internet pendurados numa ligação ADSL a 2 Mb.
    Atualmente temos 2 ligações ADSL que são usadas da seguinte forma:
    ADSL 8Mb/875Kb 1:20 para ligações de email, acesso remoto (RDP e VPN) e acesso às camaras de vigilância - pagando cerca de 150€ + IVA
    MEO ADSL sincronizado a 7Mb/512Kb para as TVs da área social e utilização corrente da internet - valores tabelados da MEO

Pedi proposta para a possibilidade de instalar fibra pelo que me disseram que esta estaria a 3 km e ainda não estava disponível.
    Deram-me então proposta para fibra dedicada, tendo eu ficado com os queixos colados ao chão...
    Proposta:
    Linha de fibra dedicada a... 4Mbps (fiquei a pensar, Sóóó?!?)
    por cerca de... 650€ +IVA

Fiquei estupefacto com a indicação que a velocidade seria mais que suficiente e com o preço... Isso são valores normais?
    Como estamos numa zona em que a PT não tem concorrência parece-me posição abusiva. "São linha sem contenção" e tal...
    Será melhor esperar pela abertura da rede de fibra ótica para pedir propostas à concorrência? Como não estamos em zonas de RNG, a fibra até poderá nunca chegar...

15. ffernandes

ffernandes Power Member

ve pela oni .. eu pedi orçamento a varios operadores e a oni foi o unico com preço de amigo ....
    isto para 50m/50m :) os outros eram todos a xutar lá para cima....

16. manelis

manelis Power Member

Olhem uma coisa, uma pessoa que quer ligação à internet fixa numa casa (mas que tem 3 muito pequenas empresas, nenhuma com morada fiscal lá no entanto) no meio do alentejo, e não há ligações nenhumas para ir lá parar, com quem é que tem de falar?

Isto estando dispostos a pagar se for preciso um valor com 3 dígitos para a instalação e mais que o comum mensalmente, mas nada das maluqueiras que falam aqui no tópico.

Sei que há uma central da pt(ADSL) a cerca de 3km e postes de fibra da cabovisão a 3km no sentido oposto, mas não há literalmente nada pelo meio (só terreno).

Já agora, não é perciso uma ligação empresarial, só tou a perguntar aqui porque ligando para 16200 e afins respondem com "não é possível" e coisas do género. 4G e 3G não tem rede minimamente decente, seja qual for a operadora.

Última edição: 23 de Abril de 2013
  17. mr_zener

mr_zener Power Member

E contactarem a zon? Esse preço que a PT deu dá para um acesso quase 20x melhor na concorrencia! issto em meio urbano.

Última edição: 23 de Abril de 2013
  18. pr0p

pr0p Power Member

Já procuraste ISP de internet por satelite( tooway 10/4)?
    Ou 3g como alternativa.

Última edição: 26 de Abril de 2013
  19. Richie

Richie Power Member

Neste tópico fala-se de tudo e de nada.
    Desde soluções mais domesticas, a outras mais profissionais.

Eu sei o valor do termo 'value for the money' mas convém considerar o tipo de serviço e a qualidade do mesmo.
    É injusto comparar-se produtos completamente distintos.

Por norma serviços dedicados de fibra, com redundância e uptime de 99.99% são geralmente caros.
    Se o risco associado à inoperância dos serviços na empresa fazem perder dinheiro então é fácil de justificar o investimento. (no minimo dos mínimos poderás ter o custo dos funcionários parados).
    Se o risco é comportável com soluções mais domésticas, então já sabes a direção a seguir.

Onde estou actualmente, existe uma linha primária dedicada, uma do mesmo fornecedor como backup, e uma linha de um operador 'mais domestico' para serviços não essenciais e terciários.

20. isyrider

isyrider I fold therefore I AM

De facto a ONI apresentou-me valores mais competitivos para velocidades mais aceitáveis (a partir de 10Mb simétricos) o que já apresenta uma grande melhoria em relação à nossa solução atual.

Agradeço ao ffernandes pela dica. :)

Partilhar esta Página