Fibra optica "dedicada" ISPs ?

vidaul

Power Member
Boa tarde,

Estando num local isolado no Alentejo é normal ter problemas com a ligação ADSL após algumas reclamações.
Recebo um orçamento da PT Comunicações para uma ligação de fibra óptica com 4mb simétricos 8|8| e sim o preço é 8|8| (mas trata-se de uma empresa)
embora eles tenham de fazer instalações etc, certamente a fibra passará perto.

Se a PT Comunicações oferece este serviço certamente outros ISP também o disponibilizam ora a minha duvida são que
outros ISPs posso eu contactar ???
 
Tens também a COLT.

Os valores dependem sempre do tipo de serviço apresentado e do tipo de SLA's que o isp fornece, tipos e qualidade da redundância que precisas nesse link, e outros factores.

No meu exemplo, por 16MB, ronda perto dos 1mil €/mês.
 
Última edição:
Ja vi instalações "sem fios" com o sistema mini-link que ficavam relativamente mais baratas que a instalação de fibra.
A vodafone instala deste tipo de soluções.
 
Obrigado a todos.

A quem perguntou valores dá ~1000€ julgo que devido ao isolamento seja necessário montagem de infraestruturas que inflacionam o valor.
 
Última edição:
A questão é que.... a fibra do sapo avaria.... e nos dias bons o técnico aparece ao fim de 24h, a fibra dedicada avaria e ao fim de meia duzia de horas nem isso, a operadora é que começa a indemnizar o cliente!
 
O dinheirao que nao poupam as empresas que usem sapo fibra 100Mb e ainda tem 20mb de upload...

Para não referir também o que o mr_zener disse, uma empresa que assenta o seu link numa ligação sapo 100Mb/20Mb, tem 12,5MB/2,5MB, sendo que 2,5MB de upload só chega se a empresa for mesmooo pequenina.

É tudo uma questão de necessidade e de valores que são possíveis de pagar, e com isto quero dizer que não existe uma solução perfeita para todos mas não podemos comparar as duas coisas.
 
Vamos lá desenterrar este tópico...

Trabalho numa empresa que está cada vez mais dependente da ligação à internet.
Chegamos a ter há uns anos os serviços de página de internet, email (servidores nossos), acesso remoto e utilização corrente de internet pendurados numa ligação ADSL a 2 Mb.
Atualmente temos 2 ligações ADSL que são usadas da seguinte forma:
ADSL 8Mb/875Kb 1:20 para ligações de email, acesso remoto (RDP e VPN) e acesso às camaras de vigilância - pagando cerca de 150€ + IVA
MEO ADSL sincronizado a 7Mb/512Kb para as TVs da área social e utilização corrente da internet - valores tabelados da MEO

Pedi proposta para a possibilidade de instalar fibra pelo que me disseram que esta estaria a 3 km e ainda não estava disponível.
Deram-me então proposta para fibra dedicada, tendo eu ficado com os queixos colados ao chão...
Proposta:
Linha de fibra dedicada a... 4Mbps (fiquei a pensar, Sóóó?!?)
por cerca de... 650€ +IVA

Fiquei estupefacto com a indicação que a velocidade seria mais que suficiente e com o preço... Isso são valores normais?
Como estamos numa zona em que a PT não tem concorrência parece-me posição abusiva. "São linha sem contenção" e tal...
Será melhor esperar pela abertura da rede de fibra ótica para pedir propostas à concorrência? Como não estamos em zonas de RNG, a fibra até poderá nunca chegar...
 
ve pela oni .. eu pedi orçamento a varios operadores e a oni foi o unico com preço de amigo ....
isto para 50m/50m :) os outros eram todos a xutar lá para cima....
 
Olhem uma coisa, uma pessoa que quer ligação à internet fixa numa casa (mas que tem 3 muito pequenas empresas, nenhuma com morada fiscal lá no entanto) no meio do alentejo, e não há ligações nenhumas para ir lá parar, com quem é que tem de falar?

Isto estando dispostos a pagar se for preciso um valor com 3 dígitos para a instalação e mais que o comum mensalmente, mas nada das maluqueiras que falam aqui no tópico.

Sei que há uma central da pt(ADSL) a cerca de 3km e postes de fibra da cabovisão a 3km no sentido oposto, mas não há literalmente nada pelo meio (só terreno).

Já agora, não é perciso uma ligação empresarial, só tou a perguntar aqui porque ligando para 16200 e afins respondem com "não é possível" e coisas do género. 4G e 3G não tem rede minimamente decente, seja qual for a operadora.
 
Última edição:
E contactarem a zon? Esse preço que a PT deu dá para um acesso quase 20x melhor na concorrencia! issto em meio urbano.
 
Última edição:
Já procuraste ISP de internet por satelite( tooway 10/4)?
Ou 3g como alternativa.
 
Última edição:
Neste tópico fala-se de tudo e de nada.
Desde soluções mais domesticas, a outras mais profissionais.

Eu sei o valor do termo 'value for the money' mas convém considerar o tipo de serviço e a qualidade do mesmo.
É injusto comparar-se produtos completamente distintos.

Por norma serviços dedicados de fibra, com redundância e uptime de 99.99% são geralmente caros.
Se o risco associado à inoperância dos serviços na empresa fazem perder dinheiro então é fácil de justificar o investimento. (no minimo dos mínimos poderás ter o custo dos funcionários parados).
Se o risco é comportável com soluções mais domésticas, então já sabes a direção a seguir.

Onde estou actualmente, existe uma linha primária dedicada, uma do mesmo fornecedor como backup, e uma linha de um operador 'mais domestico' para serviços não essenciais e terciários.
 
De facto a ONI apresentou-me valores mais competitivos para velocidades mais aceitáveis (a partir de 10Mb simétricos) o que já apresenta uma grande melhoria em relação à nossa solução atual.

Agradeço ao ffernandes pela dica. :)
 
Back
Topo